quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A corrupção é a 'doença' que enfraquece a República no Brasil

Proclamação da República Brasileira é o evento, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório.


Segundo a Wikipedia, uma República (do latim Res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. No Brasil as eleições ocorrem num intervalo de quatro anos, intercalando eleições para prefeito e vereadores e para presidente, depuatados e senadores.


No Brasil existem questionamentos quanto ao sentido real da palavra "República" , a princípio os ideais republicanos, a República foi criada para se contrapor a seus "inimigos", monarquia, a corrupção e o patrimonialismo. Hoje o que mais se ver nos meios de comunicação é a corrupção por parte daqueles foram escolhidos pelo povo e que estão ali para representar a população. O estudante de direito Ernani do Vale, por exemplo, acredita que a legislação brasileira é boa e que o problema está na execução dela, que a corrupção é "doença" que atinge a república " Se agissem mais incisivamente no combate à corrupção e ao aperfeiçoamento da administração pública, as coisas começariam a funcionar", acredita o estudante.


Para o deputado Temístocles Filho (PMDB), presidente da Assembléia Legislativa do Piauí a república funciona bem no Brasil, já que o povo é quem escolhe seus representantes e possuem também o poder de tirar do e eleger nas próximas eleições um outro que possa governar melhor. "Os políticos são representantes do povo, a república é isso, um governo formado através da escolha popular e o povo é a maioria. Se a maioria escolhe aquele passa a ser o representante, a república funciona assim", afirma o deputado.

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP