segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Gripe suína avança no Piauí e casos confirmados já são 14

O Piauí já tem 14 casos confirmados de gripe suína. Os exames dos pacientes foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. A Secretaria de Saúde (Sesapi) continua acompanhando os casos suspeitos. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial pelo mesmo Instituto Adolfo Lutz.

Todos os pacientes (casos confirmados e suspeitos) foram atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. Os procedimentos relativos ao monitoramento das pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes são de responsabilidade do município.

A Secretaria de Saúde do Estado adotou a política de manter o sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas. E reafirma que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.

O vírus da Influenza A (H1N1), transmissor da gripe suína, tem uma capacidade grande de transmissão, mas a letalidade da doença é inferior à da gripe humana. Os primeiros casos foram constatados em pessoas que viajaram para a Argentina ou para outros Estados, mas as autoridades de saúde já trabalham com a hipóstese de o vírus estar circulando no Piauí.

De todo modo, as autoridades avaliam que a chegada da Influenza A ao Piauí já era esperada no Piauí, considerando que se trata de uma pandemia mundial. No Brasil, a doença já matou quase 600 pessoas, colocando o país como o campeão mundial de mortes em decorrência da doença. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar.

No Piauí, o coordenador do Hospital Nathan Portela, infectologista Carlos Henrique Nery, disse que os pacientes infectados pela Influenza A foram orientados a seguir as recomendações de quarentena, com muita higiene, lavando as mãos, usando lenço ao tossir, ficando em quarto separados e separando objetos pessoais.

Fonte: Diário do Povo

LEIA MAIS...

Carro da Secretaria de Administração é flagrado sendo usado para passeio em Luís Correia

A reportagem do Blog Acesso343 flagrou na última quinta-feira, dia 27 de agosto, um Corsa, cor prata, placa NHX-9668 Piauí, da Secretaria de Administração do Governo do Estado do Piauí sendo usado para passeio na Praia de Atalaia, na cidade de Luís Correia, localizada 338 km da capital Teresina.

O citado veículo era usado por um casal e estava estacionado nas proximidades do Bar Carlitus, mas o casal ao perceber a presença da reportagem que fotografava o Corsa, se retirou do local, mas depois foi novamente visto pela reportagem estacionado nas proximidades de dois bares mais distantes.

Será que o casal estava a serviço da Secretaria de Administração do Governo do Estado do Piauí trabalhando em algum bar?

Porque ao serem flagrados pela reportagem foram para uma local mais distante?

Fonte: Acesso343

LEIA MAIS...

sábado, 29 de agosto de 2009

Nota: Gays protestam em parada e pedem a saída de Sarney


A VIII Parada da Adversidade em Teresina também teve seu momento de protesto. Um grupo de homossexuais com panfletos destacando a frase “Fora Sarney”, pediam a saída do Presidente do Senado e chamavam a atenção da sociedade para a crise que vive hoje a Casa.

Este ano, mais uma vez, um grupo de homossexuais de Luzilândia representou a classe luzilandense na VIII Parada da Adversidade, que teve como “Semana do Trabalho e Renda”.

Foto: Thiago Amaral

LEIA MAIS...

Piauí adere a rede de combate a corrupção

O Piauí foi o 11º Estado da Federação a aderir à Rede de Controle da Gestão Pública, que tem como objetivo central combater as fraudes e desvios de recursos públicos.

O protocolo de intenções foi assinado nesta sexta-feira (28), durante solenidade no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além do próprio TCE e do Tribunal de Contas da União, de onde partiu a ideia da rede, aderiram à iniciativa o executivo estadual, a Assembleia Legislativa do Piauí, o Tribunal de Justiça, a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e Federal, entre outros.

Ubiratan Guimarães, presidente do TCU, diz que a Rede de Controle surge como a soma de esforços dos três poderes para dar ao Brasil efetividade no controle de verbas públicas. tornaremos parceiros na luta contra o desvio de recursos públicos”,
De acordo com o ministro, o trabalho de fiscalização realizado apenas pelo TCU gerou, no ano de 2008, uma economia de R$ 30,9 bilhões ao estado brasileiro. Unidos, os poderes podem ir além, fiscalizando e fazendo com quê as verbas públicas cheguem aos seus reais destinos. “No serviço público existem muitas falhas. O objetivo do TCE e da rede é fazer uma ação preventiva no sentido de evitar o desperdício de verbas e evitar a corrupção”, esclarece Abelardo Pio Vilanova, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Fonte: Portal AZ

LEIA MAIS...

Consumidores terão redução da taxa de energia

Desde ontem (28/08) o preço da energia para 874.950 consumidores da Cepisa, em baixa tensão, começou a sofrer redução de 5,88%. Os consumidores em alta tensão que são apenas 1.380 terão reajuste que varia entre 1,50% e 0,54%.

A tarifa de energia elétrica é fixada pela Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL que adota mecanismos previstos na legislação e nos contratos de concessão para promover as alterações na tarifa, uma vez por ano, na época do aniversário do contrato de concessão, no caso da Cepisa, 28 de agosto.

Mercury Leitão, assessor da Diretoria de Regulação da Cepisa explica que este ano de 2009 foi ano de Revisão Tarifária Periódica na Cepisa , o que só acontece de quatro em quatro anos. Nesse ano, para a definição da nova tarifa, foram examinados todos os custos que compõem o processo de geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica, os encargos de custeio de políticas públicas como, por exemplo, o Programa Luz Para Todos , e os tributos que incidem sobre a energia elétrica.

O valor da tarifa deve ser o necessário para garantir o fornecimento de energia, assegurar ganhos suficientes para cobrir os custos operacionais e remunerar adequadamente os investimentos necessários para a expansão da capacidade, garantindo boa qualidade do atendimento. Para que a ANEEL chegue a este valor e mantenha o equilíbrio econômico financeiro da empresa são realizados estudos que demandam vários meses e quanto mais precisos forem, melhor poderão espelhar as reais necessidades e definida uma tarifa adequada.

Fonte: Ascom

LEIA MAIS...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nota: VIII Parada da Adversidade em Teresina

Acontece hoje a VIII Parada da Adversidade em Teresina. A concentração acontecerá a partir das 15h na Praça da Bandeira e as 19h acontecerá o Show da Adversidade na Praça Pedro II. Esse ano a Jornalista Cristriane Sekeff e o Deputado Estadual pelo PT, Fábio Novo, forma escolhidos pelos Internautas côo os padrinhos da festa.

LEIA MAIS...

Diploma de Jornalista novamente em discussão


Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve realizar audiência para debater proposta que pretende incluir no texto da Constituição dispositivo para tornar obrigatória a exigência de diploma de curso superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. Ainda sem data marcada, a realização da audiência foi aprovada na reunião desta quarta-feira (26). Serão convidadas entidades de classe dos jornalistas, assim como as que representam empresas do setor de comunicação.

O requerimento foi apresentado pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), o relator da matéria (PEC 33/09), e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da proposição. Para Valadares, exigir formação acadêmica para o exercício de atividade tão "específica, sensível e importante" como o jornalismo não limita a liberdade de expressão de ninguém. Segundo o senador, é "razoável" que esteja sob a responsabilidade de profissionais graduados função que repercute diretamente sobre a vida da população. Raimundo Cezar Britto Aragão, além de membros da comunidade acadêmica.

Outros dois pedidos de audiência pública foram aprovados, um deles para debate sobre a venda de bebida alcoólica a crianças e adolescentes. O objetivo é colher subsídios para instruir o exame de projeto (PLS 48/09), da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que tipifica como crime a venda de bebidas a pessoas nessa faixa etária. Serão convidados, entre outros, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o médico e escritor Dráuzio Varella.

O último requerimento sugere debate sobre a regulamentação de atividades de pesquisa, produção e comércio de clones de mamíferos (exceto humanos), peixes, anfíbios, répteis e aves. A proposta foi do senador Jayme Campos (DEM-MT), relator de projeto que trata do tema (PLS 73/07), também apresentado por Kátia Abreu. Representantes do setor acadêmico e do governo devem participar da audiência.

Fonte: Agência Senado
Charge: Izânio

LEIA MAIS...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Clicks: Especial semana do Excepcional


Desfile excepcional


Hora do almoço


Garota e Garoto APAE: Adriana e Sidicley


Lucas Celebridades animou o evento


Coordenadora Natalice Boiba e Luciana


Professores da APAE


Dia de beleza!


Valderlane faz escova em Natália


Edinilda recebe dia de princesa

Fotos: Blog do Lucas Celebridades

LEIA MAIS...

Cartões com a marca Bep devem ser trocados até o final de outubro

O Banco do Brasil informa que os cartões magnéticos de movimentação de conta com a marca do Bep são válidos até o dia 30 de outubro de 2009. Assim, o cliente do BB que possui cartão com a marca Bep deve ir até a sua agência de relacionamento para providenciar a troca do cartão.

Ascom BB

LEIA MAIS...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

APAE: Semana especial para os excepcionais de Luzilândia


Esta semana Luzilândia está festejando a semana do excepcional. A data é comemorada no Brasil inteiro e tem como objetivo combater o preconceito e trabalhar a inclusão social destes cidadãos.

A APAE em Luzilândia comemora a data com uma Programação especial. Serão três dias de festa com concurso de danças, desfiles, dia de beleza, apresentações artísticas e muito mais.

Confira a programação:

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS-APAE DE LUZILÂNDIA-PI
EFICIÊNCIA NA DEFICIÊNCIA

CONVITE

A APAE de Luzilândia sentir-se-à honrada com a presença de Vª Srª aos evento de sua programação conforme especificação abaixo:

Semana Nacional do excepcional-Dias 21 a 28 de agosto de 2009.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 26/08/2009 (quarta-feira)
Manhã: 8h-Dia da beleza (repaginada no visual)
10 h- Desfile dos alunos
Local: APAE

DIA 27/08/2009 (quinta-feira)
Manhã: 7h-Caminhada ‘Todos pela inclusão’
8:30h: Dinâmica de abertura (Prof Gisele)
8:45h: Apresentação do alfabeto em Libras (Aluna-Natália)
9h: Apresentação da capoeira (Meninos da APAE)
9:30h-Palestra ‘o relevante papel da família na escola’ –Palestrante-Ema Flora
10h: Palestra-Amor:Solução para a violência doméstica
Local: Câmara Municipal

DIA 28/08/2009 (sexta-feira)
7h-Corrida
8h- Dama e tiro ao alvo
9h- Concurso de dança
10h- lanche
10:30- Encerramento
Local: Sede da APAE e em frente a prefeitura municipal.

Com informações do apaeluz.blogspot.com
Fotos: Blog do Lucas celebridade

LEIA MAIS...

domingo, 23 de agosto de 2009

VIVO chega em Luzilândia!

Na próxima quarta feira (26/08) a VIVO que já se encontra sua cobertura em Luzilândia, no ar, em fase experimental, passará a operar definitivamente a na cidade, COM TECNOLOGIA 3G.

A tecnologia 3G é a mais nova geração de comunicação móvel disponível no Brasil. Traz grandes mudanças para transmissão de dados, gerando grandes melhorias e muita inovação, possibilitando o acesso à internet de banda larga sem fio para celulares e laptops, originando economia e rapidez, podendo ser até 15 vezes mais velozes que as tecnologias anteriores, em serviços como Vídeo Chamada e garantir altas velocidade para streaming de vídeos direto de seu celular, além de download de jogos, imagens e sons.

Na mesma data a VIVO inaugurará também seu sinal, igualmente 3G, nas cidades de Picos e Pedro II, ficando Barras e Esperantina para depois.

No Brasil, as operadoras Claro e Vivo disputam liderança em cobertura do sinal 3G, no entanto, no Piauí, a Claro no momento só dispõe desse serviço em parte de Teresina. As outras operadoras, TIM e Oi possuem números menos expressivos no país, e ainda não estão disponibilizando no Piauí.

Fonte: Luzilandiaonline

LEIA MAIS...

sábado, 22 de agosto de 2009

Nota: Será lançado em Luzilândia Projeto Prosseguir

Será lançado em Luzilândia no próximo dia 25 de agosto no Auditório Luiz Garcez, às 19:00h na Rua Adolfo Vieira Nº. 117, na sede da ACIL, o Projeto Prosseguir que propicia o atendimento coletivo e/ ou individual e consultoria gerencial e técnica para o diagnóstico, planejamento e implantação de projetos de recuperação dos empreendimentos. O objetivo é contribuir para a reestruturação das microempresas e empresas de pequeno porte atingidas pelas enchentes nos municípios priorizados.

LEIA MAIS...

Nota: UFPI divulga resultado da seleção para UAPI

O Portal Luzionline deseja parabéns a todos os luzilandenses aprovados.

A Universidade Federal do Piauí, através da Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), divulgou na sexta-feira (21) o resultado final do Processo de Seleção Específico – Educação a Distância. Foram 7.583 candidatos concorrendo a 2.600 vagas em 26 polos espalhados pelo Estado.

Confira o resultado

LEIA MAIS...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Marcelo Dantas grava DVD e homenageia Luzilândia

O cantor de forró piauiense Marcelo Dantas, grande conhecido da população luzilandense confirmou a data para a gravação do seu primeiro DVD, intitulado SAUDADE DA MINHA TERRA, uma homenagem à cidade de Luzilândia.

A gravação acontecerá no dia 02 de outubro próximo, na AABB de Luzilândia, dentro da programação dos festejos de São Francisco de Assis.

Marcelo, embora tenha nascido na cidade de Piracuruca, foi criado em Luzilândia, de onde só saiu na fase de adolescência para residir em Teresina, mas nunca se desligou da terrinha de Santa Luzia. No ano de 2007, como reconhecimento, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título honorário de CIDADÃO LUZILANDENSE, uma proposição do então vereador Lima Neto, aprovado por unanimidade pela casa.

(Editada)


Com informações do Luzilandiaonline.

LEIA MAIS...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fórum debate a inclusão de pessoas com deficiência no Piauí

Começa amanhã, 22/08, o Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, na cidade de Floriano, que vai reunir 19 municípios que fazem parte do Território dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira que tem índices considerados altos de pessoas com deficiência. O Fórum é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência- SEID.

O evento conta com a participação de vários órgãos parceiros que vão prestar serviços e ações voltadas para a população como: SEID; SEIR; Secretária Estadual de Transporte; Detran-PI; e as Secretarias Estaduais de Assistência Social, Educação e Saúde, além do apoio da Prefeitura Municipal de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social por meio do Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência. Ainda são convidadas instituições governamentais e não-governamentais que trabalham com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e sociedade em geral.

Municípios que compõem o Território Vales dos Rios Piauí e Itaueira - Floriano, Arraial, Francisco Ayres, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Paes Landim, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Socorro do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Flores do Piauí, Itaueira, Pajeú do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Tamboril

Informação da Ascom

LEIA MAIS...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Agricultura Orgânica no norte do Piauí


Até o final de setembro, sessenta unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS, serão implantadas em seis municípios da região norte do Piauí. Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, São João do Arraial, Matias Olímpio e Porto são as cidades que ganharão dez unidades de PAIS cada uma.

“Esse trabalho está sendo feito desde fevereiro quando visitamos a região, realizamos todo um diagnóstico, fizemos as oficinas de sensibilização e vamos promover um treinamento Juntos Somos Fortes para as famílias que serão beneficiadas com essas unidades”, explica o gestor do Programa PAIS do Sebrae no Piauí, Robson Antônio Santos.

Essa ação é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf; e com as prefeituras municipais.

“É um investimento de R$ 650 mil, onde cada unidade vai atender até duas famílias, tendo um ganho social muito grande, pois o Sistema PAIS não gera apenas renda e trabalho, mas contribui de forma eficiente para a inclusão social dessas pessoas”, acrescenta Santos.

O SISTEMA PAIS

A PAIS é uma ferramenta de transformação social de milhares de empreendedores brasileiros porque melhora a renda das famílias e gera trabalho a partir do cultivo e comercialização de produtos orgânicos. Através da PAIS são produzidas hortaliças, legumes e criam-se galinhas caipiras.

O cultivo é feito através de uma técnica, em que as hortaliças e legumes são plantados em torno de anéis, numa área de cinco mil metros quadrados. O centro da unidade de PAIS é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos. O esterco desses animais serve de adubo para a própria horta orgânica. A irrigação é feita por gotejamento.

Fonte: Agência Sebrae
Foto: Paula Andréas

LEIA MAIS...

Seminário discute Educação Ambiental no 'Polo das Águas'

Com o objetivo informar, sensibilizar e orientar a população sobre os impactos causados ao meio ambiente, suas conseqüências e formas de evitar a degradação ambiental foi realizado na terça-feira (18/08) na Câmara Municipal de Luzilândia um seminário com o tema “Educação Ambiental”. O seminário foi realizado pela Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e envolveu, além Luzilândia, os municípios de Madeiro e Joca Marques.

A coordenadora de Projetos e Programas da Setur, Suzana Pontes, afirmou que foi realizada no dia anterior ao seminário uma vistoria pelos municípios de Madeiro, Joaquim Pires, Joca Marques e Luzilândia onde foi feita uma análise das condições destas regiões para a preparação de um relatório apresentado no seminário. O objetivo é buscar soluções para os problemas encontrados.

Um outro tema discutido no encontro foi a melhoria da infraestrutura para o turismo local, arborização, impacto ambiental, como evitar o acúmulo de lixo nos rios, reciclagem de material, entre outros assuntos.

De acordo com a coordenadora da Setur, o Polo das águas, como é conhecida a região onde ficam localizados estes municípios, é bastante atingido pelas cheias na temporada de chuvas, por isso a sua vegetação é prejudicada e o meio ambiente sofre com essa degradação. Suzana Pontes afirma que o foco principal para uma mobilização é a própria população destes municípios, para que todos sejam sensibilizados e possam ajudar a preservar o meio ambiente em que vivem.

(Editada)

Com informações do Luzilândia.com

LEIA MAIS...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Apaes não serão extintas no Piauí

O secretário de Educação, Antônio José Medeiros, se reuniu na manhã da ultima quarta-feira (12) com representantes das Federações Nacionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 14 municípios do estado. O objetivo foi discutir a atuação das federações no estado após a publicação, pelo Ministério da Educação, do decreto que reestrutura o ensino para pessoas com deficiência.
Durante a reunião ficou acordado que as Apaes não serão extintas no Piauí. Elas passarão a funcionar, como informou o secretário de educação, como centros de atendimentos especializados. "Elas serão importantes como interlocutoras", disse Antônio José Medeios.

O secretário disse ainda que os alunos com determinados tipos de deficiência serão inseridos em escolas regulares. "Até fevereiro de 2010, os alunos com deficiência física e visual serão inseridos nas escolas regulares. Com os deficientes auditivos e mentais precisamos ter mais calma”, disse.
Antônio José Medeiros afirmou que as escolas estão preparadas para receber os alunos com deficiência, principalmente quando se trata de deficiência física. “As escolas já estão sendo preparadas para receber esses alunos. Já temos banheiros e rampas adaptadas a eles. Mas ainda precisamos avançar nos transportes a esses alunos”, pontuou.

As escolas regulares que irão absorver os alunos com algum tipo de deficiência contarão com salas de recursos. Os alunos contarão com o contra-turno, onde terão uma espécie de reforço em salas especiais com pessoas especializadas em atendê-los.
Na capital já existem 10 salas de recursos e mais 40 serão inauguradas nesse segundo semestre. Além dessas, existem ainda mais 14 em municípios do estado, segundo informou Viviane Fernandes Farias,gerente de educação especial no Piauí. "Hoje, em todo o estado, são 4.355 alunos com deficiência atendidos por entidades filantrópicas conveniadas com o estado do Piauí", comentou.

Viviane Fernandes Farias informou que até o mês de outubro será formado um conselho para que seja realizada uma reunião para decidir como se dará a inclusão dos deficientes mentais e auditivos, no estado.

Fonte: acessepiauí.com.br

LEIA MAIS...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grave acidente mata ex-vereador de Luzilândia e deixa quatro feridos


Um grave acidente ocorrido no início da manhã desta quarta-feira (12/08) vitimou o luzilandense e ex-vereador Ivaldo Teles Veras, mas conhecido como Alemão. O acidente deixou ferido ainda, a prefeita de Madeiro Maria Regina Queiroz, a secretária de Educação Florismar Lima da Silva; o Secretário de Administração Benedito César, e Aquiles Lima chefe de obras e serviços.

O grave acidente aconteceu próximo ao Povoado Catombo, a aproximadamente 8 Km da cidade de Barras. De acordo com testemunhas, a prefeita Regina Queiroz era quem dirigia o automóvel fiat e perdeu a direção do veículo quando o mesmo perdeu uma roda ao passar em um buraco.

O luzilandense não resistiu aos ferimentos e foi a óbito, os demais ocupantes do veículo ficaram feridos, com escoriações e algumas fraturas, mas não correm risco de morte.

Alemão que era natural de Luzilândia foi funcionário do Banco do Brasil em Luzilândia, empresário e político pelo partido PMDB, aonde chegou a ser vereador em Luzilândia na década de 1990. Casou-se com atual vereadora do município de Madeiro Ivone Teles e deixa três filhos e uma filha.

Amanhã o corpo do ex-vereador luzilandense será velado no plenário da Câmara Municipal de Luzilândia, onde também será realizado uma sessão solene em sua homenagem. A Câmara também decretou luto oficial de três dias pelo falecimento prematuro de Alemão.

Com informações do cidadeverde.com
Foto: Luzilandia.com

LEIA MAIS...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Desigualdade salarial é elevada no Piauí

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que nos últimos dez anos foram registrados alguns avanços no Piauí, mas que as desigualdades no Estado ainda são grandes. Aumentou de 42% para 49% o contingente de piauienses que vivem com até um salário mínimo e cresceu de 0,26% para 0,4% o de trabalhadores que ganham acima de 20 salários mínimos, entre 1993 e 2003, o período pesquisado pelo IBGE.

"Temos uma grande concentração de rendas", comentou Pedro Soares, chefe do Departamento de Divulgação do IBGE, no Piauí. "Houve um crescimento, embora pequeno, do número de pessoas da faixa salarial mais alta", acrescentou o técnico. Ele informou ainda que houve uma redução na quantidade de pessoas "sem rendimento", ou seja, que trabalham ajudando alguém da família e não tem salário. Eles eram 33% em 1993 e diminuíram para 27,4%.

O PNAD de 2003 acusou a existência de 205.500 pessoas em busca de trabalho. Esse pessoal representa 13 por cento da população economicamente ativa, ou seja, em idade de trabalhar. Deste total, cerca de 122.719 (60%) estão trabalhando e apenas querem mudar de vida, em busca de melhorias. 73% têm idade entre 18 e 39 anos. As mulheres estão em minoria entre aqueles que buscam mudar de emprego.

A pesquisa revelou ainda que houve uma redução no índice de trabalho infantil. A taxa de crianças e adolescentes trabalhando em 2003 era de 15,68% contra 23,57%. Existem 8.655 crianças de cinco a nove anos sendo exploradas no trabalho. ?É um número considerado pequeno, mas existe e é grave?, comentou Pedro Soares. Os meninos são mais explorados e a maioria trabalha na agricultura.


Fonte: DP

LEIA MAIS...

domingo, 9 de agosto de 2009

Atenção: Candidatos têm apenas uma semana para se inscreverem no PSIU

Estão abertas as inscrições para a II e III etapas do Programa Seriado de Ingresso na Universidade - PSIU 2009. As renovações das inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet, até o dia 17 de agosto, através do website www.ufpi.br/copese.

A taxa de inscrição para a segunda etapa será no valor de R$35 e para a terceira custará R$ 50, e poderá ser paga em qualquer agência bancária ou nos seus correspondentes, em seus horários normais de funcionamento. Já os candidatos que estudaram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, integral e exclusivamente em Escolas Públicas, e que optarem por concorrer às vagas ofertadas pelo sistema de cotas - 20% do total -, pagarão a metade do valor da taxa referente a cada etapa.

Este ano o PSIU possibilitará que os candidatos concorram a 2.928 vagas, que correspondem a 50% do total, distribuídas entre 48 cursos de graduação. Tendo em vista que os outros 50% serão destinados ao ingresso através do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.

As provas serão aplicadas nos dias 14 de dezembro (PSIU II) e 15 e 16 de dezembro (PSIU III). Este ano não haverá a realização da primeira etapa do certame visto que a Universidade Federal do Piauí aderiu ao novo sistema de seleção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente o candidato que realizou inscrição no Enem e efetuar inscrição no PSIU III ou Geral concorrerá à totalidade das vagas ofertadas pela UFPI. As inscrições para a etapa geral do PSIU ocorrerão de 24 de agosto a 03 de setembro.

Com informações do Ascom

LEIA MAIS...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cinco mil romeiros participam da 11ª Romaria da Terra e da Água

A 11ª Romaria da Terra e da Água do Piauí reuniu nos dias 1º e 2 de agosto mais de cinco mil romeiros vindo de todo o Estado para uma a discussão do tema "Migração Forçada e Trabalho Escravo", na cidade de Corrente. A romaria foi realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Nordeste IV), com apoio das Pastorais Sociais.

As caravanas foram recepcionadas em Corrente durante todo o dia 1º, quando os moradores em um gesto de partilha acomodaram os romeiros em suas casas. Durante a tarde e à noite os romeiros se dirigiram para a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição para visitar o memorial com a história de todas as romarias, a tenda onde estava exposto o santíssimo sacramento enfatizando o momento espiritual do evento.

Em um palco montado em frente à igreja aconteceu a Tribuna Livre, onde foi feita a apresentação de testemunhos, além de apresentações musicais e peças teatrais que animaram os fiéis. Durante a noite também foram colhidas assinaturas para engrossar a luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo e a Campanha Ficha Limpa.

No segundo dia, os romeiros madrugaram em frente à Igreja Matriz para iniciar a tradicional caminhada passando pelo rio Corrente, simbologia em defesa da água. Uma missa campal presidida por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina, encerrou a programação.

Segundo Dom Ramon, bispo da diocese de Bom Jesus, toda a comunidade se organizou para a realização do evento que acontece na diocese pela segunda vez. A primeira aconteceu em 1995 com o tema "Conquistar a Terra é Construir Cidadania". "Nossas romarias são momentos de fé, porque nós renovamos nossas energias na luta e na esperança de um mundo melhor e mais fraterno. E de partilha quando as pessoas, por mais simples que sejam, incorporam o sentimento de partilha, de cuidar do outro".

Segundo dados das pastorais sociais, 5.244 pessoas foram resgatadas em trabalho escravo ou em condições análogas a ele no ano de 2008. Esses dados colocam o Piauí como o Estado que mais exporta mão de obra para o agronegócio. Os principais destinos dos agricultores é o corte de cana, a colheita de frutas e o trabalho manual em fazendas de criação de gado.

A cidade de Corrente, que fica no extremo sul do estado, não foi escolhida à toa. A cidade é cortada pela BR-135, principal porta de entrada e saída para os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. "Os nossos amigos saem daqui para trabalhar em outros lugares e chegando lá é tudo totalmente diferente. Vão com propostas de ganharem um salário digno e quando chegam lá ficam decepcionados com salários de 200 reais", conta Anatália Pereira da Silva, 25 anos, moradora de Corrente.

Segundo Carlos Humberto Campos, sociólogo e secretário regional da Cáritas Brasileira, muitos trabalhadores migram por falta de oportunidades e pela ilusão de ganhar grandes volumes de dinheiro, e, quando não conseguem voltar para suas casas causa um desequilíbrio familiar, deixando as mulheres "viúvas de marido vivo", as quais acabam se tornando - a duras penas - chefes de família.

Mariana Gonçalves -
Comunicadora Popular da ASA
UGT Cáritas Regional Piauí

LEIA MAIS...

Ministério Público pede o fim de símbolos religiosos em órgãos públicos

O Ministério Público Federal, em São Paulo, entrou na Justiça na sexta-feira com um pedido para que sejam retirados os símbolos religiosos de repartições públicas federais no Estado.

Na ação, o MPF solicita ainda que, uma vez aceito o pedido, seja determinada a cobrança de multa diária simbólica no valor de R$ 1 para servir como um contador de descumprimento da decisão, caso os símbolos não sejam retirados. O pedido prevê prazo de até 120 dias após a decisão para a retirada.

A ação pública, com pedido de liminar, é de autoria da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo. Segundo o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, cabe ao Estado proteger todas essas manifestações religiosas sem tomar partido de nenhuma delas.

"Quando o Estado ostenta um símbolo de uma determinada religião em uma repartição pública, está discriminado todas as demais ou mesmo quem não tem religião, afrontando o que diz a Constituição", ressaltou.

Fonte:Agência Estado

LEIA MAIS...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Famílias agricultoras do Piauí participam de intercambio para a troca de experiência

Um grupo de 15 agricultores e agricultoras da região de Milton Brandão, beneficiados com o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), participaram nos dias 30 e 31 de julho de um intercâmbio para troca de experiências realizado na Comunidade Sertão de Dentro, Juazeiro Piauí. O grupo conheceu o quintal produtivo de Antônio Lero e Eduvirigem Geci Macedo.

As visitas de Intercâmbios permitem que os agricultores e agricultoras conheçam experiências desenvolvidas por outras famílias de agricultores e troquem estratégias de convivência com o semiárido.

Os participantes ficaram encantados com o quintal produtivo da família de Seu Antônio e Dona Edurvigem. O agricultor explicou que apesar das dificuldades em obter a água para beber, para plantar e criar animais, a família não desistiu, plantava e colhia no quintal de casa o que sustentar a família, mesmo tendo que buscar água distante para molhar as culturas.

Dona Edurvirgem contou que as famílias da região só produziam alimentos no período chuvoso, devido à escassez de água. Agora com Cisterna calçadão, que cada família tem em sua propriedade, vão poder produzir de tudo um pouco, durante o ano todo.

Alem de criar galinhas e porcos, a família tem em seu quintal os mais variados tipos de frutas como coco, laranja, limão, cana, pitomba, mamão, acerola, jaca, siruguela, ata, goiaba, tangerina, caju, maracujá, uva, banana, pitanga, tem também as culturas de cebola, tomate, coentro, milho, alface, mandioca, feijão, além dos mais variados tipos de plantas medicinais. Seu Antônio explicou aos visitantes que sempre usou defensivos naturais porque havia ouvido falar que agrotóxico era um veneno que matava o homem aos poucos.

Junto com o quintal produtivo de Seu Antônio e Dona Edurvirgem os participantes conheceram de perto a Cisterna Calçadão e ficaram encantados com a tecnologia, “eu não tinha visto de pertinho ainda as cisternas, estou feliz porque agora eu não também vou ter uma”, diz a agricultora Manoela Campelo da Comunidade Esperança.

Seu Everaldo Alves, morador da comunidade Poção, que também vai ser beneficiado com a tecnologia, conta que o intercâmbio foi importante para esclarecer algumas dúvidas e fortalecer ainda mais a vontade de produzir alimentos de forma orgânica no seu quintal.

O Programa P1+2 é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) desenvolvido no Piauí pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) em parceria com O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fotos: Paula Andréas

LEIA MAIS...

domingo, 2 de agosto de 2009

Verdades Inconvenientes!



Charge:ALBERTO BENETT
Fonte:CHARGE-O-MATIC

LEIA MAIS...

sábado, 1 de agosto de 2009

Curiosidade: Você sabe como o Ibope é medido ?


A necessidade de medir a audiência das TVs surgiu em 1970. Naquela ocasião, os dados eram registrados em uma fita de papel perfurada e coletada semanalmente por funcionários do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
Atualmente, os índices de medição são coletados eletronicamente. A informação sai da casa do espectador e vai direto para os computadores do Instituto. Essa tecnologia permite que os dados sejam obtidos em tempo real e faz com que as emissoras tomem decisões estratégicas.

Você já deve ter se perguntado de que maneira essa informação sai da sua casa. Mas, na realidade, nem todas as residências têm condições de fornecer essas informações.

O Peoplemeter (primeira imagem) é o responsável por assumir a função de “dedo-duro”. Basicamente a coisa funciona da seguinte forma: cada morador da residência recebe uma espécie de controle remoto e um número de identificação. Toda vez que for usar a tevê, o usuário deve digitar seu código para que a informação seja enviada para o computador central. Caso não faça isso, o dado não é considerado, o que desperta uma polêmica sobre os números apresentados.

Você conhece alguém que tenha um desses aparelhos em casa? Provavelmente não, né? Isso acontece porque os participantes assinam um contrato de sigilo. Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Midia, explicou ao programa Olhar Digital que essa medida evita que a decisão das pessoas envolvidas sejam influenciadas por fatores externos.

Um dado curioso; em São Paulo existem aproximadamente 750 Peoplemeter instalados.

Fonte: Portal IG
Foto: portal Ig

LEIA MAIS...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP