terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de Setembro: Dia da Árvore, dia da Vida

A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira. (Provérbio árabe)

Em um País onde quase tudo tem o seu dia, nada mais justo que se comemore o dia da árvore. E hoje, dia 21 de setembro, em alguns estados do País a árvore, em virtude de sua importância para a vida humana, tem seu dia celebrado.

As árvores possuem um caule e são constituídas também por raiz, folha, flor, fruto e sementes e todos os seus componentes são utilizados pelo homem. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Infelizmente devido ao aumento da população mundial e a necessidade do homem de construir mais e mais moradias, as árvores acabaram sendo alvo de destruição. Para construção de grandes cidades, áreas enormes também são desmatadas.

Devido a esse desmatamento e exploração descontrolada muitas espécies estão sendo extintas, como o pau-brasil, sua madeira de cor avermelhada e de aparência nobre é instrumento valioso para o contrabando. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações. Porém, o homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem, por isso a exploração dessa nossa riqueza precisa ser controlada.

Algumas instituições de ensino do nordeste também consideram e comemoram a data de 21 de Setembro como Dia da árvore. E na data é comum que às escolas incentivem seus alunos à preservação do meio ambiente. A data também é marcada por várias manifestações em todo País em defesa da legislação ambiental brasileira, promovida por entidades de proteção ao meio ambiente, onde são propostas diversas ações de conscientização.

Porém de acordo com o DECRETO Nº 55.795, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1965 a Festa Anual das Árvores, como passou a ser chamado o dia da árvore, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, passou a ser comemorado durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal”.
Confusões de datas à parte o importante é lembrarmos que todos os dias devemos preservar, respeitar e valorizar a natureza, seja em março ou em setembro, qualquer data é válida seja que sirva a pregarmos a preservação do meio ambiente.

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP