terça-feira, 31 de março de 2009

Ação contra Janainna Marques já tramita no TRE

Prefeita se diz tranqüila e confiante com o julgamento contra seu quarto mandato


A Prefeita de Luzilândia, Janainna Marques, acompanha de perto o julgamento do prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix que está sendo julgado pelo TRE por ter quatro mandatos consecutivos como prefeito. Janainna se diz tranqüila e confiante pois diz que acredita nos argumentos dos advogados de defesa.

O julgamento do prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, que aconteceria hoje (31/03) no Tribunal Regional Eleitoral - TRE - foi adiado mais uma vez. A nova data está prevista para segunda-feira (06/03).

Além do caso dos prefeitos de Campo Maior e Luzilândia, outros prefeitos já foram denunciados ao TRE pelo mesmo motivo. Na mesma situação estão os prefeitos, José Donato de Bertolínea e Auricélio Ribeiro de Anísio de Abreu. José Donato já está no terceiro mandato de prefeito. Ele foi reeleito na cidade de Canavieira e eleito na cidade de Bertolínea. No caso do prefeito de Anísio de Abreu, Auricélio Ribeiro, que está no quarto mandato, ele foi eleito e reeleito do município de Jurema do Piauí e na seqüência em Anísio de Abreu, mas já se encontra afastado do cargo por uma ação que não tem nada a ver com a ação sobre o quarto mandato.

Acompanhando todo o caso, a prefeita de Luzilândia afirma que está tranqüila e confiante. “Eu tenho acompanhado o caso com serenidade, aguardando e confiando na justiça, até porque o povo é soberano e foi ele que me escolheu. Ganhei a eleição com 60% dos votos da cidade, e antes de ser candidata em Luzilândia fiz uma consulta ao TSE e fui autorizada a entrar com a minha candidatura”, explica Janainna Marques.


Oficialmente só tramita no Tribunal Regional Eleitoral, uma segunda ação que é contra a prefeita Janaína Marques. Ainda não chegou ao TRE as Ações contra os prefeitos, José Donato, de Bertolínea, e contra Auricélio Ribeiro, de Anísio de Abreu.

O responsável pelas Ações contra os prefeitos são os candidatos dos partidos opositores, que estão endossadas pelo Ministério Público da Justiça Eleitoral.

Com Informações do PITV 1ªEdição

LEIA MAIS...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Governo apresenta plano para acabar com o vestibular


O governo apresenta nesta segunda-feira (30/03) um plano para acabar com o vestibular nas universidades federais. Agora, a ideia é introduzir novas mudanças para selecionar quem está mais bem preparado para o Ensino Superior.

Decorar ou analisar? Para resolver este dilema, o Ministério da Educação apresentou a proposta: juntar o melhor do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para criar um novo sistema de acesso ao Ensino Superior.

"Os vestibulares da maneira como são feitos hoje mais desorientam do que orientam em função da ênfase, sobretudo, na memorização e na informação e pouca ênfase na formação e na capacidade analítica dos estudantes", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

A ideia é unificar o acesso a 227 mil vagas em 55 universidades federais. As particulares também poderiam aderir. Para a proposta vingar, é preciso o apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reúne as universidades federais.

"É importante frisar que as universidades federais têm plena autonomia. Então, elas não são obrigadas a participar do sistema", afirma Amaro Lins, presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonte: G1

LEIA MAIS...

Julgamento do prefeito de Campo Maior é adiado para a terça-feira.

O Julgamento do prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, sobre a perca do mandato de prefeito, obtido no ultimo pleito, foi adiado para terça- feira (31/03). O relator do processo, o Juiz Valter Rebelo, deu início ao julgamento, mas o desembargador Antônio Peres pediu vistas do processo.

No parecer do relator do processo o mandato de Joãozinho Félix deveria ser cassado, mas o mesmo continuaria no cargo até o Tribunal Superior Eleitoral se pronunciar sobre o caso. Com o pedido de vista do processo feito pelo desembargador Antônio Peres, o processo foi adiado para amanhã(31).

O prefeito de Campo Maior, João Felix, eleito nas ultimas eleições com 13.524 votos, pode perder o mandato porque, de acordo com a interpretação do Ministério Público, o mesmo feriu o Artigo 14 da Constituição Federal que proíbe a reeleição consecutiva por mais de dois mandatos, mesmo em se tratando de municípios diferentes.

Joãozinho Felix se diz tranqüilo porque obteve o aval do TSE quando saiu de Jatobá para se candidatar em Campo Maior em 2004.

A expectativa para os luzilandenses é com o processo que tramita no Ministério Público da Prefeita da cidade, Janainna Marques, que está em situação parecida a do Prefeito de Campo Maior.

LEIA MAIS...

domingo, 29 de março de 2009

De acordo com a CEPISA mais 106 mil famílias serão beneficiadas com o Luz Para Todos


No período de quatro anos o Programa Luz Para Todos que visa a universalização do acesso à energia elétrica, incluiu 45.629 famílias piauienses na lista dos beneficiados com o programa. Cerca de R$ 800 milhões serão investidos para mais 106 mil ligações no biênio 2009/2010, elevando o número de famílias beneficiadas para 147.472, informou a Companhia Energética do Piauí (Cepisa).

A companhia bateu recorde de ligações para um mês, em janeiro deste ano, quando incluiu no programa 1.606 famílias em 42 municípios. Em janeiro, estavam em andamento mais 21 mil ligações, com estimativa de que o número de famílias contempladas aumente mês a mês.

A previsão é de que passe a 7 mil ligações ao mês a partir de julho, quando forem concluídos dois processos de contratação para 80 mil ligações. A Cepisa informa que em 12 de fevereiro deste ano foi realizada audiência pública para licitação para execução de 70 mil ligações no Piauí num período de um ano que vai de julho deste ano a junho de 2010. E no dia 17 de março, foi aberta licitação para contratação de mais 10 mil ligações no Estado.

Para que a expansão do programa se tornasse possível, a Cepisa executou obras de reforço no sistema elétrico. Foi feito, por exemplo, recondutoramento (reforço nas linhas de transmissão, para que novas ligações se tornassem possíveis) de 500 Km de rede e foram ampliadas seis subestações de energia até o mês passado.

O Programa Luz Para Todos tem um importante papel social, na medida que, no Piauí, 339 escolas da zona rural foram beneficiadas com energia elétrica em 102 municípios até meados de fevereiro deste ano. Além disso, energia elétrica em casa permite que as famílias equipem suas casas com eletrodomésticos. Ainda possibilita abertura de negócios que movimenta a economia local.

Com informações da CCOM

LEIA MAIS...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Piauí escolhe sua Miss, Luzilândia não tem representante


Uma grande festa ocorrida na noite de ontem (26/03) coroou a mais nova Miss Piauí que irá representar o Estado no Miss Brasil que acontecerá dia 09 de maio no Memorial da América Latina em São Paulo. Esse ano apenas 20 cidades participaram da escolha da mais bela piauiense, Luzilândia não teve representante.

Entre as vintes candidatas que disputaram o título a Miss, se destacou a Miss Teresina,Vanessa Barros, 22 anos como a mulher mais bela do Piauí. Em segundo lugar ficou a miss Maria Cândido, de Piripiri, que irá concorrer ao prêmio Beleza Brasil, em Belo Horizonte (MG) e em terceiro lugar ficou a candidata de Altos, Layla Vieira.

As candidatas desfilaram em trajes de gala, casual e banho, arrancando aplausos e gritos de suas torcidas organizadas. O título de Miss Simpatia, escolha feita pelas próprias candidatas, foi para Bruna Amorim, de Miguel Alves.

Após vários anos sem participar do concurso, no ano passado a Miss Luzilândia, Lidiane Lopes, era uma das candidatas a Miss Piauí, mas este ano Luzilândia voltou a não ter representante na disputa do título.

Foto Miss Piauí: Dantécio Cardoso
Foto Miss Luzilândia: Luzilandia.com

LEIA MAIS...

quarta-feira, 25 de março de 2009

OAB divulga resultado do exame da Ordem, destaque para luzilandense


A Ordem dos Advogados do Brasil , Seccional do Piauí, divulgou ontem (24/03) a relação dos aprovados na prova prático-profissional do Exame de Ordem 2008.3. Dentre as exigências para pertencer aos quadros da OAB, o estudante de Direito deve ser aprovado no Exame da Ordem para poder exercer o direito de advogar.

Entre os mais novos advogados do Piauí se destaca o luzilandense Laécio Vale, filho de Laurindo e Minervina do Vale, que mais uma vez obteve êxito e inicia agora sua carreira jurídica como advogado. Na Primeira fase do exame que habilita bacharéis para o exercício da advocacia, Laécio passou em primeiro lugar.

A segunda fase do Exame da Ordem aconteceu no domingo (01/03). No Piauí, 520 pessoas estavam aptas para essa segunda etapa, que foi realizada em quatro cidades: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.

Na primeira fase do exame, o Estado do Piauí ficou em segundo lugar em aprovação no Nordeste, com 48,28 %. Ficou atrás somente de Sergipe, que se destacou com 50,23% em aprovação.

O Luzionline parabeniza os luzilandenses aprovados e deseja sucesso aos novos profissionais do Direito.

Com informações da OAB -PI

LEIA MAIS...

terça-feira, 24 de março de 2009

Famílias beneficiárias do Bolsa Família terão que atualizar dados cadastrais


Mais de três milhões de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família terão de fazer a atualização de dados em cadastro mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Segundo a secretária Nacional de Renda e Família do MDS, Lucia Modesto, os municípios estão recebendo comunicados sobre a necessidade dessa atualização desde fevereiro.

"As listas [de quem deve fazer a atualização] foram enviadas a todos os municípios, os beneficiários estão sendo avisados por meio do extrato bancário de pagamento dos benefícios. Estamos fazendo um processo de comunicação tanto por meio dos gestores do município quanto das famílias", afirmou.

Além disso, o ministério irá fazer campanhas no rádio e na televisão sobre a necessidade de se fazer a atualização.

Quem não fizer a atualização do cadastro até agosto terá o benefício bloqueado. O desbloqueio só poderá ser feito depois de o beneficiário procurar o gestor do programa no seu município e fazer a atualização dos dados. O benefício que até dezembro deste ano não tiver sido desbloqueado será cancelado a partir de janeiro de 2010. Para que a família possa retornar ao programa será necessário fazer uma nova avaliação de renda.

No total serão atualizados os cadastros de 3,07 milhões de famílias de todos os estados e mais o Distrito Federal. Somente em São Paulo, 426.188 famílias precisam atualizar o cadastro. Na Bahia são 354.691 e em Minas Gerais, 302.589.

A secretária disse ainda que a elevação de R$ 120 para R$ 137 do limite de renda mensal per capita para que a família tenha direito ao programa deverá sair até o fim de abril. A estimativa do ministério é de que mais 1,3 milhão de famílias tenham direito a receber o Bolsa Família.

Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Após um ano, Justiça anula prisão de Hildengard Meneses pela Polícia Federal


Um ano após a prisão do estudante de Direito, Hildengard Meneses Chaves, proprietário do site Luzilândia.com, o juiz titular da 1ª Vara Criminal de Teresina exarou uma sentença determinando a baixa dos autos que o indiciava como criminoso e que narrava uma prisão em flagrante ocorrida na quarta-feira, 19 de março do ano passado.

Hildengard Meneses foi preso em flagrante por um delegado da Polícia Federal sob a acusação, sem procedência, do cometimento de crime em flagrante. Após um ano, nem o Ministério Público nem o Juiz consideraram a prisão como legal, pelo fato de não ter se constado crime algum.

Para o Ministério Público houve velado abuso pois, segundo o próprio representante do MP, João Malato Neto, “Ninguém pode ser preso ou condenado por crime que não existe”, relata.

Também foram descartadas qualquer ligação com crimes da Máfia do Detran, furto de veículos e esquemas de R$ 1,5 milhõres de reais mensais. Os responsáveis pela defesa de Hildengard Meneses foram os advogados Dr. José Teles, Dr. Jânio Fontenele e Dr. Rafael Albuquerque, com a supervisão jurídica de Dr. Viana.

O parecer favorável a Hildengard Meneses, dado pelo Ministério Público, aponta bem a série de abusos cometidos “Ante o exposto, o parket opina pela decretação da Extinção da Punibilidade, ora que a conduta não amolda a fato criminoso, sendo fato atípico” cita o representante do MP, que recusou o indiciamento, se recusando também a oferecer denúncia. "A denúncia só é geralmente feita quando existe o mínimo de indícios que possam incriminar alguém".

Com o parecer do Ministério Público a Justiça determinou a extinção do feito, mandando dar baixa nos autos e tornando nulo o indiciamento e todo e qualquer efeito jurídico que possa ser produzido pela prisão, sem prejuízo de reparação por danos morais e outras ações contra os responsáveis pelos atos manifestamente ilegais praticados.

Hildengard Meneses encontra-se hoje em Teresina, ao lado de familiares e amigos onde deve fazer um evangelho no lar e um protesto em oração. Em Luzilândia a mãe de Hildengard Meneses, Dona Arlete Meneses, cumpre promessa feita, em nome do filho, por Maria Aralita Veras. Centenas de crianças carente irão lanchar em nome de São José, santo da data de 19 de março.

Com informações do Luzilândia.com

LEIA MAIS...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Procurador vota a favor da perca do mandato dos prefeitos itinerantes


O Procurador Regional Eleitoral, Marcos Túlio Caminha, deu parecer favorável a perca do mandato do prefeito de Campo Maior, João Felix, eleito no último pleito eleitoral, corrido em outubro do ano passado. De acordo com a interpretação do Procurador, o prefeito de Campo Maior infringiu o artigo 14 da Constituição Federal que proíbe a reeleição consecutiva por mais de dois mandatos, mesmo em se tratando de municípios distintos.

O processo foi encaminhado ao relator, o juiz Valter Rebelo, que votará e dará seu parecer aos demais membros da Corte. Em seguido os outros 5 membros também darão seu voto, caso ocorra empate, o presidente dará o voto de minerva.

Dependendo do resultado, as partes ainda poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. O advogado de defesa do prefeito contesta a decisão do Ministério Público. De acordo com William Guimarães, o diploma de João Félix se aceita nos princípios que ele foi candidato em municípios diferentes e no da segurança jurídica. “O TSE permitia a candidatura antes da eleição, nós não podemos então permitir que haja uma mudança da regra depois da eleição concluída”, defende o advogado.

O procurador do MP, Marco Túlio, defende uma mudança na legislação, segundo ele a regra atual pode criar um vício na administração pública, sendo que a prática pode virar uma profissão, a Profissão Prefeito.

Caso parecido ocorre em Luzilândia, por isso a população está atenta ao resultado deste processo. A coligação 'União para Vencer', encabeçada por José Marques (PSDB) em Luzilândia entrou com um processo contra Jannaina Marques que foi prefeita por dois mandatos no município de Joca Marques, desmembrado de Luzilândia em 1995 e no final do segundo mandato, renunciou e transferiu domicílio, se elegendo prefeita em 2004 e reeleita no ultimo pleito.


O Artigo 14 da Constituição

O artigo 14 da Constituição Federal, segundo os contrários aos prefeitos itinerantes, proíbe o terceiro mandato para aqueles que já exerceram dois mandatos consecutivos, mesmo em municípios diferentes.

A Constituição diz o seguinte:

§ 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.
§ 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

Imagem: Web

LEIA MAIS...

segunda-feira, 16 de março de 2009

PJ de Luzilândia promete bonito espetáculo da Paixão de Cristo


A já tradicional encenação da Paixão de Cristo em Luzilândia este ano promete emocionar ainda mais os luzilandenses. Uma grande estrutura e um elenco já carimbado prometem uma das melhores encenações já vista da crucificação de Cristo em Luzilândia.

Nesta segunda-feira a Pastoral da Juventude divulgou o bunner da peça, que foi produzido pelo estudante Herick Sampaio, filho do Radialista Clauder Sampaio. A "Paixão de Cristo" já é uma das atrações mais esperadas pelos fiéis que escolhem a cidade de Luzilândia para passar o feriado.

Os atores escalados para a peça este ano, já trabalham intensamente nos ensaios para que possam apresentar um bonito espetáculo aos fiéis. A Paixão de Cristo será encenada na sexta feira da paixão, 10 de abril, a partir das 16 h, no patamar da igreja matriz de Santa Luzia.

Entre as principais personagens estão Jesus Cristo, que será interpretado por Marcos; Pilatos interpretado por Daniel Pereira; Maria, será vivida por Janielda Santos; Lucas Britos viverá Herodes e Auristênio Ferreira viverá o anjo Gabriel e o falso Judas.

A Pastoral da Juventude conta com o apoio de alguns patrocinadores que contribuem para a produção desse belo espetáculo. Entre eles estão:

CENTRO CULTURAL TELES DE MENEZES
PREFEITURA MUNICIPAL DE LUZILÂNDIA
RÁDIO DIGITAL FM 98.5
PORTAL LUZILÂNDIA.COM
IRMÃOS CORAGEM LTDA
PRÉ-VESTIBULAR ESTEFÂNIA ABREU
FLORICULTURA VIOLETA
POSTO BRASIL
SUPERMERCADO GARCÊS
ESTRELA MÓVEIS


O espetáculo ainda está recebendo patrocínio. Você também pode fazer parte deste grande espetáculo de fé. Para quem deseja patrocinar, entre em contato com os números (86) 94465449/ 94147050, falar com Lucas Brito ou Janielda Santos.

Arte: Herick Sampaio

LEIA MAIS...

domingo, 15 de março de 2009

Tudo de Blog, Tudo de Bom, Da-lhe Manguitazzzzzzz


O Blog Luzionline vem através deste post especial homenagear uma companheira de escrita e sonhos, uma blogueira de primeira que aos poucos está sendo reconhecida. Kleidianne Nogueira, a Dianne para os íntimos, proprietária e dona do Manguitaz, foi uma das escolhidas pelo concurso do Tudo de Blog e poderá ter seus textos publicados na CAPRICHO.

Há tempos, um certo ex-chefítio nosso fez uma previsão, “a Kleidianne um dia vai escrever para VEJA". Grande coisa a previsão do nosso chefítio da época, quem ler o que Dianne escreve, não precisa ver o futuro para crer que ela é uma grande escritora.

Tá, mas vamos aos fatos, Dianne deu seus primeiros passinhos junto ao Manguitaz e rumo a VEJA,mas antes ela foi selecionada pelo Tudo de BLOG, vai dá uma passadinha pela Capricho... é isso mesmo!! Aquela revista dos sonhos de todas as adolescentes. Dianne, confesso, também lia a Capricho, aprendi a técnica do treinar o beijo no espelho lá, bem que depois descobri que beijar pessoalmente é bem trilegal, mas a técnica me ajudou muito, achei que sabia tudo sobre beijo, depois que li a revista, pelo menos me deu segurança...

Bom Dianne, fica a nossa torcida pelo seu sucesso, que para nós já está garantido.

Veja um pouco dessa história, conheça o Manguitaz

Há pessoas que acham blogs uma grande besteira. Algumas pensavam isso sobre os 'queridos diários'. A minha mãe não.

Ela achava uma graça o tempo que eu gastava escrevendo os meus segredos em diários que ela me dava sempre. Lógico que eu sei que a maior diversão dela era ler escondidinha tudo o que eu escrevia (desculpe mãe, eu só escrevia o que a senhora podia ler pois eu sempre fingia que estava dormindo quando a senhora entrava sorrateira no quarto e seguia direto para o 'esconderijo' do meu diário).

Sempre me incentivou a escrever naqueles caderninhos fofos de páginas ultra coloridas. Dizia que a prática da escrita no diário iria ajudar a me expressar melhor nas redações, que me garantiria uma boa caligrafia... E ela devia ter razão mesmo. Afinal, sempre caprichei na caligrafia e a minha professora de redação do Peniel vivia mostrando os meus textos para os outros professores. Sem contar que tirei a nota máxima na redação do vestibular do CEFET, em 2003.

Depois desse momento "eu me acho", vem a novidade. Não, ainda não... (hehe). Só mais um pouquinho de suspense!

Então, continuando mãe. Houve uma época, no segundo ano que eu estava morando aqui em Teresina, que eu economizava horrores o dinheiro que a senhora me mandava pra poder comprar a Revista Capricho de 15 em 15 dias. Primeiro eu lia tudo. Depois recortava a bichinha todinha e usava pra customizar as minha agendas (já não eram queridos diários, mas eu continuava a escrever as mesmas coisinhas).

O tempo foi passando e as agendas foram perdendo a graça. A última que eu tenho guardada é uma do Smiligüido, a mais colorida que eu tive, acho que de 2005. E não escrevi nem metade das páginas. O resto está em branco lá no fundo da gaveta.

Mas a vontade de escrever não perdi. E foi dessa vontade que surgiu o Manguita. Primeiro com manguitas, depois, por problemas técnicos, manguitaz. De lá pra cá já foram tantos blogs e sobre tantos assuntos. No wordpress, sapo, uol... Meu sonho é ter um no BlogLog(shushushsus). Abandonei todos os outros e fiquei nas mangas.

Foi através do Manguita (linkado no Blog do Dowglas) que eu conheci a Flávia (Geru). Foi através dela que fiquei sabendo das inscrições para o Tudo de Blog da Capricho. E nem ia me inscrever, mas ela me convenceu que não custava tentar. E não custava mesmo, foi divertido responder à pergunta "Qual é o seu pecado predileto?" (era mais ou menos assim). Não gosto de nenhum, mas peco que é uma beleza, então os dedinhos trabalharam bem na produção do texto que foi enviado.

E a novidade já está quase dita! Fui selecionada! Teremos mangas na Capricho. Ainda não dá pra acreditar que foram quase 1.300 blogs inscritos e o Manguita ficou entre os 70 selecionados. E a Geru (que também foi selecionada) ainda me mostrou que sou
Bom, eu que sempre quis tomar o lugar da Valéria Piazza no final da revista, agora posso, pelo menos tentar ter um textinho meu publicado de vez em quando. E essa novidade veio em boa hora. Graças a Deus! Sempre, não é! Tudo o que acontece na minha vida eu devo a Ele!

Pode parecer pouca coisa, mas para mim é um suuuuuuuper presente! Que venham as pautas! Aguardem o Manguita no Tudo de Blog!
Mãe, obrigada pelo incentivo, pelos diários e pela colaboração involuntária para que eu comprasse a minha Capricho querida.

Geru, obrigada por me convencer a fazer a inscrição.

Naty, obrigada por me selecionar!

Já chega que isso nem é o Oscar....


Texto do Manguitaz, acesse!

LEIA MAIS...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Moradores de Assentamentos em Luzilândia ganharão casas

Técnicos da Agencia de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e da Caixa Econômica Federal estiveram em Luzilândia, dia 11 de março, para a assinatura de contratos com os moradores do Assentamento Bela Vista e Santo Expedito. Os contratos visam a construção de 113 casas para todos os moradores dos dois Assentamentos nas mediações do Bairro Novo Oriente.

Os Assentamento Bela Vista e Santo Expedito são formados por antigos moradores das regiões ribeirinhas vitimados pelas águas do Rio Parnaíba em 2004, ano de grande enchente na cidade de Luzilândia. O prefeito da época, José Aguiar Marques assentou as famílias um terreno cedido pelo DNOCS na altura do Morro dos Velhos.

Atualmente, as casas dos Assentamentos são de palha que já se encontram em péssimas condições de conservação. A iniciativa do Governo do Estado, através da ADH e de parceria com a Caixa Econômica Federal, têm como objetivo dá condições dignas para os moradores daquela localidade.


Com Informações do Luzilandiaonline

LEIA MAIS...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Grupo Calunga apresenta “Fanhuca: 18 anos em cartaz”


A Companhia Calunga de Teatro de Bonecos realiza no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de março,show comemorando os 18 anos de apresentação do boneco Fanhuca. O espetáculo acontece no Theatro 4 de Setembro, a partir das 17h.

De acordo com o produtor do show, Chagas Vale, esse é um espetáculo direcionado para o público infantil, mas que agrada pessoas de todas as idades. “A expectativa é que muita gente compareça ao teatro nos dois dias de show”, afirma.

Durante os 18 anos que está em cartaz, o espetáculo já passou por vários partes do País, marcando presença nos estados do Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Já nos apresentamos em diversos locais como praças, escolas, ruas, teatros e até em comícios, disse Chagas Vale.

Nesses 18 anos, o espetáculo protagonizado pelo boneco Fanhuca deu origem ao CD “Coração de Mamulengo”, lançando no ano de 2007. O cd traz músicas com temática voltada para o público infantil.

No repertório estão incluídos as piadas clássicas do repertório do Fanhuca e o espetáculo “As Aventuras de Cassimiro Coco”.

História do Calunga

A Cia. de Teatro de Bonecos Calunga existe desde 1991, tendo ficado conhecida, ao longo de suas apresentações, com outros nomes até que foi batizada, finalmente, de Calunga, termo que significa “boneco” e que segundo o pesquisador Hermilo Borba são as primeiras manifestações de teatro de bonecos que aconteceram no Piauí.
Desde então tem realizado espetáculos em teatros, escolas, instituições e espaços alternativos em vários estados do Brasil, além de desenvolver contínuo trabalho de realização de oficinas para estudantes, educadores e artistas em várias cidades do Piauí.

Contatos:Produtor – Chagas Vale – 9928-3383

Fonte: Assessoria

LEIA MAIS...

terça-feira, 10 de março de 2009

119 anos: Luzilândia ganha Telecentro Comunitário e Assentamento Palmares ganha escola

Para celebrar o aniversário de Luzilândia a Prefeitura Municipal preparou uma grande festa com inaugurações e celebrações. Entre elas se destacam duas conquistas para a comunidade local, a criação do Telecentro Comunitário técnico José Costa Couto e da Unidade Escolar Bernardo Sabino na Comunidade Assentamento Palmares.


O Telecentro Comunitário, que recebeu merecidamente o nome do técnico José Costa Couto, conta com 11 computadores e vai oferecer curso de qualificação profissional em informática para toda população, especialmente para os mais pobres. O projeto faz parte da campanha “Inclusão Digital”do Governo Federal.

Em seu discurso deinauguração, a prefeita Janainna Marques ressaltou a importância do centro para a comunidade e destacou a merecida homenagem a José Costa Couto, um dos pioneiros em trazer a tecnologia para a cidade de Luzilândia.

A família do Senhor José Costa se diz honrados com a homenagem feita ao patriarca, é o que destaca o filho do homenageado James Costa, “Para a nossa família isso foi um motivo de muito orgulho, pois tivemos nosso patriarca reconhecido, ele é uma pessoa que sempre olhou para o futuro, sempre gostou de novas tecnologias e praticamente apresentou o computador à Luzilândia”, explica.

James Couto também destacou a importância da inclusão dos jovens na Era digital, “a criação do centro em Luzilândia é excelente, pois com ele os jovens estarão tendo acesso às tecnologias que movimentam o mundo”, diz.

Dando continuidade às comemorações ao aniversário de Luzilândia foi inaugurada na Comunidade do Assentamento Palmares, a Unidade Escolar Bernardo Sabino. Uma grande conquista para a comunidade, que terá na escola a facilidade para a educação de seus filhos.

Fotos: Lucas Brito

LEIA MAIS...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Luzilândia completa 119 anos de emancipação política


Luzilândia completa 119 anos de emancipação política nesta terça-feira, 10 de março. Uma grande festa está sendo preparada e esperada pela população luzilandense. Serão 119 metros de bolo e uma bonita festa na Praça João José Filho que celebrarão a costumeira cultura do Pão e Circo.

A política do Pão e Circo foi institucionalizada na Roma antiga para controlar possíveis mobilizações da sociedade contra a “ordem” estabelecida pelo Estado. Em Luzilândia essa “ordem” é exercida pelo pão de cada dia e pelos circos costumeiros, sempre tão esperados por aqueles que não conseguem o pão mensal, esses se contentam com o a alegria, mesmo que passageira proporcionada pelo Circo.

A programação do Aniversário de Luzilândia

Terça-feira- 10 de Março

7h – Missa em Ação de Graça ao Aniversário de Luzilândia
Local: Igreja de Santa Luzia

9h – Ato cívico com desfile da Guarda Municipal e pronunciamento de Autoridades.

10h – Corte do bolo de 119 Metros
Local: Avenida Presidente Vargas

11h – Inauguração da Unidade Escolar Bernardo Sabino
Local: Assentamento Palmares

22h Show Musical com a banda Forró Bandido
Local: Praça João José Filho



Parabéns Luzilândia! Que teu destino esteja traçado na vontade do povo e esperemos que essa seja a voz de Deus.


Arte: Assessoria da Prefeitura

LEIA MAIS...

domingo, 8 de março de 2009

Por que se comemora em 08 de Março o dia Internacional da Mulher?


As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Os nossos parabéns as todas as mulheres pelas conquistas alcançadas ao longo da história! Que a ignorância seja superada pela sensibilidade e delicadeza feminina!

Foto e Fonte: Web

LEIA MAIS...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Cartão do Bolsa Família encontrado em Boca de Fumo era de Luzilândia


No ultimo dia 03 de março a polícia de Parnaíba apreendeu em uma boca de fumo, na residência de um homem identificado como Fabiano Alves, o Big Louro, um cartão do Bolsa família que supostamente estaria sendo usado como garantia para a obtenção de drogas.

A Prefeitura de Parnaíba divulgou nota de esclarecimento em relação à apreensão feita pela polícia civil. De acordo com informações da Nota de Esclarecimento, o cartão do Bolsa família, encontrado na Boca de Fumo, havia sido cadastrado na cidade de Luzilândia.

Em Nota a gerente do Programa em Parnaíba, Patrícia Lages explica que são os usuários dos cartões os responsáveis pela guarda e utilização deles. Ela também anunciou providências determinadas pela Prefeitura.

Nota de esclarecimento na íntegra

A Prefeitura de Parnaíba, através da Gerência do Programa Bolsa Família, vem a público com as seguintes informações a respeito de notícias veiculadas nos meios de comunicação a respeito da apreensão de um Cartão do Programa Bolsa Família em poder de uma pessoa acusada de tráfico de drogas.

A Prefeitura de Parnaíba encaminhou às Polícias Civil e Federal, pedido de informações detalhadas quanto à quantidade de cartões apreendidos e seus respectivos beneficiários. A chefia do Programa Bolsa Família identificou que o cartão foi cadastrado na cidade de Luzilândia (PI). A Prefeitura de Parnaíba esclarece ainda que os municípios são responsáveis pelo cadastramento e que cabe aos usuários a sua guarda e utilização.

Com base nas informações a serem recebidas das Polícias Civil e Federal, a Gerência do Programa Bolsa Família em Parnaíba tomará providências para o bloqueio imediato do cartão ou cartões utilizados de forma irregular.

Parnaíba, 03 de março de 2009.

Patrícia Lages
Gerente do Programa Bolsa Família em Parnaíba (PI)

LEIA MAIS...

terça-feira, 3 de março de 2009

Projeto Ecoar em defesa do Meio Ambiente em Luzilândia


A preocupação com o Meio Ambiente vem sendo pauta de grandes projetos que visam a conscientização da importância de se preservar a natureza. Em Luzilândia o movimento Ecoar, liderado pelo Professor João de Deus, tem como objetivo essa conscientização e pretende levar à população a importância de se preservar.

Essa preocupação com o meio ambiente vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado sérios problemas de degradação ambiental. Caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta poderão ser gravemente comprometidos.

É com essa consciência que cada vez é maior o número de adeptos na luta pela conservação da natureza. Em Luzilândia, o Projeto Ecoar vem com a proposta que promete viabilizar projetos que leve a população a ter essa consciência.

Foram lançadas recentemente blusas que é a primeira ação do Projeto. Esperemos que o movimento não pare por aí, a exemplos de outros que começaram forte e não prosseguiram devido à falta de compromisso e seriedade dos envolvidos.

Como ‘alguém’ já disse, “Na educação, reside a única esperança de se evitar a total destruição da natureza”. Que a educação possa ser, então, a base de conscientização de que a natureza é um dos maiores bens deixados por Deus para a Humanidade. Vamos Cuidar do que é Nosso!!

LEIA MAIS...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Domingão do Faustão gravará show de Maria da Inglaterra


Maria da Inglaterra será a estrela do Teatro João Paulo II, amanhã (03/02) a partir das 18h. Ela vai fazer um show com as músicas do novo CD "Alegria de Viver", produzido com o apoio da Lei A. Tito Filho, da Prefeitura Municipal de Teresina.

No show, além de sua banda completa, a cantora que veio da cidade Luzilândia terá participação da equipe do programa Domingão do Faustão, que vai gravar o evento e mostrará em rede nacional como Maria da Inglaterra é uma personagem importante para a cultura piauiense.

Compositora e uma das artistas mais conhecidas do Piauí, Maria da Inglaterra está com o novo CD pronto e no show que fará amanhã, 3, à noite, vai trazer as músicas do novo trabalho, como "Saudade", "Eu tô no samba", "Baião do cajueiro", "Pesquisação", "Mariazinha", "Chuva de amor", "Moreninha atrasada", "Pancada da Ponte", "Piripiri", "São João do Coração", "Onde vende o pensamento", "Viajar com o meu amor", "Xote do motorista".

O disco tem participação de João Cláudio Moreno, Adelson Viana e Lázaro do Piauí. O show conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A entrada é franca.


Fonte: SEMCOM

LEIA MAIS...

Deputado Ismar Marques pede Audiência Pública para discutir distribuição de Gás Natural

O deputado luzilandense, Ismar Marques(PSB), solicitou a realização de Audiência Pública para discutir as dificuldades na distribuição de Gás Natural em Teresina. A audiência será realizada no dia 28 de abril, às 15 horas, na Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente com a presença de representantes de seis órgãos distribuidores do produto.

A distribuição do Gás Natural Veicular no Piauí ocorre através de uma parceria entre a Petrobrás, em Fortaleza e Teresina, através de carretas, mas o fornecimento tem sido suspenso durante 20 dias, em razão de defeitos nos equipamentos dos postos especializados.

Consumidores do Gás Natural Veicular denunciaram irregularidades na distribuição do produto. Os postos, conforme a denúncia, funciona aos sábados até as 13 horas e fecham aos domingos.

No Piauí, segundo o deputado Ismar Marques, o Gás Natural Veicular é consumido por 600 motoristas de táxis e veículos particulares. O metro cúbico do produto é adquirido no Piauí ao preço de C$ 2,50.

O deputado informa que no Ceará custa R$ 1,74; no Rio Grande do Norte R$ 1,79, na Paraíba R$ 1,81, em Pernambuco custa R$ 1,84, na Bahia R$ 1,76 e em Sergipe o metro cúbico do Gás Natural Veicular é comercializado a R$ 1,79.

A Audiência Pública deverá discutir o alto preço do produto em relação aos demais estados do Nordeste, para conseguir a redução desse valor. Deverá buscar a correção na distribuição do produto em nosso estado e estabelecer novo horário no funcionamento dos postos em Teresina.

LEIA MAIS...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP