quarta-feira, 30 de julho de 2008

Essa crítica merece ser lida! Vejam

Essa foi uma crítica feita no blog de uma companheira de lida. Um talento do jornalismo que escreve bem melhor que muitos jornalistas 'formados'( ela é apenas estagiária). Como disse um conhecido nosso: Ela deveria escrever para a Veja!! E não duvide, talento ela tem,pena que talento no Piauí não conta muito, é só olhar nos canais de TV locais e nos muitos blogueiros que andam por aqui! Quem duvida acesse www.manguitas.blogspot.com
e comprove o que afirmo, se não gostar, paciência, você já deve ter se acostumado com as pérolas do Piauí.

Lei seca molhada de sangue

Não menosprezo o sofrimento de quem perdeu uma perna, os movimentos, um amigo ou parentes em acidentes de trânsito provocados por pessoas embriagadas. No entanto, a famosa "Lei Seca", recentemente tão badalada na vastidão tupiniquim, tem servido a propósitos não tão honrados quanto diminuir as estatísticas dos acidentes de trânsito.


1 - A PRF agora TÁ NA MÍDIA!

. Começaram proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais situados às margens das rodovias federais. No começo deu certo: muita fiscalização, notificações, cancelamento do tradicional baile de carnaval da AABB de Teresina - ;)

- ... Aquele auê! Mas eis que surge uma luz no fim do túnel. Ou melhor, uma alternativa nos fundos dos estabelecimentos. [Entenda o caso: Se atrás do tal estabelecimento comercial existe uma outra via pública que não seja da jurisdição federal, a venda da manguaça está liberada! Lá nos fundos! Diferença, hein?!]
A partir de então, nenhum produtor (nem mesmo estagiários de produção) entraria em contato com os agentes da PRF para esclarecimentos sobre as operações... A PRF caiu no esquecimento (excetuando-se algumas apreensões habituais de drogas, madeira e peixe. Ah, e uns casinhos de transporte irregular de passageiros. nada novo)

. Quando já estava se acostumando à vida monótona de ex-BBB que não emplacou uma carreira de atriz na globo (no máximo, apresentadora da RedeTV!), a PRF recebe um convite irrecusável! Como era irrecusável, ela aceitou e tornou-se a protagonista de uma novela que tem sido sucesso de audiência entre o público masculino, num país acostumado a classificar novela como programação para donas-de-casa e moças-cabeça-oca-que-não-têm-nada-melhor-pra-
fazer (até têm, mas não perdem o próximo capítulo por nada). A incrível novela "Lei Seca", em que a trama principal se desenrola a partir da célebre frase (célebre nada, acabei de inventar):

"No país de todos, três por um dá cana".

[Entenda o caso de novo: 3 decigramas de álcool por 1 litro de ar expelido no bafômetro e você é preso em flagrante!]

Protagonista absoluta, a PRF conta com coadjuvantes que enaltecem a sua brilhante atuação:

* Jornalismo: par romântico perfeito; cada momento com a PRF é eternizado em uma matéria; cada operação, cada prisão, cada multa fazem desse relacionamento o mais esplêndido dos últimos tempos (menos, exagerei! A ex do Jornalismo - Isabela Nardoni - volta e meia tenta uma reaproximação). Nem mesmo o affair do Jornalismo com a PF - Satiagaha - conseguiu minar esse relacionamento que tem se mostrado bastante sólido.

* Estrutura (a falta dela): essa é celebridade! Quando se viu sem renovar o contrato com a Globo, a PRF desistiu da Oficina de Atores e já estava até pensando em ser DJ. Por isso, o convite para protagonizar a Lei Seca pegou a pobre acomodada de surpresa. Foi o jeito levar a sua amiga Estrutura pra atuar junto, mesmo sem preparo. Às duas, falta de tudo, um pouco. Uns bafômetros aqui, algumas viaturas alí, um efetivo acolá... ingredientes que aumentam a audiência da novela, lógico!

* Vilões: vez por outra aparecem uns vilões de meia tigela na história. Uns especialistas que ficam espalhando por aí que a embriaguez não é o único problema do trânsito brasileiro. Nada páreo para a atuação primorosa da PRF. Afinal, os números divulgados indicam (além do aumento da audiência) uma redução considerável no número de acidentes após a estréia de Lei Seca. Não é mesmo? (alguém confirma pra mim, por favor, que tenho dormido cedo e perdi alguns capítulos da novela).
2 - Eu agora TENHO MÍDIA!

. Operação da PRF; Tire suas dúvidas sobre a Lei Seca; Fulano foi preso por dirigir sob efeito de álcool; Bares criam alternativas para não perder a clientela... Nossa, isso dá muito acesso! Sem contar que é um texto básico e óbvio: você pode salvar e mudar só a data, local da operação, o nome do cabra e a quantidade de álcool. Pronto! O estágio segue em frente!

3 - Finalmente, algo sobre o TÍTULO DO TEXTO!

. É o seguinte: Se beber, não dirija! Mas caso queira esfaquear alguém, sinta-se à vontade! E nem precisa provocar acidente, pode ser de propósito mesmo! É a moda de sempre, no Piauí e alí do lado, em Timon: algumas rodadas de pinga terminam em facada! Talvez, a Lei Seca já tenha uma nova fase e a gente nem sabe.

Vem aí, a campanha preventiva que você esperava:

Se beber, não esfaqueie!

2 comentários:

Kleidianne Nogueira 7 de março de 2009 às 19:29  

Nostalgia
tô relendo o manguita antigo e vi um link pra esse post

Brigada amiga...
ler isso vindo daquela que conseguiu tirar 10 na monografia é um elogio incomensuravel.

bjaum

Anônimo 14 de março de 2010 às 08:21  

Aprendi muito

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP