quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ponte do Rio que não Sai III

O exemplar número 04 do Informativo “Câmara e o Povo" criado pelo presidente da Câmara de vereadores de Luzilândia Geraldo Pinto, nesta edição dentre as matérias trazidas, está a denúncia sobre possíveis irregularidades na obra da Ponte de municípios de Luzilândia (PI) e São Bernardo Maranhão (MA).

LEIA MAIS...

Luzilândia deve receber veículos do Programa Caminho da Escola.

Luzilândia será contemplada pelo Programa Caminho da Escola que coloca à disposição veículos para o transporte escolar na área rural. A informação é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que teve acesso à lista dos municípios que deverão ser beneficiados em todo o país. Cerca de 40 municípios do Piauí estão entre os 823 que se encontram com previsão de atendimento ainda neste ano.

(Editada)

Com informações da Folha de Batalha

LEIA MAIS...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Luzilandense Lucas Celebridades repercute mais uma vez na mídia nacional

Bissexual piauiense termina namoro por sonho de ser famoso

Lucas Celebridade é radialista e colunista no interior do Estado do Piauí. Saiba mais!

Veja matéria na íntegra


Se você ainda não ouviu falar nele, vai ouvir. Seu nome é Lucas Brito, também conhecido como "Lucas Celebridade". Seu sonho é ser famoso. Estudante do 5º semestre do curso de Letras, na Universidade Estadual do Piauí, ele é ator, cantor, cerimonialista, radialista e mora na cidade de Luzilândia.

O rapaz de 25 anos começou a chamar atenção depois que passou a perseguir o estrelato em seu blog, que funciona como uma espécie de diário da fama. Em sua página virtual, Lucas posta notícias como "Lucas Celebridade almoça na casa de sua melhor amiga". Já publicou também ensaios sensuais, que aumentou - e muito - sua audiência.

Lucas é bissexual. No momento faz campanha para se eleger "o homem do ano" da revista Vip, com a ajuda de seu séquito de seguidores. Já foi gongado algumas vezes pelos blogueiros do Te Dou um Dado.

Na semana passada, Lucas terminou com o namorado, que o colocou na parede: a fama ou o relacionamento. Lucas optou pela fama. Em entrevista ao site A Capa, concedida por e-mail, ele explicou o porquê.

Por que vocês terminaram?

Bom, primeiramente obrigado pela oportunidade de externar o que em mim está doendo muito. Primeiramente quero dizer que sou bissexual, já tive namoradas e namorados. amo diversificar, não me limito. A questão de que terminei com o "D" (não falo o nome para não fazer exposição dele) é que sempre sonhei em me tornar uma pessoa famosa. Quem acompanha meu blog sabe de meu cotidiano agitado aqui. Sou uma pessoa famosa no Piauí, e estou conquistando meu espaço em todo o território nacional. Por conta disso, o D estava achando que eu estava cuidando mais da fama que dele. Ele não gosta dos paparicos que as pessoas me davam, sentia ciúmes. Essa rotina agitada para ele estava desgastando a relação. Daí, ele resolveu mandar eu decidir: ele ou fama. Optei por fama.

Desde quando você sonha em ser famoso?

Desde criança... Eu sempre brincava ouvindo músicas da Xuxa, Angélica, Sandy e Júnior, Fofão, entre outros... Adorava ir ao beco de minha casa bricar de apresentar programas de tv. É uma coisa que vem da infância, tenho vários talentos.

No seu blog você diz que além de radialista, cerimonialista, cantor e ator você também é professor. Você dá aula do quê? Leciona aonde? Como faz para conciliar todas essas atividades?

Estou no 5º período do curso de Letras/Português, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Na realidade, por enquanto, sou professor estágiario da disciplina de Português, onde ministro aulas de gramática e redação em escolas do ensino médio. Para conciliar toda essa vida ensandecida, procuro agendar tudo e fazer de acordo com o horário. Sem planejamento não dá.

Quando você saiu do armário?

Acho essa expressão "saiu do armário" muito antiquada, vamos ter criatividade na escrita. Digamos que assumi minha vida sem pudores. Fiz isso aos 16 anos quando comecei a trabalhar. Não cheguei em conversas, vivi minha vida como vivo até hoje e todos da minha família aceitaram. Minhas amizades são com héteros, pois foram as pessoas com quem mais convivi, mas tenho colegas gays, bis...

Aí no Piauí você já é considerado uma celebridade. Como seus fãs lidam com o fato de você ser gay?

Ser uma sumidade não depende de uma opção sexual (sic) e sim de talento. Como já falei, sou bi e gosto de relações com mulheres, homens... Me identificando eu fico na hora. Essa questão de minha vida pessoal é um livro aberto e todos aceitam numa boa.

Você já publicou alguns ensaios fotográficos sensuais em seu blog que aumentou o número de visitantes. De onde veio a ideia do ensaio?

Meu blog já tem uma notoriedade grande devido o segmento diferenciado pelo qual aderi. Esses ensaio sensuais são algo diferenciado para sul, sudeste e outras regiões. Eles são acostumados com coisas rotineiras e por conta disso minha forma diferente de fazer internet consagrou meu trabalho. Não foi uma ideia fazer ensaio. É que sou sensual e o que é bonito tem que se mostrar.

Por que está se candidatando ao posto de homem do ano da revista Vip?
Conquistei o Brasil, por ser um fenômeno da internet. E isso me rendeu muito popularidade, tou tentando ai... é só votar Lucas Celebridade:
Explique, em 140 caracteres, por que acha que deve ganhar o título de homem do ano?
Sou o que realmente o Brasil precisa para ser representado, um segmento diferente, mesmo sendo uma celebridade da internet. Conquistar o Brasil foi mostrar a realidade do que realmente é minha amada Luzilândia pelo blog.

Na sua opinião, o que vale mais: amor ou fama?
Fama

Por quê?

Bom, me completa. Não há nada mais incomensurável do que ver todo mundo lhe ovacionando, chamando você com carinho... E é bom também os comentários maldosos, é ótimo causar numa balada pela noite e estampar uma revista de fofoca pela manhã!
Você acha que a cidade de Luzilândia se firmou no mapa brasileiro por sua causa e da internet?

Óbvio... Tenho certeza que até vocês d'A Capa souberam que Luzilândia existia porque procuraram saber de onde eu vim.

Como é a vida da população gay de Luzilândia? E no Piauí?

Como já falei tenho colegas gays, mas sempre andei com héteros, que são os que mais tenho amizades e ando para cima e para baixo, minha criação foi assim. Falo com todos e aqui acolá pego uns, mas gay pra mim é para ficar, são os melhores (risos).


Fonte: A Capa

LEIA MAIS...

Construtora paralisa obras que liga Esperantina a Batalha

De acordo com matéria publicada no Blog Folha de Batalha, a recuperação e asfaltamento de 23 quilômetros da PI-117, no trecho que liga os municípios de Batalha a Esperantina, iniciada em agosto deste ano e com precisão para ser concluído em novembro de 2009, teve a obra paralisada pela construtora Luiz Costa por falta de pagamento.

Fonte: Folha de Batalha

LEIA MAIS...

Encontro em Batalha discute agricultura familiar e agroecologia

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) realizou no último fim de semana no município de Batalha norte do Piauí, um seminário sobre Gestão da Propriedade Familiar e Agroecologia que teve como objetivo identificar os desafios e discutir soluções para os problemas enfrentados pelos pequenos agricultores daquela região. Além dos agricultores e agricultoras, participaram do encontro, lideranças sindicais, associações comunitárias, lideranças políticas e estudantes universitários.

O encontro também teve como objetivo discutir uma forma de agricultura que respeite a natureza e conserve o solo. No primeiro momento o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas, José Maria Saraiva, ministrou uma palestra com o tema Agricultura Familiar e Agronegócio. Ele explicou que de acordo com o censo do IBGE de 2006, a agricultura familiar é responsável por garantir a segurança alimentar do País, gerando os produtos da cesta básica consumidos por boa parte dos brasileiros.

Mesmo com o resultado positivo do Censo 2006, os agricultores colocaram em questão alguns desafios enfrentados pela agricultura familiar como a competição no mercado com as grandes empresas, a desvalorização da produção pelos atravessadores, a falta de água e terra, falta de um acompanhamento técnico entre outros.

O agricultor Maurício da comunidade Marinheiro em Batalha, afirmou que a maior dificuldade a ser superada pela agricultura familiar é a falta de organização nas comunidades, “se não houver uma organização na base que é a comunidade não poderemos valorizar o que produzimos, devemos nos unir para que cheguemos ao mercado sem precisarmos de atravessadores”, diz.

A Engenheira Agrônoma e também vereadora de Batalha, Patrícia Vasconcelos, ministrou a palestra sobre Sustentabilidade e Gestão da Propriedade Familiar que discutiu a organização da produção, planejamento, agregação de valor e comercialização dos produtos advindos da agricultura familiar.

O Coordenador do Cerac, Paulo Anjos, explicou que do encontro será elaborado um relatório os principais desafios e propostas para ser analisado em uma nova reunião que será realizada com os agricultores, sociedade civil organizada e órgãos públicos na busca das soluções para as dificuldades apontadas pelos agricultores.

LEIA MAIS...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Seminário discute sobre recursos hídricos no Piauí

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR realizará no período de 27 a 30 de outubro, o 1° Seminário Regional sobre Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Piauí. A primeira etapa do seminário acontecerá na próxima terça-feira, dia 27, na cidade de Parnaíba, a partir das 8h30, no auditório da Associação Comercial – Porto das Barcas. Participarão desta etapa, as principais lideranças representativas dos municípios da região: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Caxingó, Cocal, União, Cocal dos Alves, São José do Divino, Morro do Chapéu do Piauí, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Joaquim Pires, Caraúbas do Piauí e Miguel Alves.

LEIA MAIS...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

UAPI/UFPI: edital para seleção de Tutores para Luzilândia.

A Coordenação do Curso de Filosofia comunica a todos que estão abertas as inscrições para o Processo de Seleção para contratação de PROFESSORES TUTORES.

As inscrições serão realizadas no período de 23 de outubro a 13 de novembro/2009, no horário das 08h30min às 11h30min, na Secretaria do curso de Filosofia CEAD/UFPI, situado na Rua Olavo Bilac nº 1148 - Praça Saraiva - Centro - Teresina.

O candidato, se preferir, pode efetuar sua inscrição por meio de envio de toda documentação - via sedex - para a secretaria do curso ou fazer sua inscrição nos pólos da UAPI (http://www.uapi.ufpi.br/).

Fonte:Ascom

LEIA MAIS...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Polícia prende suspeito de assalto a loja de construção em Luzilândia

A Polícia militar em Luzilândia prendeu na noite desta segunda-feira (19/10) na localidade Lagoinha no município de Luzilândia um dos suspeitos de assaltar a loja de matéria de construção (Construtintas), de propriedade do Sr. Genivaldo.

Em uma troca de tiros cm a polícia um dos suspeitos foi atingindo e se encontra internado no Hospital Gerson Castelo Branco, mas não corre perigo de morte.

No assalto, os meliantes levaram uma caminhonete Hilux e uma quantia em dinheiro estimada em R$ 4.000. O veículo foi encontrado ainda ontem próximo ao Posto Rural que fica cerca de 20 km do centro da cidade.

A Polícia Militar continuam as investigações e as buscas na tentativa de capturar outros suspeitos.

LEIA MAIS...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Luzilândia se classifica para a próxima fase da Copa Piauiense de Futebol Amador

A seleção de futebol luzilandense venceu a equipe de Nossa Senhora dos Remédios e se classificou para a próxima fase da Copa Piauiense de Futebol Amador. O jogo foi decidido nos pênaltis já que nos 90 minutos a partida ficou 0 a 0. A seleção luzilandense levou a melhor vencendo o adversário pelo placar de 4 x 2.

O primeiro jogo da seleção luzilandense na segunda fase da competição será contra a equipe de Barras no dia 01/11, o jogo de volta será no dia 08/11, no sistema eliminatório, em jogos de ida e volta.

LEIA MAIS...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Camara Municipal de Esperantina mobiliza luta em favor de legalizar Rádios Comunitárias

Está marcada para o próximo dia 24 de Outubro, na Câmara de Esperantina, Audiência Pública com pauta voltada para discussão de assuntos inerentes ao processo de outorga de rádios comunitárias no interior do Piauí.
A audiência é um pedido do vereador e radialista Paulo Brasil, que pretende reunir radialistas e diretores de emissoras de rádios de todas as cidades do entorno de Esperantina.
Interessados contactar a assessoria pelo (86) 9999-2676 – Ivanara Menezes. Participe!

Fonte: Lucas Celebridades

LEIA MAIS...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Entidades do Piauí discutem impactos da Suzano na agricultura familiar

O Encontro Estadual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido que foi realizado nos dias 08 e 09 no Centro de Treinamento Diocesano de Picos teve como objetivo discutir temas como água, terra, segurança alimentar, economia popular solidária, educação contextualizada, biodiversidade, auto-organização e direitos das mulheres no semiárido piauiense. Porém o encontro também trouxe para debate a implantação do Projeto Florestal da Suzano Celulose no Piauí, tema que vem preocupando a sociedade civil organizada no Estado.

No Primeiro dia do encontro as instituições discutiram sobre os modelos de desenvolvimento no contexto das crises. Uma das pautas foi a criação da Suzano Celulose no Piauí. Na oportunidade a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag-PI) entregou aos participantes uma carta política questionando a implementação do projeto de reflorestamento com o desmatamento de florestas nativas como política de desenvolvimento e de geração de empregos.

De acordo com a Secretária de Políticas Agrária e Meio Ambiente da Fetag-PI, Francisca Gilberta, a posição contra o projeto de florestamento e reflorestamento surge porque, além do impacto ambiental, trás também prejuízo aos trabalhadores rurais “A área de abrangência está localizada dentro de um raio de 120 km a partir do município de Nazária no oeste do Piauí, essas áreas serão reduzidas das destinadas às atividade de extrativismo, agricultura familiar, das culturas tradicionais prejudicando as famílias daquelas regiões”, diz.

Outro tema debatido foi as tecnologias sociais como contribuição para a efetivação das políticas públicas locais e de que forma elas fazem contraponto ou se tornam alternativas aos grandes projetos. De acordo com Coordenador da Escola de Formação Paulo de Tarso, Paulo Henrique Sousa, essas ações fazem contraponto à medida que apresentam alternativas viáveis concretas.

“Essas ações vêm contribuindo na melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras ao tempo em que fica explicito que o modelo de desenvolvimento apresentado pelo Governo não atende as necessidades básicas das famílias, sobretudo as do campo”, diz Paulo Henrique.

Um momento importante no encontro foram oficinas ministradas com os temas Água Terra e Segurança Alimentar, Desertificação, Educação Contextualizada e Economia Solidária. As oficinas foram discutidas dentro da proposta de desenvolvimento sustentável desenvolvido pela ASA no semiárido brasileiro. Com a socialização do resultado das oficinas surgiram novas propostas para um melhor desenvolvimento dos trabalhos nas comunidades rurais.

Para o Coordenador da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Unidade Gestora que sediou o Encontro Estadual, João Evangelista, um dos pontos positivos do encontro foi uma renovação de público que possibilita um fortalecimento do Fórum e uma retomada organizativa, mas o Coordenador afirma que existe a necessidade de um maior engajamento das entidades que ainda estão muito restritas em suas áreas de atuação. “A mobilização continua tímida e precisamos fortalecer o caráter político do Fórum. Estamos vivendo já um processo de estiagem e nosso posicionamento ainda não se configurou. Temos um grande desafio ainda, que é nos posicionarmos em relação ao agronegócio cuja discussão no encontro foi positiva”, relata.

O Encontro Estadual também serviu para que a organização definissem os delegados para o VII Encontro Nacional da ASA Brasil (EnconASA) que terá como tema este ano “10 anos construindo futuro e cidadania no Semiárido” e acontecerá no período de 16 a 20 de novembro, em Juazeiro (BA).

Fotos: Paula Andréas

LEIA MAIS...

Centro Espírita Allan Kardec completará 24 anos

O CEAK (Centro Espírita Allan Kardec), de Luzilândia, reservou uma programação especial para comemorar seus 24 anos de fundação, pelos espíritas Vicente Sabóya de Menezes e Octávio Spíndola, os precursores da kardecismo no município. Os dias de 17, 18 e 19 estão reservados ao evento, que contará com palestrante da capital e de Parnaíba, numa integração espírita.

O médium espírita Dr. Carlos Macedo ira realizar atendimento fraterno. A comitiva de Parnaíba realizará palestra e os amigos de Esperantina prestigiará o evento em apoio fraternal aos necessitados de ajuda na alma e ter maiores condições de resolverem os problemas materiais, com a doutrina edificadora de Cristo, Kardec e a grande legião de espíritos de amor.

Quem quiser se inscrever para as cinsultas, atendimento espirutual e passes, deve produrar a coordenação do CEAK.

Fonte:Luzilandia.com

LEIA MAIS...

sábado, 10 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos Estudantis de Luzilândia



foto:Divulgação

LEIA MAIS...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Encontro no Piauí destaca a importância da Agricultura familiar‏

No último fim de semana famílias agricultoras de São José do Divino e Piracuruca se reuniram com as comissões municipais e comunitárias de seus respectivos municípios para fortalecer as ações do Programa Uma Terra e Duas Águas da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (Asa Brasil) desenvolvido na região pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC). O Encontro Comunitário aconteceu em Piracuruca e reuniu cerca de 50 famílias.


Durante o encontro foram debatidos assuntos que tinham como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras da região. Valnir Lima, membro da comissão municipal de Piracuruca, chamou os agricultores para uma reflexão sobre as vantagens da união das famílias na busca de melhorias para a comunidade “a organização na busca de um trabalho em conjunto faz com que alcancemos conquistas maiores para nossas comunidades, sozinhos nem sempre é possível, mas unidos podemos muito”, disse.

O Coordenador da UGT Cerac, José Maria Saraiva, fez uma explanação sobre o P1+2 e falou sobre a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar dos brasileiros destancando o Censo Agropecuário 2006 que constatou que o setor tem grande valor na formação da economia do País. Os dados do IBGE apontam que em 2006, o valor médio da produção anual da agricultura familiar foi de R$ 13,99 mil.

José Maria também falou sobre a necessidade e importância do cultivo agroecológico para a saúde dos produtores, dos consumidores e também do meio ambiente, “a utilização de adubos naturais como casca de frutas e o esterco, alem do uso de defensivos naturais são atitudes que não agridem a natureza, isso quer dizer que as técnicas utilizadas na produção orgânica ajudam a proteger o meio ambiente também”.

Aproveitando o discurso do coordenador do Cerac, o técnico em agropecuária Aníbal Azevedo Fontenele falou sobre a criação de pequenos animais e sobre defensivos naturais. Na oportunidade, deu às famílias algumas receitas fáceis de fazer e que dispensam o uso de agrotóxicos nas lavouras.

Um momento importante no encontro foi o depoimento do agricultor Domingos Soares da Comunidade Saco do Monte Belo, em Piracuruca. Ele participou do I Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido que aconteceu nos últimos dias 21, 22 e 23, em Camaragibe, Pernambuco e destacou suas vivências no encontro.

O Programa P1+2 é uma ação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) desenvolvido no norte do Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

LEIA MAIS...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasil sediará Olimpíada de 2016

Eram 13h50 no Brasil, milhares de pessoas estavam reunidas em Copacabana, milhões assistiam pela tevê ao anúncio do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. O Rio acabara de se tornar sede da Olimpíada de 2016, uma vitória histórica contra três potências mundiais. Chicago, Tóquio e Madri ficaram para trás e tiveram de aplaudir a comitiva brasileira, algo impensável alguns anos atrás.
Comemoração da equipe Brasileira
A Copa em 2014 e os Jogos em 2016 transformam o Brasil na capital esportiva mundial da próxima década e indicam, ao mesmo tempo, o crescimento econômico da nação, apesar dos muitos problemas políticos e sociais. A América do Sul tem a oportunidade, pela primeira vez em todos os tempos, de mostrar que pode organizar um grande evento sem dever nada a europeus, norte-americanos e asiáticos, já acostumados a essas grandes festas.

Barack Obama foi até Copenhague para fortalecer a candidatura de Chicago, cidade onde fez a carreira política, mas, no retorno aos Estados Unidos, foi informado de que sua candidata terminou em quarto e último lugar na fase final da disputa, uma decepção para quem havia entrado na briga com amplo favoritismo.

A comemoração ficou, mesmo, para Luiz Inácio Lula da Silva, uma figura carismática que teve papel decisivo na vitória brasileira. Os rivais pareciam menosprezar a força do País sul-americano. Espanhóis diziam se tratar da pior candidata e americanos falavam da impossibilidade de receber Copa e Olimpíada em espaço tão curto de tempo. No fim, o Brasil deu de goleada nos adversários, como se diz no futebol, o esporte predileto de Lula: 66 a 32 contra Madri na finalíssima.
Lula não suporta a emoção e chora!
Os brasileiros haviam se candidato para ser sede olímpica dos Jogos de 2000, com Brasília, e 2004 e 2012, com o Rio. Nas três vezes, caíram precocemente com projetos que não agradaram ao COI e chegaram a ser considerados amadores.

Fonte: Agência Estado

Fotos: Uol

LEIA MAIS...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC decide cancelar prova do Enem. Há indícios de que prova tenha vazado

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1°) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal "O Estado de São Paulo" denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

Fonte: G1

LEIA MAIS...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP