segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Famílias agricultoras do Piauí participam de intercambio para a troca de experiência

Um grupo de 15 agricultores e agricultoras da região de Milton Brandão, beneficiados com o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), participaram nos dias 30 e 31 de julho de um intercâmbio para troca de experiências realizado na Comunidade Sertão de Dentro, Juazeiro Piauí. O grupo conheceu o quintal produtivo de Antônio Lero e Eduvirigem Geci Macedo.

As visitas de Intercâmbios permitem que os agricultores e agricultoras conheçam experiências desenvolvidas por outras famílias de agricultores e troquem estratégias de convivência com o semiárido.

Os participantes ficaram encantados com o quintal produtivo da família de Seu Antônio e Dona Edurvigem. O agricultor explicou que apesar das dificuldades em obter a água para beber, para plantar e criar animais, a família não desistiu, plantava e colhia no quintal de casa o que sustentar a família, mesmo tendo que buscar água distante para molhar as culturas.

Dona Edurvirgem contou que as famílias da região só produziam alimentos no período chuvoso, devido à escassez de água. Agora com Cisterna calçadão, que cada família tem em sua propriedade, vão poder produzir de tudo um pouco, durante o ano todo.

Alem de criar galinhas e porcos, a família tem em seu quintal os mais variados tipos de frutas como coco, laranja, limão, cana, pitomba, mamão, acerola, jaca, siruguela, ata, goiaba, tangerina, caju, maracujá, uva, banana, pitanga, tem também as culturas de cebola, tomate, coentro, milho, alface, mandioca, feijão, além dos mais variados tipos de plantas medicinais. Seu Antônio explicou aos visitantes que sempre usou defensivos naturais porque havia ouvido falar que agrotóxico era um veneno que matava o homem aos poucos.

Junto com o quintal produtivo de Seu Antônio e Dona Edurvirgem os participantes conheceram de perto a Cisterna Calçadão e ficaram encantados com a tecnologia, “eu não tinha visto de pertinho ainda as cisternas, estou feliz porque agora eu não também vou ter uma”, diz a agricultora Manoela Campelo da Comunidade Esperança.

Seu Everaldo Alves, morador da comunidade Poção, que também vai ser beneficiado com a tecnologia, conta que o intercâmbio foi importante para esclarecer algumas dúvidas e fortalecer ainda mais a vontade de produzir alimentos de forma orgânica no seu quintal.

O Programa P1+2 é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) desenvolvido no Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fotos: Paula Andréas

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP