quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Número de homicídios dolosos aumenta no Estado do Piauí

Só no mês de outubro o número de homicídios dolosos no Piauí aumentou 78,57%, diz pesquisa.


Uma pesquisa realizada mensalmente pelo Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Justiça e Cidadania - Sinpoljuspi constatou que o número de homicídios dolosos praticados em outubro no Estado do Piauí aumentou 78,57% em relação ao mês de setembro.

Em Teresina houve uma redução de 27,27% em relação ao mês anterior, já no interior do Estado houve um aumento de 466,66%, um número considerado alarmante.
A população se diz preocupada com a violência constante que tem atingido os estado e principalmente com os crimes de assassinatos.

É o que pensa a professora Vanda Carvalho Mendonça, que informou que só este ano já foi assaltada quatro vezes. ' O nosso estado não era assim, hoje eu tenho medo de andar na rua á qualquer hora, só esse ano ja me roubaram umas quatro vezes, estou horrorizada, tenho medo de morrer nas mãos desses assaltantes que não se conformam mais somente em roubar, os assassinatos agora são constantes', desabafa.

O major Sá Junior do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar afirma que a efetividade do controle desse aumento independe da ação policial, porque as causas não resultam apenas da falta de policiamento ostensivo, já que este controla e tenta evitar as conseqüências desses crimes e não suas causas. Para ele, é preciso ser criadas políticas públicas que combatam as causas do aumento desses crimes. 'É preciso se trabalhar primeiramente as causas para se evitar as conseqüências'. Afirma o major.

De acordo com a pesquisa realizada, a maioria dos assassinatos praticados em outubro, 32% estão em investigação. Cerca de 16% foi por rixa ou vingança, 16% crime passional, 8% latrocínio, 8% tentativa de assalto, 4% gangues e drogas, 4% confronto com bandido, 4% em ação policial e 4% foram praticados por engano.

'A impunidade é resultante de um sistema penitenciário falido que não socializa o preso, a facilidade de se conseguir uma arma, o aumento no consumo de drogas, a degradação no ensino público e uma justiça lenta são causas do aumento desses índices', finaliza Sá Junior.

1 comentários:

Anônimo 8 de novembro de 2007 às 08:10  

Concordo com o Major, a violência é fruto da desigualdade social e da ipunidade, os nossos governates deveriam criar politicas públicas que dessem oportunidades àqueles que se encontram à margem da sociedade, o nosso sistema,além de ser falido, marginalisa aqueles que mais precisam de atenção

Gostei da matéria, parabéns,você tem potencial..

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP