quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Indústria de Cerâmica traz 'Progresso' e Degradação ambiental à região

Progresso pelo progresso justifica a degradação ambiental?




Foi construída na estrada PI-214 que liga a cidade de Luzilândia ao Morro do Chapéu do Piauí uma indústria de Cerâmica que a princípio era vista como uma possível impulsionadora do crescimento econômico e estimuladora na criação de empregos. Porém, a indústria que traria o progresso também trouxe a degradação da mata ciliar daquela região.



As fotos tiradas da região onde a Cerâmica foi construída expõem a degradação do local, as imagens mostram árvores derrubadas, áreas desmatadas e até queimadas.



A mata ciliar que beira o Riacho Grande, que fica próximo a cidade de Luzilândia está sendo prejudicada. Essas matas que protegem as margens do riacho, desempenham o papel importante para a preservação do mesmo, que também serve para a agricultura principal meio de sobrevivência da comunidade local.



Segundo um morador que não quis se identificar, as árvores que foram derrubadas para serem usadas na construção da cerca ao redor da Cerâmica, também serão utilizadas como carvão vegetal, matriz energética do forno para a fabricação das cerâmicas.



Tentamos entrar em contato com o empresário proprietário da Cerâmica para esclarecer as imagens mostradas nas fotografias, mas até o fechamento dessa matéria não obtevemos resposta.

Fotos:Hildengard Meneses Chaves - Protegidas por direitos autorais e vendáveis.

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP