quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Conheça a cidade do Piauí onde não há disputa eleitoral


As Campanhas para as eleições 2008 no Piauí foram marcadas por disputas acirradas, trocas de acusações e muito barulho por parte dos militantes e candidatos. Clima comum em época de eleição, mas não em Vila Nova do Piauí, faltando apenas três dias para as eleições, a tranqüilidade reina no município, isso porque na pequena cidade de apenas três mil habitantes, disputa eleitoral não existe.

O Município de Vila Nova do Piauí, a 364 Km de Teresina não há disputa de votos nem para vereadores e nem para prefeito. A cidade tem nove vereadores e exatamente nove candidatos para essas vagas, para serem eleitos cada um vai precisar apenas do próprio voto. Para prefeito a situação também não é diferente, apenas um candidato disputa a vaga.

Na cidade não se ver barulhos de carro de som, nem cartazes nas paredes, sabendo que já estão eleitos os candidatos optaram pela campanha corpo a corpo com os eleitores. Essa situação diverge opiniões, há quem aprove o silêncio e o clima tranqüilo incomum em época de campanha, mas também tem quem critique a falta de opção para votar. ‘a eleição deveria ser disputada, para que a gente pudesse escolher, ter preferência,’ opina a dona de casa Leopolda Joana da Silva.

Para a justiça eleitoral essa falta de disputa numa eleição é uma ameaça à democracia no município. ‘Não podemos dizer que há uma disputa séria sem uma oposição que vá de fato fiscalizar o mandato seja do prefeito, seja dos vereadores’, afirma o juiz eleitoral Julio César Menezes.

O salário de vereador no município é de R$ 1.700 reais e o de prefeito de R$ 5.300 reais. Os candidatos negam que tenham participado de qualquer tipo de acordo para se elegerem.

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP