quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Apaes não serão extintas no Piauí

O secretário de Educação, Antônio José Medeiros, se reuniu na manhã da ultima quarta-feira (12) com representantes das Federações Nacionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 14 municípios do estado. O objetivo foi discutir a atuação das federações no estado após a publicação, pelo Ministério da Educação, do decreto que reestrutura o ensino para pessoas com deficiência.
Durante a reunião ficou acordado que as Apaes não serão extintas no Piauí. Elas passarão a funcionar, como informou o secretário de educação, como centros de atendimentos especializados. "Elas serão importantes como interlocutoras", disse Antônio José Medeios.

O secretário disse ainda que os alunos com determinados tipos de deficiência serão inseridos em escolas regulares. "Até fevereiro de 2010, os alunos com deficiência física e visual serão inseridos nas escolas regulares. Com os deficientes auditivos e mentais precisamos ter mais calma”, disse.
Antônio José Medeiros afirmou que as escolas estão preparadas para receber os alunos com deficiência, principalmente quando se trata de deficiência física. “As escolas já estão sendo preparadas para receber esses alunos. Já temos banheiros e rampas adaptadas a eles. Mas ainda precisamos avançar nos transportes a esses alunos”, pontuou.

As escolas regulares que irão absorver os alunos com algum tipo de deficiência contarão com salas de recursos. Os alunos contarão com o contra-turno, onde terão uma espécie de reforço em salas especiais com pessoas especializadas em atendê-los.
Na capital já existem 10 salas de recursos e mais 40 serão inauguradas nesse segundo semestre. Além dessas, existem ainda mais 14 em municípios do estado, segundo informou Viviane Fernandes Farias,gerente de educação especial no Piauí. "Hoje, em todo o estado, são 4.355 alunos com deficiência atendidos por entidades filantrópicas conveniadas com o estado do Piauí", comentou.

Viviane Fernandes Farias informou que até o mês de outubro será formado um conselho para que seja realizada uma reunião para decidir como se dará a inclusão dos deficientes mentais e auditivos, no estado.

Fonte: acessepiauí.com.br

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP