quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Agricultura Orgânica no norte do Piauí


Até o final de setembro, sessenta unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS, serão implantadas em seis municípios da região norte do Piauí. Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, São João do Arraial, Matias Olímpio e Porto são as cidades que ganharão dez unidades de PAIS cada uma.

“Esse trabalho está sendo feito desde fevereiro quando visitamos a região, realizamos todo um diagnóstico, fizemos as oficinas de sensibilização e vamos promover um treinamento Juntos Somos Fortes para as famílias que serão beneficiadas com essas unidades”, explica o gestor do Programa PAIS do Sebrae no Piauí, Robson Antônio Santos.

Essa ação é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf; e com as prefeituras municipais.

“É um investimento de R$ 650 mil, onde cada unidade vai atender até duas famílias, tendo um ganho social muito grande, pois o Sistema PAIS não gera apenas renda e trabalho, mas contribui de forma eficiente para a inclusão social dessas pessoas”, acrescenta Santos.

O SISTEMA PAIS

A PAIS é uma ferramenta de transformação social de milhares de empreendedores brasileiros porque melhora a renda das famílias e gera trabalho a partir do cultivo e comercialização de produtos orgânicos. Através da PAIS são produzidas hortaliças, legumes e criam-se galinhas caipiras.

O cultivo é feito através de uma técnica, em que as hortaliças e legumes são plantados em torno de anéis, numa área de cinco mil metros quadrados. O centro da unidade de PAIS é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos. O esterco desses animais serve de adubo para a própria horta orgânica. A irrigação é feita por gotejamento.

Fonte: Agência Sebrae
Foto: Paula Andréas

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP