quinta-feira, 29 de julho de 2010

Caso Pereira: Maníaco de Luzilândia é sentenciado a 41 anos de reclusão


Depois de cinco anos, finalmente Pereira é condenado.
Chega ao fim o julgamento de Antonio Francisco Tomaz, o mototaxista  Pereira, conhecido como o Maníaco de Luzilândia após ser acusado de cometer um crime bárbaro. Ele matou em maio de 2005 uma idosa, uma criança e estuprou,matou, degolou e ainda arrancou um dos seios de uma adolescente na cidade de Luzilândia. Depois de mais de 12 horas de julgamento, Pereira foi condenado a 41 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado na Penitenciaria de Teresina, Major César.
Relembre o caso:
O Crime aconteceu na madrugada do dia 30 de maio de 2005, Pereira teria invadindo a casa de dona Florencia Maria da Conceição, que na época tinha 40 anos, mãe de Maria Vanessa do Santos Lima, adolescente de 16 anos que, segundo testemunhas, teria findado um relacionamento com o acusado. Na casa também se encontrava a neta da idosa, Luíza Safira da Silva, de apenas três anos de idade.  Pereira primeiramente teria matado a idosa e em seguida, incomodado com o choro da criança, matou Safira.
Após cometer essa barbaridade Pereira teria ido atrás de Vanessa e ao encontrá-la a seqüestrou, a estuprou ,  degolou e seguida teria arrancado um dos seios da adolescente. O corpo de Vanessa foi encontrado três dias depois por lavradores no povoado Pintadas, município de Murici dos Portelas.
Após o crime bárbaro, Pereira ainda tentou fugir, mas foi capturado por militares na cidade de Magalhães de Almeida no Maranhão, ao tentar reagir a prisão foi alvejado por um tiro e em seguida capturado.
A condenação de Pereira põe fim a uma luta em busca de justiça travada a mais de 5 anos pela família e pela sociedade luzilândense, para que o acusado de um dos crimes mais bárbaros já visto na região fosse devidamente punido.

Foto: Luzilandiaonline

LEIA MAIS...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fatalidade movida pelo alcóol leva vida de comerciante em Luzilândia

Na madrugada da ultima sexta-feira uma fatalidade movida pela bebida alcoólica levou a vida do conhecido  vendedor de leite luzilandense, Francisco das Chagas Ferreira, 60 anos, o Biongo. Com seu jeito irreverente, Biongo, alegrava as ruas por onde passava em sua moto enfeitada e com gestos engraçados.
Depois de uma briga com o próprio filho (enteado) identificado como Luzimar, que estaria alcoolizado, Biongo veio a óbito, segundo a perícia, após sofrer um infarto.

De acordo com a família as discussões entre pai e filho eram constantes. Luzimar chegava constantemente alcoolizado em casa e Biongo já tinha problemas cardíacos. O acusado Luzimar foi preso pela polícia e prestará depoimento.

Com informações de Douglas Sampagode

LEIA MAIS...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quatro de dez eleitores no Piauí não possuem escolaridade alguma

Quatro em cada dez eleitores piauienses aptos a votar no próximo dia três de outubro são analfabetos ou sabem apenas ler e escrever. É o quarto maior índice do país, ficando atrás apenas dos estados do Acre, Alagoas e Maranhão. Só de analfabetos, são exatos 287.175 eleitores neste grau de instrução, o equivalente a 12,69% do eleitorado total do Piauí para as eleições deste ano.


Os dados fazem parte da pesquisa evolução do eleitorado brasileiro, divulgado ontem à noite pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o levantamento, o número de eleitores no Piauí cresceu 9,17% em relação às eleições gerais de 2006. Atualmente, o eleitorado piauiense é composto por 2.263.834 pessoas aptas a votar. Trata-se do 15º maior colégio eleitoral do país. As mulheres, pela quinta quarta eleição presidencial seguida, é maioria: 51,25%.

A surpresa no estudo, que traça um verdadeiro perfil do eleitorado, foi uma redução no número de eleitores de 16 e 17 anos. Os jovens nessa faixa etária aptos a votar totalizam 68.910, o mesmo que 3,77% do total do eleitorado piauiense. Já nas eleições gerais de 2006, esse grupo somava 78.183 de eleitores, ou seja, quase 9,3 mil jovens a mais que pretendiam ir às urnas pela primeira vez.

No caso pretendiam, porque o voto do eleitor entre 16 e 17 anos é facultativo desde a aprovação da Constituição de 1988. A partir dos 18 anos o cidadão é obrigado a votar. Todo ano o TSE faz campanha educativa chamando os jovens a tirar o título de eleitor. Além dos adolescentes nesta faixa etária, os idosos com idade acima dos 69 anos também não são obrigados a votar. Eles somam pouco mais de 157 mil no Estado.
Perfil - Entretanto, conforme os dados gerais da pesquisa do TSE, o perfil do eleitor piauiense é que tem idade entre 25 a 34 anos, do sexo feminino e tendo apenas o primeiro grau incompleto, ou seja, menos de sete anos de escolaridade. No Piauí, o número de eleitores com curso superior representa apenas 1,49% do eleitorado. Já os homens superam as mulheres no Estado entre os analfabetos (51,14%) e os que sabem apenas ler e escrever (53,21%).


Fonte: TSE

LEIA MAIS...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Anvisa alerta para o perigo dos agrotóxicos na mesa dos Piauienses

Frutas, verduras e legumes fazem parte de um cardápio saudável, correto? Nem sempre. E acordo com dados apontados pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, é alarmante o alto nível de agrotóxico encontrado em alguns dos alimentos mais consumidos no Piauí.

Os índices superam a média nacional e chamam a atenção não só para o consumidor piauiense, mas principalmente para os produtores e donos de supermercados. O levantamento detectou que quinze, dos vinte itens analisados, possuem índices de agrotóxicos acima do permitido, o que pode afetar a longo prazo a saúde da população.

Desde os produtos preferidos na salada (alface e tomate) às frutas mais populares, como manga, apresentaram índices considerados insatisfatórios. Até mesmo o tradicional feijão com arroz está colocando no cardápio dos piauienses alto nível de produtos químicos. E o que é pior: até mesmo um agrotóxico que já foi proibido pela ANVISA por ser considerado altamente nocivo à saúde foi detectado nos alimentos produzidos no Estado.

O exemplo mais grave é do abacaxi. 85% das amostras analisadas pelo PARA foram insatisfatórias. Ao contrário do que muitos pensam , que produtos com agrotóxicos só são encontrados em produção de larga escala, o levantamento mostrou, ainda, que 84% da produção considerada insatisfatória são originadas da agricultura familiar.
Se para os consumidores as conseqüências do consumo podem ser observadas ao longo prazo, nos produtores, que mantém contato direto com esse tipo de produtos, problemas como alterações genéticas podem ocasionar uma série de doenças, inclusive o câncer em pouco tempo.

A Diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, destaca que esses dados deixam em alerta o Estado do Piauí, sobretudo os produtores. Segundo a diretora, as ações de controle devem acontecer na ponta, ou seja, direcionada aos próprios agricultores. "Os consumidores não têm como identificar se um produto está insatisfatório ou não. Por tanto, quem produz é que deve ser consciente dos malefícios causados pelo excesso dos agrotóxicos, tanto para a população, quanto para eles", diz.

Carolina Durães Caderno Theresina MN

Foto: WEb

Edição Paula Andréas

LEIA MAIS...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Jovem morre durante apresentação no 6º São João da Roça

Uma tragédia marcou a ultima noite do 6º São João da Roça , festival de quadrilhas de Luzilândia. Ontem, dia 11 de julho, a jovem Lídia Silva,  24 anos, que dançava no grupo cultural português Imigrantes da Realeza, durante a apresentação desmaiou e teve uma provável parada cardiorrespiratória. Lídia foi levada ao hospital, mas não resistiu.

Lídia Silva, que teve uma morte prematura, já se queixava de dores no peito antes da apresentação. A jovem trabalhava como doméstica e deixa dois filhos, um de 10 anos e outro de 6 anos de idade.

Foto: Blog do Lucas celebridades

LEIA MAIS...

domingo, 11 de julho de 2010

Luzia Teixeira assume diretoria do SINTE de Luzilândia

Luzia Teixeira, uma das professoras mais conhecida pelo trabalho desempenhando e metodologia de ensino em Luzilândia, foi eleita para o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - SINTE de Luzilândia. A posse foi realizada no restaurante Porto das Pedras e teve a presença de vários profissionais da Educação.

LEIA MAIS...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Retrato de uma esperança não acabada, parte III!

Mais um triste capítulo da novela “A ponte do Rio que não sai”, essa foto foi tirada na véspera do Luzifolia. Ao fundo a ponte, que apesar dos vários “Pais” que possui, ainda não tem previsão de conclusão, somente promessas e promessas... e uma realidade triste que se forma inevitável, o pontão preso em um banco de areia no meio do Parnaíba.

Parece cruel e surreal o que vou dizer, mas dados as circunstâncias espero não ver o dia em que os carros não precisarão de ponte e atravessarão do maranhão ao Piauí, ali onde existia um Parnaíba.

Retrato de uma esperança não acabada, parte II.

LEIA MAIS...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Luzilândia festeja seu São João da Roça

Nos dias 09 ,10 e 11 de julho Luzilândia festeja mais um São João da Roça. O festival de quadrilhas que já virou tradição celebra seu sexto ano de realização e reúne um público considerável vindo de várias cidades vizinhas.


E se depender da comissão organizadora animação não vai faltar, além das apresentações de quadrilhas e as tradicionais barracas de comidas típicas, bandas de forró irão fazer a festa acontecer neste festival que promete ser o melhor de todos os anos.
O evento que acontece em três dias vai reunir vários municípios convidados que dividiram o palco com as melhores atrações regionais e apresentações da rede municipal e estadual de ensino  e quadrilhas como a “ Paixão Nordestina ”, “ Retiro dos Ciganos, “ Luar do Sertão” e o “Arraiá da Melhor Idade”a  grande sensação, devem estar entre grupos folclóricos que se apresentarão”. Também movimentarão a festa as tradicionais danças como o Boi Brilho (de Joca Marques) e o Lírio Verde, do Assentamento Palmares
Com informações da AScom da PML. 

LEIA MAIS...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP