sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Estudante Universitário acusa polícia de Luzilândia de abuso de autoridade

O estudante de Letras da Universidade Esatadual do Piauí, Brizamar Jr denunciou que sofreu agressões verbal e corporal por policiais da delegacia de Luzilândia.

Segundo o estudante, o mesmo estava a caminho de sua residência e apenas fumava um cigarro, quando foi abordado pela viatura da polícia, " eles me pararam, o motorista foi logo me chamando de vagabundo, sendo que nem policial ele é", denuncia.

O motorista da viatura trata-se do capoeirista conhecido como "Mucuim" que trabalha dirigindo a Van da delegacia e formou um grupo de segurança particular em Luzilândia devido a crise na segurança pública em que se encontrava a cidade.

Brizamar afirma que foi abordado e revistado e mesmo não tendo sido encontrado nada, foi levado à delegacia e interrogado, " quando eu pedi para fazer uma ligação a minha mãe para avisar, fui surpreendido por dois tapas na orelha, eu passei a noite lá e pela manhã me liberaram sem nenhuma explicação ", relata.

O estudante disse que vai prestar queixa por abuso de autoridade e agressão à promotoria de justiça e ao Ministério Público, "a polícia não precisa mostrar força dessa forma, antes a sociedade estava com medo dos bandidos , agora vivem com medo de represália da polícia", desabafa.

Constituição Federal

De acordo com a Constituição Federal capítulo: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, em seu art. 5°, reza, em seus inciso LXIII que "o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado.

LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

Entramos em contato com o delegado regional Vicente de Paula Araújo, que assumiu temporariamente a delegacia de Luzilândia, para falar sobre o ocorrido.

De acordo com ele, a polícia agiu conforme a política de segurança adotada para moralizar a cidade," depois das 23h qualquer pessoa suspeita que for pega nas ruas será levada para investigação e conforme for, será autuada. Esse rapaz já era conhecido como usuário, ele permaneceu aqui o tempo necessário para fazer o TCO, e nós estamos apenas fazendo nosso trabalho", declarou Vicente.

Colaborador: João Paulo Carvalho

1 comentários:

Anônimo 11 de dezembro de 2007 às 07:05  

paula preciso falar com vc é urgent

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP