quarta-feira, 30 de julho de 2008

Essa crítica merece ser lida! Vejam

Essa foi uma crítica feita no blog de uma companheira de lida. Um talento do jornalismo que escreve bem melhor que muitos jornalistas 'formados'( ela é apenas estagiária). Como disse um conhecido nosso: Ela deveria escrever para a Veja!! E não duvide, talento ela tem,pena que talento no Piauí não conta muito, é só olhar nos canais de TV locais e nos muitos blogueiros que andam por aqui! Quem duvida acesse www.manguitas.blogspot.com
e comprove o que afirmo, se não gostar, paciência, você já deve ter se acostumado com as pérolas do Piauí.

Lei seca molhada de sangue

Não menosprezo o sofrimento de quem perdeu uma perna, os movimentos, um amigo ou parentes em acidentes de trânsito provocados por pessoas embriagadas. No entanto, a famosa "Lei Seca", recentemente tão badalada na vastidão tupiniquim, tem servido a propósitos não tão honrados quanto diminuir as estatísticas dos acidentes de trânsito.


1 - A PRF agora TÁ NA MÍDIA!

. Começaram proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais situados às margens das rodovias federais. No começo deu certo: muita fiscalização, notificações, cancelamento do tradicional baile de carnaval da AABB de Teresina - ;)

- ... Aquele auê! Mas eis que surge uma luz no fim do túnel. Ou melhor, uma alternativa nos fundos dos estabelecimentos. [Entenda o caso: Se atrás do tal estabelecimento comercial existe uma outra via pública que não seja da jurisdição federal, a venda da manguaça está liberada! Lá nos fundos! Diferença, hein?!]
A partir de então, nenhum produtor (nem mesmo estagiários de produção) entraria em contato com os agentes da PRF para esclarecimentos sobre as operações... A PRF caiu no esquecimento (excetuando-se algumas apreensões habituais de drogas, madeira e peixe. Ah, e uns casinhos de transporte irregular de passageiros. nada novo)

. Quando já estava se acostumando à vida monótona de ex-BBB que não emplacou uma carreira de atriz na globo (no máximo, apresentadora da RedeTV!), a PRF recebe um convite irrecusável! Como era irrecusável, ela aceitou e tornou-se a protagonista de uma novela que tem sido sucesso de audiência entre o público masculino, num país acostumado a classificar novela como programação para donas-de-casa e moças-cabeça-oca-que-não-têm-nada-melhor-pra-
fazer (até têm, mas não perdem o próximo capítulo por nada). A incrível novela "Lei Seca", em que a trama principal se desenrola a partir da célebre frase (célebre nada, acabei de inventar):

"No país de todos, três por um dá cana".

[Entenda o caso de novo: 3 decigramas de álcool por 1 litro de ar expelido no bafômetro e você é preso em flagrante!]

Protagonista absoluta, a PRF conta com coadjuvantes que enaltecem a sua brilhante atuação:

* Jornalismo: par romântico perfeito; cada momento com a PRF é eternizado em uma matéria; cada operação, cada prisão, cada multa fazem desse relacionamento o mais esplêndido dos últimos tempos (menos, exagerei! A ex do Jornalismo - Isabela Nardoni - volta e meia tenta uma reaproximação). Nem mesmo o affair do Jornalismo com a PF - Satiagaha - conseguiu minar esse relacionamento que tem se mostrado bastante sólido.

* Estrutura (a falta dela): essa é celebridade! Quando se viu sem renovar o contrato com a Globo, a PRF desistiu da Oficina de Atores e já estava até pensando em ser DJ. Por isso, o convite para protagonizar a Lei Seca pegou a pobre acomodada de surpresa. Foi o jeito levar a sua amiga Estrutura pra atuar junto, mesmo sem preparo. Às duas, falta de tudo, um pouco. Uns bafômetros aqui, algumas viaturas alí, um efetivo acolá... ingredientes que aumentam a audiência da novela, lógico!

* Vilões: vez por outra aparecem uns vilões de meia tigela na história. Uns especialistas que ficam espalhando por aí que a embriaguez não é o único problema do trânsito brasileiro. Nada páreo para a atuação primorosa da PRF. Afinal, os números divulgados indicam (além do aumento da audiência) uma redução considerável no número de acidentes após a estréia de Lei Seca. Não é mesmo? (alguém confirma pra mim, por favor, que tenho dormido cedo e perdi alguns capítulos da novela).
2 - Eu agora TENHO MÍDIA!

. Operação da PRF; Tire suas dúvidas sobre a Lei Seca; Fulano foi preso por dirigir sob efeito de álcool; Bares criam alternativas para não perder a clientela... Nossa, isso dá muito acesso! Sem contar que é um texto básico e óbvio: você pode salvar e mudar só a data, local da operação, o nome do cabra e a quantidade de álcool. Pronto! O estágio segue em frente!

3 - Finalmente, algo sobre o TÍTULO DO TEXTO!

. É o seguinte: Se beber, não dirija! Mas caso queira esfaquear alguém, sinta-se à vontade! E nem precisa provocar acidente, pode ser de propósito mesmo! É a moda de sempre, no Piauí e alí do lado, em Timon: algumas rodadas de pinga terminam em facada! Talvez, a Lei Seca já tenha uma nova fase e a gente nem sabe.

Vem aí, a campanha preventiva que você esperava:

Se beber, não esfaqueie!

LEIA MAIS...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

A 2° Edição do Luzifolia foi um Sucesso! Veja as Fotos

O Melhor carnaval fora de época da Região





A 2° Edição do Luzifolia foi um sucesso e já se consagra como um dos principais carnavais fora de época do baixo Parnaíba. O evento em Luzilândia arrastou cerca de 20 mil pelo Corredor da Folia localizado na Avenida João Batista Pinto.





O carnaval fora de época da cidade de Luzilândia já se tornou um dos grandes eventos da região. Uma multidão percorreu o corredor da Folia, guiados pelo Trio Elétrico e embalados pelas Bandas Capilé e Tony Balada e a Banda Nairê que animaram os Foliões nas duas noites do evento e não deixaram ninguém ficar parado.





No primeiro dia do evento os foliões só voltaram para casa quando o sol iluminou o corredor da folia, e durante todo o domingo a cidade ficou em ritmo de festa, prévia para a ultima noite do evento. E engana-se quem achou que os foliões não teriam mais fôlego para suportar mais uma noite do evento, a multidão mais uma vez acompanhou o Trio no Corredor da Folia e muitos só voltaram para casa com o raia do dia.





Outro fato que impressionou foi a quantidade de Turistas atraídos pelo o evento. O que torna o Luzifolia um bom negócio para o Turismo da cidade. É o que garante o estudante Auristênio Silva que aproveitou o evento para vender bebidas em um carrinho improvisado e lucrar o ‘seu’ com evento, ‘ o Luzifolia trás prestígio a cidade, e quem ganha são os luzilandenses que podem aumentar sua renda nesse dois dias’, diz.




Veja mais fotos

LEIA MAIS...

terça-feira, 15 de julho de 2008

Luzilândia Comemora a maturidade do 'Eca'


O estatuto da criança e do adolescente está completando seus 18 anos de criação.

O Conselho Tutelar de Luzilândia realizou na manhã de hoje uma caminhada pelas principais avenidas da cidade, em comemoração aos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. O movimento reuniu autoridades locais e a classe estudantil do ensino público da cidade.

O presidente do Conselho Tutelar em Luzilândia,Wagner Santos, disse que esse movimento é realizado em todo País e, comemora a conquista do Estatuto que garante as crianças e aos adolescentes direitos e deveres assegurados por lei. Em Luzilândia, a caminhada idealizada pelo Conselho Tutelar, reuniu Ministério Público, Promotoria de Justiça, sindicatos, professores e alunos.

Wagner Santos explica que um dos objetivos da caminhada foi chamar atenção para a educação como formadora de cidadãs consciente de sua responsabilidade social. Outra questão defendida foi a participação dos Pais no desenvolvimento educacional da criança e do adolescente, ‘ a educação é um dos direito básicos assegurado por lei e o Conselho Tutelar em Luzilândia também procura garantir a educação para essas crianças’, diz.

Porém, Wagner Santos destaca as dificuldades enfrentadas pelo Conselho em garantir os direitos desses jovens. Segundo ele, falta estrutura, apoio e compromisso dos gestores, tanto municipal como estadual, ‘em seus cinco nos de existência o Conselho tem lutado muito por sua sobrevivência, mas apesar das dificuldades enfrentadas, nós nos orgulhamos do trabalho desenvolvido’, afirma.

LEIA MAIS...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

ProUni divulga convocados em 2ª chamada



ProUni divulga convocados em 2ª chamada O Programa Universidade para Todos (ProUni ) do Ministério da Educação (MEC), do governo federal, divulgou nesta segunda-feira (14) a lista de pré-selecionados na segunda chamada para bolsas de estudos para o segundo semestre em instituições particulares. Clique aqui para consultar os selecionados:

Convocados em 2ª chamada do ProUni

Entre essa segunda-feira e o dia 18 de julho, os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições nas quais foram selecionados para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A terceira chamada será anunciada no dia 24 de julho.

Segundo o MEC, neste processo seletivo, 208.181 candidatos se inscreveram para concorrer às 119.529 bolsas (45.198 integrais, 15.196 parciais e 28.882 adicionais -sem isenção de impostos para as instituições) que o ProUni oferece. Também são distribuídas 30.253 bolsas complementares de 25% do total da mensalidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.mec.gov.br/prouni.


Quem participa do programa
Para participar, o candidato precisa ter obtido média de no mínimo 45 pontos nas provas de redação e objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. Para fazer a inscrição era necessário informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Só podem se inscrever os candidatos que não tenham curso superior e que estejam em alguma das seguintes categorias:

Cursou ensino médio completo na rede pública.
Cursou ensino médio completo como bolsista de instituição particular.
Cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente como bolsista.
É portador de deficiência.
É professor da rede pública.

As bolsas oferecidas pelo ProUni são as seguintes:
ntegral - para quem tem renda familiar mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 622,50).

Parcial de 50% - para quem tem renda familiar mensal por pessoa de até 3 salários mínimos (R$ 1.245).

Complementação de 25% - para quem tem renda familiar mensal por pessoa que não exceda os 3 salários mínimos (R$ 1.245).

Com informações do MEC

LEIA MAIS...

Piauiense é convocada para a Seleção Brasileira Sub-17



Piauiense é convocada para a Seleção Brasileira A Federação de Futebol do Piauí recebeu na quinta-feira comunicado oficial da CBF da convocação da atleta Silvana Pereira Silvestre, a Tuquinha, pertencente à Sociedade Esportiva Tiradentes, para compor o grupo que vai iniciar os preparativos para a disputa do Mundial de Futebol Feminino, categoria Sub-17 que será realizado na Nova Zelândia no período de 28 de outubro a 16 de novembro.

Ontem o clube recebeu a comunicação oficial e já está preparando toda documentação da atleta que deverá se apresentar no dia 21/7 às 12h, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Tuquinha que foi destaque do Tiradentes na dispuita da Copa do Brasil de Futebol Feminino, passará um período de dez dias de treinamentos, com o grupo, na Granja Comary.Este será a primeira etapa de treinos estabelecida pelo treinador Marcos Gaspar.

Com 17 anos, Tuquinha começou praticando o futebol feminino no Bonsucesso, do bairro Dirceu Arcoverde, tendo depois se transferido para o Tiradentes, onde veio a disputar a Copa do Brasil de Futebol Feminino tendo se destacado na competição, principalmente na fase final, em Brasília. Suas atuações chamou atenção da comissão técnica da seleção brasileira.

Muito tímida, Tuquinha é uma adolescente ainda com jeitinho de criança, mas pratica um futebol de adulto. Quem afirma é o seu atual treinador Elivaldo Morais. Ele diz não ter dúvida de que ela será titular na seleção brasileira, embora ainda veja alguma discriminação com o futebol feminino do nosso Estado. 'Se derem oportunidade ela garantirá uma vaga entre os titulares. Ela é uma garota determinada e tem um futuro pela frente', disse.

Depois que tomou conhecimento que poderia ser convocada para a seleção brasileira que vai disputar o Mundial, Tuquinha vem treinando, em dois expedientes, sob o comando de Elivaldo Morais.

DP

LEIA MAIS...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Prefeita de Luzilândia é destaque em matéria nacional


G1: Prefeitos do PI buscam 4º mandato consecutivo

Prefeitos do Piauí encontraram uma maneira de exercerem três mandatos consecutivos e ainda concorrerem a um quarto mandato. Eles disputam a reeleição em municípios que deram origem a outras cidades, onde já foram eleitos por duas vezes.

Esses políticos se aproveitam de uma brecha na Lei Eleitoral para disputar quatro eleições municipais majoritárias seguidas. São eleitos prefeitos em cidades desmembradas de outras, reeleitos no pleito seguinte, e deixam o cargo seis meses antes para se candidatarem nos municípios de origem.

Por meio dessa estratégia, alguns prefeitos piauienses que estão no poder desde 1996, vão agora em busca de nova reeleição para conquistarem o quarto mandato consecutivo.

'É uma brecha na legislação para o terceiro e até o quarto mandato seguido, considerando que a população é a mesma. Por esse motivo, acho que esses gestores não deveriam se candidatar', afirmou o procurador eleitoral Marco Túlio.

Para o procurador, a prática merece estudo, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem decisão sobre fatos semelhantes. "Portanto, até a Corte suprema se pronunciar, não há nada que impeça esse tipo de atitude", completou.



Caminho inverso

Só que nos casos piauienses, os prefeitos fizeram o caminho inverso: saíram de municípios desmembrados e se elegeram nos municípios de origem. Quanto à residência, geralmente já possuem casa nos municípios de origem, o que evita os limites da lei.

A prefeita Janaína Marques, que comanda o município de Luzilândia (234 km ao norte de Teresina) há quatro anos, vai em busca de mais um mandato. Só que antes de ser a chefe do poder Executivo do município, ela foi prefeita por dois mandatos em Joca Marques, cidade desmembrada de Luzilândia há menos de 20 anos.

'Vou novamente tentar me eleger em Luzilândia para dar continuidade ao que comecei em 2004 e que não deu tempo de fazer", disse Janaína, salientando que só renunciou à prefeitura de Joca Marques, em abril de 2004, para disputar a eleição em Luzilândia, após consultar as lideranças e os munícipes.

Já o prefeito de Campo Maior (84 km ao norte de Teresina), João Félix de Andrade Filho, falou que não sentiu constrangimento algum em deixar a prefeitura de Jatobá do Piauí, há quatro anos, para disputar o cargo na sua cidade-mãe.

'Pelo contrário, saí de lá homenageado por várias entidades nacionais como um dos melhores prefeitos do Brasil, tudo graças ao trabalho que desenvolvi', declarou, acrescentando que na época ainda conseguiu eleger seu primo como sucessor na cidade de Jatobá do Piauí.

Outros quatro prefeitos piauienses seguiram o exemplo e buscam o terceiro mandato consecutivo, sendo o primeiro na cidade que deu origem aos municípios que governavam. Eles deixaram o cargo nas cidades em que foram reeleitos em 2004, no último dia 5 de abril, prazo final para quem pretendia disputar as eleições municipais deste ano.

Foto: Cidade verde
G1

LEIA MAIS...

Preciso escolher quem vive ou morre, afirma médico


Médicos que trabalham da Maternidade Dona Evangelina Rosa denunciam a falta de estrutura e boas condições de trabalho que são oferecidos na maternidade. Os médicos revelam que, às vezes, precisam escolher também quem vive ou quem morre.

Segundo denúncias feitas pelos próprios médicos da maternidade, a falta de estrutura é o mais grave e antigo problema do local. No centro cirúrgico da maternidade as mesas estão enferrujadas, o chão está deteriorado, as paredes sujas e as instalações elétricas com problemas. Na lavanderia a máquina que serve para passar roupa está quebrada há vários meses. A falta de infra-estrutura prejudica o trabalho da equipe médica, as roupas usadas por eles estão cheias de buracos e remendos.

Todos esses problemas afetam o andamento da maternidade. O número de leitos, por exemplo, não é suficiente para atender a demanda de pacientes. O médico Joaquim Vilarinho afirma que falta apoio do poder público, 'temos alguns problemas que são de fundamental importância como a UTI neonatal, por exemplo. A maternidade formou um espaço para 20 leitos e até o momento só funcionam 10, que já havia na maternidade', denuncia.

O médico afirma que esses dez leitos são insuficientes para atender a demanda. 'Muitas vezes nós temos que escolher quem vamos atender, existindo a possibilidade da criança morrer dentro ou fora do útero', diz.

A direção da maternidade reconhece o problema e diz que a escolha na hora da fila existe, mas que esse problema é considerado normal em maternidades públicas do país. 'Essa história da escolha infelizmente se faz isso sempre, não começou agora e não vai terminar. Nós precisamos sempre definir critérios de internação porque não temos condições de internar todos que eventualmente precisem', diz Francisco Passos, diretor da maternidade.

veja as fotos

Fonte style="font-weight:bold;">Portal da Clube

LEIA MAIS...

Greve dos Correios: PROCON alerta consumidor



PROCON alerta sobre o que fazer sobre as contas que não chegam às residências

A direção da empresa de Correios e Telégrafos afirma que a lei que determina que 50% dos funcionários trabalhem durante a greve não tem sido cumprida no Piauí. Enquanto isso, as correspondências se acumulam nas agências e as contas não chegam às residências. Nestes casos o PROCON orienta o consumidor como agir.

O Tribunal Superior do Trabalho determinou que o comando de greve dos empregados dos Correios mantenha pelo menos 50% dos empregados trabalhando. O Comando de Greve garante que a liminar TST está sendo Cumprida e que o problema seria a grande adesão dos carteiros ao movimento, 'Mesmo que estejam em plena atividade a carga completa
não está chegando aqui no Piauí como deve chegar, tanto as vias aéreas como as terrestres estão vindo todas pela metade', afirma o delegado sindical, Apolinário Feitosa.

Os consumidores que não receberam os extratos das contas em casa devem procurar outras formas de pagamento. O alerta é do PROCON - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor - que também está orientando as empresas para que o consumidor não seja penalizado.

A Coordenadora do PROCON no Piauí, Graça Monte, orienta o consumidor a solicitar das empresas que sejam enviadas por fax, e-mail ou mesmo mensagens de celular o código de barras para que o consumidor possa pagar suas contas. Graça Monte também faz uma alerta para as empresas que devem avisar seus clientes sobre formas de pagamento para que o consumidor possa cumprir com suas obrigações, 'A empresa também tem suas responsabilidades, assim como o consumidor, os dois devem procurar a melhor forma de entendimento para que ninguém saia prejudicado', diz.

Foto: Ilustrativa
PAN

LEIA MAIS...

Detentos do Piauí poderão se inscrever no ENEM


Detentos do Piauí poderão se inscrever no ENEM A Secretaria de Justiça do Piauí e a Coordenação do projeto 'Educando para a Liberdade' vai encaminhar as inscrições para o ENEM de presos das penitenciárias do Piauí que já concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio. A Secretaria da Justiça, através da Coordenação do projeto vai encaminhar as inscrições dos detentos ao Ministério da Educação.

Os diretores de presídios do Piauí, onde há presos que já concluíram o ensino fundamental assinaram termos de compromissos com o MEC e inscreveram os detentos. Os estabelecimentos prisionais receberam, pelos Correios, os quites com as fichas de inscrição, cartilha do Inscrito no ENEM 2008 e publicações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio para orientar os educandos sobre as avaliações.

O projeto 'Educando para a Liberdade' desenvolvido pela Secretaria de Justiça, existe desde 2003 e atende 500 detentos em todo sistema penitenciário do Piauí. O projeto atua na elevação de escolaridade dos detentos e além da educação formal, oferece oficinas de capacitação, cursos profissionalizantes à distância, cursos de artesanato, cuja comercialização é revertida em renda para as famílias dos detentos.

A Coordenadora do Projeto, Carla Maia, afirma que o projeto garante os direitos previstos e na lei de execução penal que prever aos detentos os seus direitos garantidos pela Constituição Federal, 'o objetivo do projeto
é de reinserir o preso à sociedade e garantir a educação e os benefícios
àqueles que obtêm êxito', justifica Carla Maia.

Foto ilustrativa
PAN

LEIA MAIS...

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Rádio TopWeb: A rádio de Luzilândia na Internet


Os luzilandenses que moram longe da sua cidade natal, podem matar a saudade através da nova tecnologia digital empregada na rádio TopWeb, de Douglas Sampa. O site, recentemente lançado, leva música e informação ao mundo inteiro através do sistema digital de transmissão.

Além de ouvir e baixar as suas músicas preferidas, no site você pode conferir os programas feitos com uma equipe de locutores profissionais, produtores de alta patente. E ainda, mandar recado, interagir e matar a saudade dos amigos de Luzilândia.

E se você é empreendedor, ainda pode ter a sua marca divulgada em todo o País. O site conta com pessoal treinado que divulgam de forma dinâmica o seu produto. Você atinge seu público alvo, e em pouco tempo você sente o retorno.

Então acesse www.luzilandia.com e confira!

LEIA MAIS...

Piauí: Lei vai tornar Gás de cozinha mais barato


Foi aceita pela Comissão Técnica da Assembléia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado Antônio Felix que obriga as distribuidoras disponibilizem botijões de gás de vários pesos. Na sessão de hoje na Alepi, o deputado agradeceu ao pela aprovação de projeto de sua autoria.

Segundo o deputado, os botijões de gás com peso que variam entre 13 kg, 8 e 5kg dariam a classe mais pobre da população a possibilidade de ter acesso ao produto. Ele disse que apresentou o projeto baseado na experiência de Manaus, onde 25 % da população não podiam comprar o gás, tendo sido esse o percentual de aumento nas vendas, depois do fracionamento.

Agora o Projeto aguarda a sansão do Governo para que a lei entre em vigor. Após aprovado, as distribuidoras terão até doze meses para se adequarem a nova legislação. As empresas que não se adequarem a nova lei poderão ser punidas.

Em seu pronunciamento o deputado disse acreditar na sanção governamental de seu projeto, pelo que ele representa para as camadas mais pobres da população. O projeto vai obrigar também, que os fornecedores ao emitir a nota fiscal, façam a pesagem do botijão no ato da venda.

LEIA MAIS...

terça-feira, 1 de julho de 2008

Aumenta o número de fraudes em TTCs no Piauí


Promotora alerta para punições à compra de TCC no Piauí
As análises feitas pelos professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em monografias de Conclusão de Curso Superior estão sendo mais rigorosas. Isso porque o número de fraudes descobertas nos trabalhos vem aumentando nos últimos anos.

No ano passado a TV Clube exibiu uma reportagem onde se comprovava a compra de monografias, o caso foi denunciado, mas não foi aberto inquérito. Na matéria, a gravação de uma conversa mostra como funcionava o esquema de vendas de monografias.

Depois de ver o material, a Polícia Federal começou a investigar o caso a pedido do Ministério Público, mas não abriu inquérito porque não há lei que proíba a venda. Apenas quem adquire pode ser penalizado.

Somente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nove alunos já foram reprovados em Trabalhos de Conclusão de Curso, por ser comprovado que as autorias não eram dos mesmos. Mas, nenhum responde a processo Judicial e a todos foi dada uma nova chance de realizar novos trabalhos.

A Promotora de Justiça, Rita Teixeira, explica que a pessoa que compra e apresenta essa Monografia, como sendo sua em uma instituição de ensino, está praticando um ato ilícito, 'O que ela está praticando é o estelionato, ela está apresentando um documento não sendo dela alegando de sua autoria', diz

A promotora também explicou que a pessoa que está produzindo os trabalhos e colocando a venda, mesmo praticando uma conduta amoral, não está praticando um crime porque, 'mesmo sendo uma atitude antiética não se pressupõe crime. Para ser crime essa prática precisa molda-se a uma figura penal prevista em lei, e não existe essa figura', afirma a promotora Rita Teixeira.

O pró-reitor de ensino e graduação da UFPI, Nilton Freitas, diz que com o uso da Internet essa prática vem aumentando, mas os professores estão sendo treinados a usar um programa de computador que detecta a fraude, 'os professores também estão sendo orientados para que além de provas, os trabalhos realizados exijam mais participação e interação dos alunos', diz.

LEIA MAIS...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP