segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Wilson Martins é reeleito, mas pode perder cargo na justiça

Wilson Martins (PSB) se reelegeu como novo Governador do Piauí. Com 100% das urnas apuradas, Martins obteve 58,93% (921.313) e o tucano Silvio Mendes teve 41,07% (642.165). A abstenção foi de 22,87%. Foram 155.070 votos brancos (8,89%) e 26.138 nulos (1,5%). No primeiro turno, Martins recebeu 46,37% dos votos, contra 30,08% de Silvio Mendes.

Com o resultado positivo nas urnas, Wilson Martins agora vai enfrentar um novo embate, mas agora com a Justiça. O Governador do Piauí é acusado de provável compra de votos e o partido do PSDB deve ingressar com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo  no Tribunal Regional Eleitoral.
 
Cinco prisões foram feitas em flagrante neste pleito e foram apreendidos dois automóveis, duas motocicletas, vales transportes, diversos tickets de valores de R$ 10,00 e R$ 20,00, equipamentos de informática, telefones celulares, relação de eleitores (que podem chegar a 100 envolvidos) e propaganda eleitoral do então candidato Wilson Martins.

Em coletiva de imprensa, o delegado Reinaldo Camelo, informou que 30 inquéritos foram abertos por crimes de corrupção eleitoral e transporte ilegal de passageiros no 1º e 2º turno no Piauí. Ele confirmou, ainda, a prisão de seis pessoas. As situações mais graves foram as prisões de cinco pessoas em Teresina. Todos serão enquadrados nos crimes de compra de votos, corrupção eleitoral e formação de quadrilha.
Apesar de toda campanha contra a corrupção eleitoral, a compra de votos ainda é prática comum em todo Estado. Mesmo com as campanhas de conscientização, o povo ainda tem a “compra de voto” como normal, um favor ou dever do político, por isso não denuncia dificultando a ação da Justiça, que vem cumprido com esforço seu papel de julgar os culpados e de inibir esta ação que é um crime e uma mancha na democracia.

Com informações e foto do Portal AZ
Edição: Paula Andréas

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP