quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nepotismo: entenda como definir o grau de parentesco


No ano de 2005 foi dado o primeiro passo em prol do fim do nepotismo na administração pública. Em outubro daquele ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou uma resolução vedando a contratação de parentes de magistrados até terceiro grau em cargos de confiança do Judiciário em todo o país.

Em agosto de 2008, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam que a norma era legal e extensiva a todos os órgãos da administração pública em todo o país. O texto da súmula vinculante 13 foi aprovado por unanimidade, vedando a contratação e a nomeação de parentes para cargos nos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

No entanto, a súmula vinculante tem criados muitas dúvidas em relação à definição dos graus de parentesco que caracterizam o nepotismo. O Portal da Clube preparou um material exclusivo para explicar, de forma sucinta, como definir o grau de parentesco, para fins de nepotismo, na Administração Pública.

Saiba especificar os graus de parentesco

Há três tipos de parentesco: Parentes Consagüíneos, Parentes por Afinidade e Cônjuge ou companheiro (a). Os Parentes Consangüíneos e por Afinidade estão subdivididos em Ascendentes, Descendentes e em Linha Colateral. Dentro dessas subdivisões é possível determinar até o 4º grau de parentesco.

Para fins de nepotismo, à luz do princípio da moralidade, o cônjuge ou companheiro, deve ser tratado em primeiro grau, vedando a nomeação para o provimento de cargos em comissão ou de funções de confiança.

- Parentes Consangüíneos

. Ascendentes

1º Grau: Pai e Mãe
2º Grau: Avô e Avó
3º Grau: Bisavô e Bisavó
4º Grau: Trisavô

. Descentendes

1º Grau: Filho e Filha
2º Grau: Neto e Neta
3º Grau: Bisneto e Bisneta
4º Grau: Trineto

. Em Linha Colateral


1º Grau: -
2º Grau: Irmão e Irmã
3º Grau: Tios, Tias (maternos e paternos), Sobrinhos e Sobrinhas
4º Grau: Primos, Primas, Tios, Tias, Avós, Sobrinhos-netos e Sobrinhas-netas

- Parentes por Afinidade

. Ascendentes

1º Grau: Sogro, Sogra, Padrasto e Madrasta do Cônjuge ou Companheiro
2º Grau: Pais dos sogros (Avós do Cônjuge ou Companheiro)
3º Grau: Avós dos sogros (Bisavós do Cônjuge ou Companheiro)
4º Grau: -

. Descendentes

1º Grau: Filhos do Cônjuge ou Companheiro (enteado), Genro e Nora
2º Grau: Filhos dos enteados (Netos do Cônjuge ou Companheiro)
3º Grau: Bisnetos e Bisnetas do Cônjuge ou Companheiro
4º Grau: -

. Em Linha Colateral

1º Grau: -
2º Grau: Cunhados e Cunhadas
3º Grau: -
4º Grau: -

Coisas da Kleidianne Nogueira - Acesse Manguitas

40 comentários:

Anônimo 12 de fevereiro de 2009 às 03:15  

de sobrinho ?

Anônimo 12 de fevereiro de 2009 às 03:16  

conjuge de sobrinho w

Anônimo 12 de fevereiro de 2009 às 03:17  

conjuge de sobrinho é ?

Anônimo 1 de maio de 2009 às 03:40  

marido da sobrinha

Anônimo 6 de agosto de 2009 às 08:12  

concunhado, ou seja, marido da cunhada é nepotismo??

Anônimo 6 de agosto de 2009 às 08:18  

conjuge da cunhada (concunhado)é nepotismo??

Anônimo 18 de agosto de 2009 às 17:14  

ex genro tercerizado de funcionario publico é nepotismo??

Unknown 18 de agosto de 2009 às 20:20  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 11 de setembro de 2009 às 14:24  

conjugue de sobrinho é?

Anônimo 11 de setembro de 2009 às 14:25  

conjugue de sobrinho é?

Anônimo 23 de setembro de 2009 às 00:22  

quero saber se tia do conjuge é parente de que grau e se se encaixa em nepotismo

Anônimo 19 de outubro de 2009 às 08:18  

GOSTARIa de saber se pode mãe e filha, trabalhar no mesmo setor em cargo de comissão?

Anônimo 20 de outubro de 2009 às 17:30  

Quero saber se meu entiado trabalhando em um orgao federal e eu em um municipal estamos cometendo nepotismo

Anônimo 15 de dezembro de 2009 às 08:56  

mulher do primo de 2ªgrau do prefeito

Anônimo 17 de dezembro de 2009 às 19:20  

EX-CUNHADO É NEPOTISMO?

Anônimo 16 de janeiro de 2010 às 10:13  

Gostaria de saber se a esposa do meu irmão trabalhando na prefeitura, em um cargo de diretora de escola, me deixa sem chance de ser contratado na mesma prefeitura.

Anônimo 19 de janeiro de 2010 às 12:27  

dois irmãos não sendo parente de vereador podem ser assessor do mesmo

Anônimo 8 de fevereiro de 2010 às 09:42  

MEU CONCUNHADO E VEREADOR, DA NEPOTISMO NUM CARGO DE COMISSÃO NA CAMARA MUNICIPAL.

Anônimo 23 de março de 2010 às 10:13  

Nora do Vice-prefeito é nepotismo?

Anônimo 3 de maio de 2010 às 14:50  

A PUTA QUE PARIL É NEPOTISMO?

Anônimo 1 de junho de 2010 às 05:31  

Filho ou filha de vereador nomeado para cargo de assessor(a) no Executivo(Prefeitura) é considerado nepotismo? Não tem parentesco algum com o Prefeito. Não existe nenhum parente do Prefeito nomeado em cargo de confiança na Câmara. Pode ser considerada nomeação cruzada?

Anônimo 20 de julho de 2012 às 21:47  

cambada de burro, cada pergunta idiota... nao leram direito

Anônimo 22 de outubro de 2012 às 14:52  

Kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo 20 de dezembro de 2012 às 09:37  

Uma ex-sogra prefeita.. nomear ex-nora Secretária.. é nepotismo?

Anônimo 10 de janeiro de 2013 às 02:42  

Bom dia
Gostaria de saber se Prima de primeiro grau de Prefeito pode exercer alguma função na prefeitura????

Anônimo 12 de janeiro de 2013 às 11:31  

conjuge de sobrinho è?

Anônimo 5 de fevereiro de 2013 às 09:51  

nossa então vão tirar o prefeito da cidade de córrego novo mg porque o prefeito mal entrou e só da parente é irmã secretária de saude, a esposa diretora das finanças, a cunhanhada e diretora do setor de compras , a concunhada e enfermeira do posto, no se eu for falar todos os cargos vou ficar aqui ate amanha

Anônimo 4 de março de 2013 às 06:08  

Gostaria de saber se a esposa do meu irmão sendo secretária de Educação em uma prefeitura, e minha esposa trabalha-se em um setor administrativo na prefeitura por contrato que não fosse vinculado na área da Educação isso não se enquadrava como Nepotismo, estou certo? Por que a esposa do meu irmão é minha cunhada, ela não é cunhada da minha esposa!

Anônimo 21 de março de 2013 às 07:44  


A MULHER DO VICE PREFEITO É NEPOTISMO?

E O SOGRO DO PREFEITO?

E O CUNHADO DO IRMÃO DO PREFEITO E MARIDO DE VEREADORA É NEPOTISMO?

Anônimo 15 de junho de 2013 às 18:15  

This site was... how do I say it? Relevant!
! Finally I have found something which helped me. Thanks a lot!


My homepage - bet angel

Palestrante Profº José Ronaldo 24 de outubro de 2013 às 09:53  

Oi, gostaria de saber se é nepotismo quando:
Moro com meu parceiro que há 9 anos, Porém, não temos nada oficializado em cartório. Nós 2 estamos nomeados em cargos públicos municipais.

Unknown 27 de setembro de 2015 às 07:23  

ola gostaria de saber , ja sendo prefeito e vereador concunhados , o vereador pode se candidatar a prefeito ??seria nepotismo ??

Anônimo 12 de janeiro de 2016 às 10:21  

eu sendo vereadora minha prima pode ser minha assessora
?

Anônimo 7 de abril de 2016 às 17:13  

Se o prefeito que me nomeou como coordenadora de um centro de educação infantil renunciou,e agora o tio do meu esposo assumiu a prefeitura. Eu sendo "sobrinha" preciso sair do cargo, mesmo sendo nomeada bem antes disso?

Anônimo 18 de novembro de 2016 às 11:28  

Gostaria de saber se mãe e filha podem trabalhar na mesma prefeitura, com c/c/ porém em secretarias diferentes.

Marcelo 21 de novembro de 2016 às 18:00  

eu sendo prefeito meu irmão pode ser meu tesoureiro?

Anônimo 12 de dezembro de 2016 às 08:35  

Gostaria de saber se tio e sobrinha podem ser nomeadas C/C na mesma prefeitura, em secretárias diferentes?

Anônimo 5 de janeiro de 2017 às 10:35  

Boa Tarde, com relação ao ex marido ou mulher de vereador, é nepotismo?

Anônimo 26 de abril de 2017 às 05:15  

Gostaria de saber, minha irmã trabalha como concursada a 20, meu cunhado foi eleito prefeito e ele alega que não pode mudar ela de função ou dar uma aumento de salário pois são casados. O cargo que ela ocupa é administrativo, não é cargo de confiança. Se aplica a lei do nepotismo nesse caso?

Anônimo 30 de dezembro de 2017 às 17:40  

Tenho um amigo vereador seu irmão casou e nessa relação teve uma filha, que foi adotada pela irmã davex mulher dele, nesse caso essa menina que foi adotada deixa de ser parente deste vereador? Seria um caso de nepotismo caso ele a indicasse a algum cargo público,

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP