domingo, 9 de maio de 2010

Parabéns Mamães!


Dentre as grandes datas comemorativas de nobres feitos heróicos, uma a todas se sobressai pelo seu profundo significado: é o "Dia das Mães". A humanidade cristã põe de parte os afazeres costumeiros para dedicarmos momentos e votos sinceros ao ente querido que nos deu a vida.

Muita justiça e mérito há nessa homenagem. Porque quem merece ser mais agradecida que a mulher que nos deu a vida e dá a vida todos os dias pelo nosso bem, pela nossa felicidade, essa gratidão se expande a todo e qualquer coração humano. A dedicação materna desperta em nós o reconhecimento, o respeito, e nos leva a admirar o grande amor de deus por nós. Bendita e luminosa idéia a da jovem Ana Jarvis, de uma pequena cidade do estado de Virgínia, que com sua nobre iniciativa nos legou o "Dia das Mães"!

E vamos conhecer agora essa história

As pesquisas feitas ao longo da história mostraram que a origem dessa comemoração se deu por causa da americana Ana Jarvis, do Estado da Virgínia ocidental, em 1905 Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Suas amigas, que estavam preocupadas com seu estado emocional, tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa.

Ao saber da idéia de suas amigas, Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, como um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. a idéia principal era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Depois de três anos de luta pela criação do dia, foi feita a primeira celebração oficial, que aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador incorporou o dia das mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Sugeriram às autoridades que estabelecessem uma data especial para se comemorar o dia das mães em todo o território americano. assim, em 1914, o presidente americano Thomas W. Wilson oficializou o dia das mães no segundo domingo de maio.

Em maio de 1918, pela primeira vez no Brasil, a associação cristã de moços festejou em porto alegre o dia das mães. A data continuou a ser comemorada em vários lugares do Brasil, até que, em 1932, o presidente Getúlio Vargas baixou um decreto-lei determinando a comemoração oficial do dia das mães em nosso país no segundo domingo de maio. hoje, a data é comemorada em todo o mundo cristão.

Mas para infelicidade de Anna, seu sonho foi transformado em pesadelo quando a popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes. Ana dizia “não criei o dia as mães para ter lucro” (Anna, 1923)

Anna morreu aos 84 anos sem ter sido mãe. por vários anos, ela recebeu dezenas de mensagens comemorativas do mundo inteiro.

Ela passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães, dizendo que tinham que agradecer todos os dias o amor que recebem de suas mães. mas o que a gente percebe hoje é que a data se transformou apenas em um motivo para dá presente, semanas antes do dia das mães as propagandas na televisão, jornais e rádios intensificam produtos em ofertas e promoções para os filhos comprarem. será que esse dia foi criado para o comércio ganhar tanto dinheiro?
Claro que não, amor e respeito aos pais é necessário todos os dias e com certeza esse é o maior presente que toda mãe querem receber de seus filhos.


Foto: Web

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP