segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Encontro no Piauí destaca a importância da Agricultura familiar‏

No último fim de semana famílias agricultoras de São José do Divino e Piracuruca se reuniram com as comissões municipais e comunitárias de seus respectivos municípios para fortalecer as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (Asa Brasil) desenvolvido na região pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC). O Encontro Comunitário aconteceu em Piracuruca e reuniu cerca de 50 famílias.


Durante o encontro foram debatidos assuntos que tinham como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras da região. Valnir Lima, membro da comissão municipal de Piracuruca, chamou os agricultores para uma reflexão sobre as vantagens da união das famílias na busca de melhorias para a comunidade “a organização na busca de um trabalho em conjunto faz com que alcancemos conquistas maiores para nossas comunidades, sozinhos nem sempre é possível, mas unidos podemos muito”, disse.

O Coordenador da UGT Cerac, José Maria Saraiva, fez uma explanação sobre o P1+2 e falou sobre a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar dos brasileiros destancando o Censo Agropecuário 2006 que constatou que o setor tem grande valor na formação da economia do País. Os dados do IBGE apontam que em 2006, o valor médio da produção anual da agricultura familiar foi de R$ 13,99 mil.

José Maria também falou sobre a necessidade e importância do cultivo agroecológico para a saúde dos produtores, dos consumidores e também do meio ambiente, “a utilização de adubos naturais como casca de frutas e o esterco, alem do uso de defensivos naturais são atitudes que não agridem a natureza, isso quer dizer que as técnicas utilizadas na produção orgânica ajudam a proteger o meio ambiente também”.

Aproveitando o discurso do coordenador do Cerac, o técnico em agropecuária Aníbal Azevedo Fontenele falou sobre a criação de pequenos animais e sobre defensivos naturais. Na oportunidade, deu às famílias algumas receitas fáceis de fazer e que dispensam o uso de agrotóxicos nas lavouras.

Um momento importante no encontro foi o depoimento do agricultor Domingos Soares da Comunidade Saco do Monte Belo, em Piracuruca. Ele participou do I Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido que aconteceu nos últimos dias 21, 22 e 23, em Camaragibe, Pernambuco e destacou suas vivências no encontro.

O Programa P1+2 é uma ação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) desenvolvido no norte do Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP