terça-feira, 3 de junho de 2008

Pesquisa mostra aumento da Aids entre as mulheres no Piauí


Pesquisa comprova que a maioria das mulheres contraiu a doença do próprio marido

Em Teresina, uma pesquisa realizada no hospital Natan Portela destacou o crescimento do número de mulheres contaminadas pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) no Piauí. Somente nos quatro primeiros meses desse ano o hospital já registrou 108 novos casos. E o que é mais grave, a maioria das mulheres contraíram o vírus do próprio marido.

Em 2007 o Hospital de Doenças Tropicais registrou 371 novos casos de Aids, cerca de 67% do percentual eram homens, este ano o percentual caiu para 60%. Nos últimos dez anos o número de mulheres contaminadas aumentou 47%. Até 1986 a proporção era de uma mulher para cada 26 homens, hoje de três contaminados, um é mulher.

Ainda de acordo a pesquisa, 73% das mulheres contaminadas tinham parceiros fixos. Segundo Carlos Henrique Nery Costa, coordenador do Hospital Natan Portela, os principais motivos para o aumento dos casos entre as mulheres são a confiança nos parceiros e a falta do uso dos preservativos, ?. A maioria dessas mulheres contraiu o vírus do parceiro, pais de seus filhos, muita delas pobres, do interior e sem muita instrução, explica.

É o caso de Maria, 30 anos, que a há sete descobriu que estava com a doença. Ela era casada, têm três filhos e nunca pensou em pedir para o marido para usar preservativo, acreditava que era a única parceira dele ,'eu achei que ele só procurava a mim, por isso nunca pensei em pedir para ele usar preservativo que é o correto, né'. Hoje ela está separada, cuida dos três filhos sozinha, perdeu o emprego, esconde da família a doença , já foi internada nove vezes e afirma que o ex-marido continua transmitindo a doença a outras pessoas.

PAN

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP