segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comprar voto é crime está na lei! Mas cadê a lei?


As eleições se modernizaram, mas a prática de comprar votos, um dos crimes eleitorais mais graves, que prevê até quatro anos de prisão, continuam.

De acordo com a lei do Código Eleitoral.: “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para OBTER ou DAR o voto pode ficar preso por até quatro anos e pagar multa’.

Mas parece que tal lei só fica no papel mesmo. Em Luzilândia é sabido que todo ano eleitoral, uma das coisas mais esperadas são os agrados em troca de votos. A coisa já ficou tão comum que ninguém ver crime nisso. O candidato ver a compra de votos como investimento e o cidadão como um direito.

Para o candidato um investimento mesmo, porque depois ele terá quatro anos para recuperar o dinheiro perdido. Já para o eleitor, um mal negócio, pois quem vende seu voto não tem direito a cobrar do candidato votado.

Porem temos que destacar a atitudes de muitos eleitores que faz da venda de votos um mal negócio para o candidato, isso porque recebem o dinheiro de vários deles e na hora da votação, não cumpre o acordo afirmado. Não é uma atitude louvável, claro, mas esperamos que essa nova forma de agir do eleitor iniba as compras de votos.

É o caso da eleitora Maria Ducarmo* que confessa ter recebido mais de R$ 100 reais de candidatos a vereadores e não votou em nenhum deles. O argumento de Ducarmo? Candidato que quer comprar voto, é corrupto’. Indagada sobre também está sendo desonesta, ela responde: ‘Como diz o ditado ladrão que rouba ladrão...’.

2 comentários:

Anônimo 6 de outubro de 2008 às 10:31  

A Ducarmo é que tá certa, a gente tem é que receber mesmo esse dinheiro e não votar, pois esse político que comopra voto é porque num tem argumento!

Anônimo 6 de outubro de 2008 às 17:38  

Meus amigos o que vou dizer pode parecer esquisito para vocês, mas, não é nem se quer um desabafo e sim uma constatação.
Pela primeira vez acompanhei de perto o desenrrolar dos dois ultimos dias antes da votação em Luzilandia; e, pasmem no que vou propor como solução para a compra de votos nesta cidade:
-CONSIDERANDO QUE É UMA PRÁTICA HABITUAL E TIDA COMO CORRETA PELO PRÓPRIO ELEITORADO;
-QUE A JUSTIÇA NÃO DISPÕE DE MEIOS PARA EVITA-LA;
-QUE O CANDIDATO DISPÕE DESTE DINHEIRO PARA INVESTIR NA CAMPANHA EM OUTROS MEIOS SE SOBREPONDO AOS QUE NÃO TEM;
-QUE OS MEIOS LEGAIS NÃO TRAZEM NENHUM BENEFICIO DIRETO AO ELEITOR, POIS NÃO LIGAM PARA NEHUMA PROPOSTA;
-CONSIDERANDO TAMBEM QUE AO FINAL QUEM TEM MAIS DINHEIRO E UM POUQUINHO DE SIMPATIA SEMPRE ACABA GANHANDO;
PROPONHO:
É MELHOR DEIXAR DE CONVERSAR BESTA SOBRE DAR CONSCIENCIA A JUMENTO E SE RENDER A REALIDADE " CONSCIÊNCIA É ALGO QUE NÃO PREVALECE QUANDO A BARRIGA ESTÁ VAZIA OU QUANDO SE ESTÁ COM VONTADE DE TOMAR UMA", PORTANTO É HORA DE PENSAR EM UMA MANEIRA DE REGULARIZAR ESTE MERCADO INFORMAL...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP