quarta-feira, 1 de abril de 2009

JANAINNA MARQUES DESABAFA: 'O povo escolhe e a Justiça tira'

É lamentável que isso esteja acontecendo, porque nós ganhamos no voto, nas urnas e com aproximadamente 60% dos votos, disse a prefeita

Hoje, na Assembléia Legislativa do Estado a polêmica se estabeleceu com as declarações do deputado estadual Ismar Marques (PSB) com relação à possível cassação do mandato eletivo da prefeita Janainna Marques (PTB) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

O parlamentar luzilandense tem afirmado que "nem que seja o último ato de sua vida, mas ele vai lutar para tirar o mandato da prefeita de Luzilândia", que é sobrinha dele Ismar Marques. Em entrevista concedida ao jornalista Elivaldo Barbosa, da TV Cidade Verde, Ismar Marques disse que "vamos aguardar a decisão da Justiça. Trata-se de casos semelhantes (referindo-se ao processo de cassação do prefeito de Campo Maior), de causas idênticas. Ou seja, valendo para um, deve valer para o outro (ou seja, cassando-se o mandato de Joãozinho Félix, de Campo Maior, deve-se também cassar o mandato de Janainna Marques, de Luzilândia, entende o deputado).

Logo depois, a prefeita de Luzilândia foi entrevistada pelo mesmo jornalista. Janainna Marques rompeu o silêncio e desabafou: "É lamentável que isso esteja acontecendo, porque nós ganhamos no voto, nas urnas e com aproximadamente 60% dos votos. Espero que a inteligência dos nossos desembargadores seja iluninada por Deus" - disse bastante esperançosa. Mostrando-se indignada com a ação dos adversários e as decisões da Justiça., Janainna Marques foi enfática: "O povo escolhe e a Justiça tira. Isso não é justo!".

Entenda o caso

Tanto o prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, como de Luzilândia, Janainna Marques, estão exercendo o 4º mandato consecutivo. Félix foi eleito e reeleito no Município de Jatobá, desmembrado de Campo Maior. Transferiu o título e se elegeu prefeito de Campo Maior, conseguindo em 2008 a reeleição, agora constestada pelos adversários. Em Luzilândia, ocorreu o mesmo fenômeno. Janainna se elegeu e se reelegeu em Joca Marques, município desmembrado de Luzilândia. Neste município, conseguiu a eleição e a reeleição, agora impugnada pelos adversários e derrotados no último pleito eleitoral.

As impugnações têm respaldo legal em uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, que cassou o prefeito eleito de Porto de Pedras, em Alagoas, Rogério Farias, por tentar obter o seu 3º mandato consecutivo. O TSE entendeu que não se pode criar no país a profissão de prefeito. Ou seja, políticos que ficam transferindo domicílio eleitoral para se candidatar alternada ou consecutivamente em municípios diversos, com ofensa clara ao artigo 14, da Constituição Federal.

Com informações do Jornal de Luzilândia
Foto: Paula Andréa

0 comentários:

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP