terça-feira, 27 de outubro de 2009

Encontro em Batalha discute agricultura familiar e agroecologia

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) realizou no último fim de semana no município de Batalha norte do Piauí, um seminário sobre Gestão da Propriedade Familiar e Agroecologia que teve como objetivo identificar os desafios e discutir soluções para os problemas enfrentados pelos pequenos agricultores daquela região. Além dos agricultores e agricultoras, participaram do encontro, lideranças sindicais, associações comunitárias, lideranças políticas e estudantes universitários.

O encontro também teve como objetivo discutir uma forma de agricultura que respeite a natureza e conserve o solo. No primeiro momento o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas, José Maria Saraiva, ministrou uma palestra com o tema Agricultura Familiar e Agronegócio. Ele explicou que de acordo com o censo do IBGE de 2006, a agricultura familiar é responsável por garantir a segurança alimentar do País, gerando os produtos da cesta básica consumidos por boa parte dos brasileiros.

Mesmo com o resultado positivo do Censo 2006, os agricultores colocaram em questão alguns desafios enfrentados pela agricultura familiar como a competição no mercado com as grandes empresas, a desvalorização da produção pelos atravessadores, a falta de água e terra, falta de um acompanhamento técnico entre outros.

O agricultor Maurício da comunidade Marinheiro em Batalha, afirmou que a maior dificuldade a ser superada pela agricultura familiar é a falta de organização nas comunidades, “se não houver uma organização na base que é a comunidade não poderemos valorizar o que produzimos, devemos nos unir para que cheguemos ao mercado sem precisarmos de atravessadores”, diz.

A Engenheira Agrônoma e também vereadora de Batalha, Patrícia Vasconcelos, ministrou a palestra sobre Sustentabilidade e Gestão da Propriedade Familiar que discutiu a organização da produção, planejamento, agregação de valor e comercialização dos produtos advindos da agricultura familiar.

O Coordenador do Cerac, Paulo Anjos, explicou que do encontro será elaborado um relatório os principais desafios e propostas para ser analisado em uma nova reunião que será realizada com os agricultores, sociedade civil organizada e órgãos públicos na busca das soluções para as dificuldades apontadas pelos agricultores.

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP