terça-feira, 1 de julho de 2008

Aumenta o número de fraudes em TTCs no Piauí


Promotora alerta para punições à compra de TCC no Piauí
As análises feitas pelos professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em monografias de Conclusão de Curso Superior estão sendo mais rigorosas. Isso porque o número de fraudes descobertas nos trabalhos vem aumentando nos últimos anos.

No ano passado a TV Clube exibiu uma reportagem onde se comprovava a compra de monografias, o caso foi denunciado, mas não foi aberto inquérito. Na matéria, a gravação de uma conversa mostra como funcionava o esquema de vendas de monografias.

Depois de ver o material, a Polícia Federal começou a investigar o caso a pedido do Ministério Público, mas não abriu inquérito porque não há lei que proíba a venda. Apenas quem adquire pode ser penalizado.

Somente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nove alunos já foram reprovados em Trabalhos de Conclusão de Curso, por ser comprovado que as autorias não eram dos mesmos. Mas, nenhum responde a processo Judicial e a todos foi dada uma nova chance de realizar novos trabalhos.

A Promotora de Justiça, Rita Teixeira, explica que a pessoa que compra e apresenta essa Monografia, como sendo sua em uma instituição de ensino, está praticando um ato ilícito, 'O que ela está praticando é o estelionato, ela está apresentando um documento não sendo dela alegando de sua autoria', diz

A promotora também explicou que a pessoa que está produzindo os trabalhos e colocando a venda, mesmo praticando uma conduta amoral, não está praticando um crime porque, 'mesmo sendo uma atitude antiética não se pressupõe crime. Para ser crime essa prática precisa molda-se a uma figura penal prevista em lei, e não existe essa figura', afirma a promotora Rita Teixeira.

O pró-reitor de ensino e graduação da UFPI, Nilton Freitas, diz que com o uso da Internet essa prática vem aumentando, mas os professores estão sendo treinados a usar um programa de computador que detecta a fraude, 'os professores também estão sendo orientados para que além de provas, os trabalhos realizados exijam mais participação e interação dos alunos', diz.

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