quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Piauí possui área de transição da doença Febre Amarela

O estado está próximo de áreas com casos da doença. A população está sendo orientada a se vacinar.

O oeste do Piauí é considerado hoje uma área de transição da Febre Amarela, por isso a Fundação Municipal de Saúde vem intensificando a vacinação contra a doença. Os casos ocorridos em outros estados do Brasil têm preoculpado as autoridades, que estão convocando a populaçãode de todo estado para se vacinarem.

Os viajantes que estão indo para o interior estão sendo orientados a se vacinarem. A atenção maior é para aqueles que vêm de estados da região Norte, como Pará e Maranhão. O alerta para a doença foi dados após a morte de macacos no Distrito Federal, aparentemente da doença no final do ano passado. A morte de quatro macacos na Serra da Capivara em São Raimundo Nonato deixou as autoridades preocupados com uma possivel proliferação da doença.

Na última sexta-feira (04/01) saiu o resultado do laudo constatando que a morte dos primatas se deu, na verdade, devido uma pneumonia. Para Antônio Manuel Coordenador de Vigilância Ambiental a preocupação agora é com os estados visinhos que possui áreas endêmicas, "como o Piauí é área de transição do mosquitos por está próximo aos estados em que há suspeita de casos, nós estamos em alerta e colocamos postos de vacinação em todas as cidades do Piauí", explica.

Segundo Antônio Manuel, ainda não foi comprovado o caso de ocorrência da doença em áreas urbanas em todo Brasil, todos os casos registrados atualmente são de pessoas que contraíram a doença ao entrar nas matas, mas a preocupação e com as chuvas que ocasioanam o aumento da circulação do mosquito Aedes aegypti transmissor da doença. " a doença não é passada de pessoa para pessoa, mas alguem contaminado pode ser picado pelo mosquito e sse poderá picar outra pessoa, o que ocasionará um ciclo e por conseguinte uma epidemia", explica.

O coordenador explica ainda, que a vacina tem um período de 10 anos de imunização, depois disso, a pessoa deve tomar uma segunda dose, "existe hoje em todo estado cerca de 400 postos de vacinação gratuito, quem não lembra se tomou a vacina pode tomar sem nenhum problema", finaliza.

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP