segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Gripe suína avança no Piauí e casos confirmados já são 14

O Piauí já tem 14 casos confirmados de gripe suína. Os exames dos pacientes foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. A Secretaria de Saúde (Sesapi) continua acompanhando os casos suspeitos. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial pelo mesmo Instituto Adolfo Lutz.

Todos os pacientes (casos confirmados e suspeitos) foram atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. Os procedimentos relativos ao monitoramento das pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes são de responsabilidade do município.

A Secretaria de Saúde do Estado adotou a política de manter o sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas. E reafirma que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.

O vírus da Influenza A (H1N1), transmissor da gripe suína, tem uma capacidade grande de transmissão, mas a letalidade da doença é inferior à da gripe humana. Os primeiros casos foram constatados em pessoas que viajaram para a Argentina ou para outros Estados, mas as autoridades de saúde já trabalham com a hipóstese de o vírus estar circulando no Piauí.

De todo modo, as autoridades avaliam que a chegada da Influenza A ao Piauí já era esperada no Piauí, considerando que se trata de uma pandemia mundial. No Brasil, a doença já matou quase 600 pessoas, colocando o país como o campeão mundial de mortes em decorrência da doença. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar.

No Piauí, o coordenador do Hospital Nathan Portela, infectologista Carlos Henrique Nery, disse que os pacientes infectados pela Influenza A foram orientados a seguir as recomendações de quarentena, com muita higiene, lavando as mãos, usando lenço ao tossir, ficando em quarto separados e separando objetos pessoais.

Fonte: Diário do Povo

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP