segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Depois de receber título de cidadão luzilandense, morre Chico Nêgo!


Músico versátil, tocava vários instrumentos, entre os quais o trombone e o acordeon, faleceu no dia de ontem (27, último sábado de 2008) em Luzilândia, vítima de câncer, Francisco Raimundo da Silva, conhecido carinhosamente por Chico Nêgo.

Recentemente, por não ser filho da terra, Chico Nêgo recebeu o título de cidadão luzilandense, em solenidade realizada na Câmara Municipal, honraria concedida pelo vereador Lima Neto, atual presidente do Poder Legislativo local.

Chico Nêgo, cidadão humilde, sempre tratado como filho de Luzilândia, teve uma vida ligada à música. Tocou ao lado de excelentes e renomados músicos do Estado, como Sargento Genésio e Cleomenis do Saxofone e do Tenor. Chegou em Luzilândia na década de sessenta, quando então prefeito do município o falecido Mariano Fortes de Sales.

Na sua arte musical, montou o não menos famoso Conjunto do Chico Nêgo, que abrilhantou muitas festas no Centro Recreativo, no Cine São Domingos, no Centro Operário, na Velha Corôa e em toda a região circunvizinha a Luzilândia, além de cidades ribeirinhas no vizinho Estado do Maranhão. Chico Nêgo também foi músico da Banda Municipal, ao tempo em que recebeu premiação em Teresina, destacando-se em torneio regional de Bandas.

A foto acima mostra o último ato musical de Chico Nêgo. Juntamente com seus colegas de profissão, humildes como ele, entoou na velha safona as canções e os cânticos dedicadas à padroeira Santa Luzia. No último festejo, de 03 a 13 de dezembro próximo passado, Chico Nêgo levou sua musicalidade para o povão no adro da Matriz de Santa Luzia. Enfim, deixou saudades como cidadão e como músico! (com informações da família Pinheiro).

Fonte: Jornal de Luzilândia

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP