segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Semana de Arte homenageia personalidades de Luzilândia



Sábado(29/12/2007) aconteceu no patamar da Igreja de Santa Luzia a XIII Semana de Arte em Luzilândia, organizada pelo escritor, poeta e professor Ivanildo di Deus. O evento que teria continuidade no domingo foi interrompido pela queda de energia.



Este ano o evento comemorou 20 anos e trouxe a presença de artista da terra e convidados de outras regiões do baixo Parnaíba. Na oportunidade foram homenageados algumas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico da terra. Eles receberão o prêmio ‘Noé Bezerra do Vale’, pai do artista Chagas Vale, diretor da Fundação Cultural do Piauí.



Dentre as personalidades homenagiadas, a prefeita de Luzilândia Janaina Marques, o presidente da Acil Junior Esplanada, O diretor da Rádio alternativa Edilson Teixeira, Pe Ribeiro, professora Luzia Teixeira entre outros.



O público se divertiu com a apresentação de Chagas Vale e Jota, Jotinha e Jotão e vários discursos marcaram, segundo Ivanildo di Deus, a ultima realização da Semana de Arte em Luzilândia, que por 20 anos alegrou e revelou artistas da Terra.



‘O evento ao longo desses 20 anos influenciou muito na cultura local, tivemos vários frutos que renderam e se destacam no estado. De influencia positiva nas próprias ações culturais desenvolvidas pelo estado em termos cultural poderemos destacar o companheiro Chagas Vale que está na direção da Fundação Cultural do Piauí, na educação, temos o primeiro doutor de Luzilândia Cleber di Deus, que fazia parte da geração onuzista, poderíamos destacar a instalação do Campus da Uespi que era uma luta nossa e por conseguinte o número de estudante que conseguiu ter uma diploma superior, todas essas ações influenciou bastante no resgate da identidade cultural de Luzilândia, declarou o poeta Ivanildo di Deus.



Fotos: Lucas Celebridades/Pan

LEIA MAIS...

Um Ano Novo repleto de Paz, amor e realizações

A todos que ajudaram por acreditarem no meu trabalho;
A todos que incentivaram e apoiaram;
A todos que criticaram;
A todos que me subestimaram;
A todos que me acolheram;
A todos que eu amo;

Desejo que continuem me apoiando, incentivando e criticando, só assim buscarei com mais fervor, sabedoria e humildade alcançar meus objetivos;

Felicidades a todos! E tudo de bom que a vida possa proporcionar, aqueles de boa vontade!
Amém

LEIA MAIS...

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Que papai noel traga um saco cheio de amor, esperança, sáude e paz aos homens de boa vontade! Feliz Natal!

Confira a beleza da ornamentação natalina da cidade de Luzilândia



Praça de Santa Luzia


A àrvore de natal da Praça de Santa Luzia


A Igreja Matriz recebeu uma das belas ornamentação natalina dos últimos anos



Coral Infantil, apresentação na noite de Natal

Distribuição de brinquedos às crianças da comunidade

Fotos: Hildengard Meneses

LEIA MAIS...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Meninos da AMARE Cantam pelas Crianças da Periferia

Seguindo uma antiga tradição cristã, meninos da amare se vestiram, nos dias antes do Natal, como reis magos e foram aos comércios da cidade de Esperantina. Nesta ação “Cantores da Estrela” eles desejaram um Feliz Natal e cantaram e tocaram, com violão e flautas doces, belas músicas natalinas como Jingle belles, Ave Maria, Noite Feliz.



Os menores pediram brinquedos, alimentos e roupas para as crianças pobres da periferia que não têm como rir, não têm o que comer ou vestir. ‘Alguns esperantinenses se emocionaram e choraram ao ver esse sinal tocante de amor ao próximo em tempos tão sombrios. Os meninos da amare são estrelas - guias na noite do apagão moral e cívico do país’, declara Johannes Skorzak.

LEIA MAIS...

Ong dá esperança aos jovens da periferia de Esperantina

Mantidos por voluntários da Alemanha, a Amare incentiva os jovens de Esperantina a conseguir um futuro melhor.



A Ong Associação para o Bem-Estar do Menor Carente de Esperantina(Amare) foi fundada em 1990 com o objetivo de tirar das ruas jovens de classe baixa que viviam na marginalidade e não tinham esperança de uma vida digna.

A Ong foi iniciativa de homens e mulheres da Alemanha, incentivados pelo teólogo Johannes Skorzak, que se uniram a ele, e mantém o projeto viabilizando a intervenção social por doações e ajuda voluntária. ‘ A Amare não recebe nenhum incentivo do governo, a Ong é mantida por doações de pessoas de bom coração, que investem na melhoria de vida destes jovens’, explica o coordenador da Ong Johannes Skorzak.



A Ong mantém projetos sociais como incentivo ao esporte, cultura e cursos que ajudam esses jovens a se integrarem a sociedade e sonharem com um futuro digno, ‘A Amare já colocou centenas de menores em contato com o que eles têm de mais saudável: sua capacidade de sorrir, sonhar, crescer e quere ser alguém melhor, afirma Johannes.


São vários os educadores voluntários que se dedicam a inclusão social dessas crianças que ganham diariamente alimentação de qualidade, apoio escolar e social, e que podem escolher entre um amplo leque de cursos como de música, esportes, dança, lazer e teatro um incentivo a um futuro melhor.

LEIA MAIS...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Sonho Realizado: Ginásio Dr. Vilarinho é inaugurado

Um sonho de muitos anos foi alcançado na última quinta-feira (20/12) pelos desportistas luzilandenses. Finalmente Luzilândia tem sua primeiro ginásio poliesportivo.



O Ginásio foi construído na avenida João Batista Pinto e recebeu o nome de Dr. Vilarinho em homenagem ao um ex-juiz de direito de Luzilândia. A obra com investimento do Governo Federal, juntamente com o executivo municipal,levou cerca de um ano e meio para ser construída e custou aproximadamente R$ 200.00,00.



Várias conhecidos do cenário político piauiense se fizeram presentes,
como o prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB) e o Senador Heraclito Fortes (DEM), Leal Jr(DEM), além de outros.



Parabéns ao poder executivo de Luzilândia e parabéns a população luzilandense que ganha também em insentivo a prática esportiva, que é vista por muitos estudiosos como uma das principais forma de educar e consientizar a juventude.



Fotos: João Paulo/Rafael Paiva

LEIA MAIS...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Falta energia elétrica durante a noite e sobra luz durante o dia


A crise no fornecimento de energia elétrica já é um problema conhecido em quase todas as cidades do Piauí. Na cidade de Luzilândia não é diferente, a população reclama das quedas constante de energia.

Porém algo inusitado foi registrado por um morador, que fotografou um fato que ocorre constantemente na cidade: as luzes dos postes que fornecem iluminação pública à cidade todas acessas, durante o dia.


Todos as noites em algumas residências a partir das 18h a energia se torna fraca e só se normaliza depois das 20h. Isso quando a queda de energia não é geral. O problema já se arrasta por vários meses e ainda, nenhuma providência foi tomada.

O "mistério" das luzes acesas durante o dia ninguém sabe explicar, " talvez estejam testando ou sei lá, esquecem e deixam acesas", opina a estudante karlene Lopes.

LEIA MAIS...

Site nacional publica artigo criticando imprensa do Piauí

O site do Observatório da Imprensa publicou no último dia 18 um artigo entitulado como: Nota sobre a mídia Chapa Branca. O artigo assinado por Sid Garcia que faz duras críticas e acusações ferrenhas ao atual jornalismo piauiense.

De acordo com o artigo, o jornalismo do Piauí vive uma contradição. Enquanto os jornais e portais de notícias enriquecem às custas, principalmente, das gorjetas doadas pelo governo do Estado, os jornalistas empobrecem suas capacidades de produção de texto (e suas raras criatividades) e fornecem à população notícias fúteis, falsas, compradas, deturpadas, medrosas, sensacionalistas e, o pior: sem ser de interesse público.

Leia o artigo na íntegra abaixo


Notas sobre a mídia chapa-branca


por Sid Garcia

O jornalismo piauiense vive uma contradição. Enquanto os jornais e portais de notícias enriquecem às custas, principalmente, das gorjetas doadas pelo governo do Estado, os jornalistas empobrecem suas capacidades de produção de texto (e suas raras criatividades) e fornecem à população notícias fúteis, falsas, compradas, deturpadas, medrosas, sensacionalistas e, o pior: sem ser de interesse público.

Não é difícil de ver, diariamente, os portais esbanjando quantos acessos possuem, que é o primeiro lugar em visitas, que é o melhor em conteúdo, que é a opção inteligente, que tem de tudo, que é a informação verdadeira e todo um blablablá de slogans hipócritas e distantes da realidade. A verdade é que os meios de comunicação do Piauí criaram, nos piauienses, a cultura do sensacionalismo. Programas de TV como Ronda, que, com cerca de uma década de existência, zomba da informação, trazendo para a população o costume de ver a notícia como algo ridículo, humilhante etc. E os portais, como 180graus e Meio Norte (da mesma emissora do circo do Ronda) continuaram a dar às pessoas o mesmo lixo midiático, já que viram que a notícia sem qualidade, como falar da morte de alguém na rua e expor fotos degradantes, era um modo de receber muitas visitas.

A coluna "Gazetilha", por exemplo, do antes reles desconhecido de uma escola mais desconhecida ainda, professor Roberto Alencar, que, no início, esperava-se ser uma coluna séria, até por ser de um professor (alguém de quem se esperam atitudes sérias), mas o que se vê é a barbárie, a revelação da vergonha. Todos os dias somos metralhados com imagens de brigas entre casais, de fotos de bandidos mortos e suas tripas que se espalharam pelo chão e diversas "notícias" que não são de interesse público, mas apenas uma curiosidade popular de ver o polêmico.

Polêmica gratuita

Algo de que, se não todos, 99% dos meios são acusados: de julgarem os suspeitos do crime antes da Justiça. Talvez isso seja um mal do jornalismo no Brasil, mas o Piauí deveria mostrar o exemplo e fazer diferente. Mas não. Estampam todos os dias fotos de suspeitos e abrem a temporada de caça às bruxas contra, muitas vezes, pessoas pobres que não têm nem como se defenderem (muitas vezes, nem acesso à internet possuem). E quando se descobre a inocência de algumas dessas pessoas, a imprensa faz mea culpa e muda rapidamente de assunto.

Mas os piauienses não são idiotas, não são sem cultura, eles apenas foram ensinados a gostarem da falta de qualidade, graças aos diretores dessas empresas. E o pior é que quem possuía alguma qualidade está regredindo, pois estupidamente imagina que descer o nível da informação é um meio de obter mais visitantes (como se isso fosse o mais importante num bom jornalismo).
Um exemplo é o outrora respeitado e temido Arimatéia Azevedo, dono do portal AZ, que antes censurava as notícias forçadas, como de mulheres peladas e bobagens em geral, e agora busca justamente nas informações chulas um modo de alavancar o seu portal. Será mesmo essa a saída: prender os piauienses numa espiral de incultura?

Pergunta fácil: quem sabe, uma coluna de política que faz uma análise aprofundada do tema no Piauí? Análise verdadeira, e não apenas política de fofoca (fulano disse isso; sicrano rebate acusações). Desconheço. Vejam, por exemplo, o programa de boa audiência Jornal do Piauí, apresentado por Amadeu Campos na TV Cidade Verde. Ele leva os políticos apenas para atirarem contra outros e instiga à polêmica gratuita, da briga entre os políticos de partidos rivais. Apenas isso! Vê-se um monte de pseudo-intelectuais apenas procurando uma polêmica entre as brigas políticas para conseguir um pouco de espaço.
Interesses dos governantes

O jornalismo político do Piauí é covarde e preso. Todas as notícias políticas trazem, por trás, um interesse econômico ou vingativo. No primeiro caso, quando se quer ganhar um troco do governo e, por isso, elogia-se ou critica-se. No segundo caso, é a vingança justamente por não ter ganho um dinheirinho ou pelo político ter feito algo no passado que prejudicou o meio – como o caso das confusões geradas entre 180graus e governo do Estado, da qual o portal de notícias criticou duramente o governo por não lhe destinar nenhuma verba, apenas para os concorrentes.

Falando em governo, deveriam ser de conhecimento popular os critérios usados para a escolha do valor das publicidades para cada veículo. O portal Acesse Piauí, da secretária de Comunicação Social, Cristiane Sekeff, a mesma que regulamenta o pagamento para os meios de comunicação, recebe 18 mil reais por mês de propaganda. Isso é moral? Deve-se confiar na imparcialidade da equipe de Sekeff na hora de criticar o governo do Estado?

O jornal O Dia, que bate no peito afirmando ser o jornal em atividade mais antigo do Piauí, é o mais comprado de todos. Não se vê, como destaque, nenhuma matéria com o risco de manchar o mínimo possível a imagem do governo. Jornalistas dos meios citados, acordem: os meios de comunicação servem para ligar a população aos problemas e soluções sociais, e não para separá-los. Se vocês só trazem os interesses dos governantes (grande parte apenas copiada das assessorias de imprensa públicas) e raramente dos populares, qual a razão de existirem? Dêem uma razão social, que não seja de interesse próprio dos donos dos meios, de ainda existirem!

O churrasco da imprensa

Em 1996, o Correio Braziliense fez uma grande revolução e resolveu se desprender do governo, contratou equipe boa, demitiram os estagiários e revolucionaram o jornal com notícias de real interesse público. Adivinhem o que aconteceu? Cresceram consideravelmente suas vendas. Os meios de comunicação do Piauí têm que parar de contratar vários estagiários que nada sabem e deixarem de mão jornalistas formados e mais experientes para fazerem seus portais, jornais etc. Atualmente, contrata-se, no Piauí, apenas um formado para "assinar" o meio e 10 estagiários inexperientes, que fazem jornalismo como acham que é melhor.

Os jornalistas se regozijaram ao irem para o churrasco à imprensa dado pelo empresário João Claudino, onde tinham direito até a sorteio de prêmios. Pergunta-se: existe algo mais vil que dar gracejos para a imprensa? Até "jornalistas" sérios, como Arimáteia Azevedo, em sua coluna diária, elogiavam o feito de João Claudino. Como se pode confiar numa imprensa que adora um presentinho de um senhor que possui filho político?

Defesa de quem está errado

A compra da imprensa no Piauí é descarada e elogiada. A festinha dos Claudino é tida como algo bonito, respeitável, mas não passa de um modo de dar doce na boca dos jornalistas, que rapidamente correm para seus portais e jornais e enchem o ego do empresário com gracejos e babações. Sim, a maioria dos jornalistas do Piauí é feita de babões, gente sem personalidade, que pensa com o bolso, cuja única capacidade de mudar de opinião é quando se muda a fonte do dinheiro recebido. Nada contra o lucro, quando ganho pelo trabalho, mas que o ganho não seja a única justificativa do trabalho, e sim o resultado que o trabalho, principalmente na comunicação, gera para a sociedade.


Por último, a crítica à ignorância: a qualidade do texto da imprensa do Piauí é capenga, paupérrima. Os jornais – a maioria sem revisores nas redações – têm liberdade para jogarem textos com palavras erradas, com erros de concordância, cheios de gírias e expressões populares sem seus devidos significados. Ninguém ousa, testa, arrisca um modo novo de escrever. Afinal, não interesse o modo de escrever, interessa a polêmica que a notícia vai gerar, não é mesmo?

E os portais de notícias menores, sem visibilidade, não estão fora de todas as críticas feitas neste manifesto. Os pequenos querem apenas um espaço, querem entrar no bolo do governo, querem parecer diferentes, mas são mero reflexo do que aprenderam com os grandes. Querem ganhar dinheiro fácil e rápido e nunca, jamais, pensar nos problemas da sociedade. E sabem o que farão quando lerem este artigo: ignoram completamente ou contra-atacam. Mera defesa de quem está errado. Por que não tentam, digamos... ser bons jornalistas para a população?

LEIA MAIS...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Governo Federal libera verba para ponte de Luzilândia e outras obras no Piauí


O governador Wellington Dias esteve reunido nesta segunda-feira, 17, no Palácio do Planalto, com a equipe do Gabinete de Assuntos Institucionais da Presidência da República para acertar os últimos detalhes de empenho e liberação de verbas que dizem respeito a projetos estratégicos do Governo do Estado.

A pauta principal girou em torno das obras consideradas estruturantes, como a ponte que liga Luzilândia, no Piauí, a São Bernardo, no Maranhão; a ponte sobre o Rio Parnaíba, ligando as cidades de Uruçuí e Benedito Leite; e a Barragem de Queimada Nova. Com a conclusão das duas primeiras obras, o Piauí ganha maior acessibilidade de cargas e mercadorias; a última obra garante mais investimentos em saneamento básico, agricultura familiar e abastecimento.

Outro ponto discutido no encontro foi o asfaltamento dos trechos entre Oeiras e Regeneração; Uruçuí, Bertolínia e Marcos Parente; e Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. Também foi discutida a conclusão do trecho entre Sigefredo Pacheco e Jatobá, e da estrada que liga Corrente a Parnaguá.




LEIA MAIS...

domingo, 16 de dezembro de 2007

Eleições para o Diretório Estadual do PT


As eleições de segundo turno para o Diretório Estadual do PT, onde concorrem o vice-prefeito de Bom Jesus, Fábio Novo e o presidente do Detran, Jesus Rodrigues segue acalorada durante todo o dia de domingo. Os candidatos acompanham de perto a votação que acontecerá até às 17 horas.

Em Teresina, são 3.910 militantes com direito a voto, no estado todo 16.600. O candidato Fábio Novo está confiante na vitória, mas o candidato Jesus Rodrigues a vitória de Fábio não é certa, pois eleição é uma caixinha de surpresa e contar com a vitória antes do tempo é se precipitar.

O voto do Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias que estava no interior do Estado, inaugurando obras e chegou ao Grupo Escolar Joel Mendes acompanhado da primeira dama, Rejane Dias para votar por volta de 12:30, posou paar fotos com os dois candidatos e manteve seu voto secreto " não vou dizer em quem vou votar, já disse o voto é secreto", afirmou.

LEIA MAIS...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A democracia em si mesma

A democracia é um esforço para levantar de novo a natureza, um esforço ligado aos desenvolvimentos da razão e da justiça. Ela tem confiança nos recursos e na vocação da natureza humana.

As fontes do ideal democrático devem ser procuradas muitos séculos antes de Immanuel Kant e de Jean-Jacques Rousseau. Ela deve ser pesquisada no sermão sobre a montanha.
Para conservar a fé na marcha para a frente da humanidade, para crer na dignidade da pessoa, nos direitos humanos e na justiça, para ter o sentimento e o respeito da dignidade do povo, para sustentar e avivar o sentimento da igualdade, para respeitar a autoridade, sabendo que seus detentores não são mais do que homens como os que eles governam, para acreditar na santidade do direito e na virtude certa da justiça política em face dos triunfos escandalosos da mentira e da violência, para ter fé na liberdade e na fraternidade – é preciso uma inspiração e uma crença heróica, que fortaleçam e vivifiquem a razão.

Existe uma filosofia democrática do homem e da sociedade. Ela ficará sempre ligada à mensagem exercida no âmago da consciência profana e do mundo. Trata-se de uma reconstrução de sua filosofia moral, que os regimes democráticos têm obrigação de empreender, se quiserem sobreviver.

O advento duradouro da filosofia e do espírito democráticos exige que novas energias penetrem a existência profana e domem o irracional pela razão, revelem os direitos inalienáveis da pessoa, igualdade, direitos políticos do povo, primado absoluto das relações de justiça e de direito na base da sociedade, ideal de melhoria e emancipação da vida humana e da fraternidade.

A democracia verdadeira deve ter base a mensagem bíblica. Foi essa doutrina que "anunciou aos povos o reino de Deus e a vida do século futuro, a unidade do gênero humano, a igualdade de natureza de todos os homens, filhos do mesmo Deus e resgatados pelo mesmo Cristo, a inalienável dignidade de cada alma criada à imagem de Deus, a dignidade do trabalho e a dos pobres, a primazia dos valores interiores e da boa vontade sobre os valores externos, a inviolabilidade das consciências, a exata vigilância da justiça e da providência de Deus sobre os grandes e sobre os pequenos, a obrigação imposta aos que comandam e aos que possuem o poder de comandar segundo a justiça como ministros de Deus, e gerir os bens que lhe são confiados para a vantagem comum, como intendentes de Deus, a submissão de todos à lei do trabalho e o apelo a todos para partilharem da liberdade dos filhos de Deus, a santidade da verdade e o poder do espírito, a comunhão dos santos, a divina supremacia do amor redentor e da misericórdia, e a lei do amor fraterno que a todos se estende, mesmo aos que são nossos inimigos, porque todos os homens, qualquer que seja o grupo social, a raça, a nação, a classe a que pertençam, são membros da família de Deus. O cristianismo proclamou que onde estão o amor e a caridade aí Deus está; e que de nós depende transformar qualquer homem em nosso próximo, amando-o como a nós mesmos e tendo compaixão dele, isto é, morrendo de certo modo a nós mesmos por ele".

A verdadeira democracia não deve ter por fundamento os direitos do homem proclamados nos Estados Unidos da América e na França, no século XVIII. Ela deve procurar as bem-aventuranças que se dirigem àqueles que sofrem a pobreza, a fome e a dor, sofrimentos que desaparecerão, a perseguição e o ódio suportados em nome de Jesus. Discurso completado com o acréscimo da mansidão, da misericórdia (esmola), da pureza de coração e da reconciliação, programa de vida cristã para as pessoas. para a sociedade e para as nações.

João Paulo Lopes de Carvalho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Máriton Silva. O verdadeiro espírito da democracia . Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1624, 12 dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2007

LEIA MAIS...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Declaração

Me pediram que escrevesse alguma coisa em resposta as declarações do cidadão conhecido como ‘Mucuim’ sobre a matéria publicada abaixo . Não tenho porque responder a nenhuma afirmação ou ameaça, por que faço apenas meu trabalho, mas resolvi fugir da linha editorial do meu blog e dirigir algumas palavras a aqueles a quem possa interessar.

Em nenhum momento faltei com a verdade, isto é, de acordo como ela foi apresentada a mim eu apresentei a sociedade, mas antes de publicar a matéria, tomei o cuidado de ouvir os dois lados.

A liberdade de imprensa é um bem da sociedade isso garante o compromisso com a verdade, e os fatos que foram apresentados a mim foi à versão do estudante Brizamar Jr e a declaração do delegado Vicente de Paula, em nenhum momento me pronunciei. E por isso, mas uma vez ressalto que faço apenas o meu trabalho, quando assumo meu papel de comunicadora, não transmito opinião apenas apresento os fatos.

Da mesma forma que ouvi a versão da denúncia de Brisamar Jr, abro o espaço para o Senhor Mucuim de acordo com a declaração dada a Gaspar Bueno.

‘eu estava sendo voluntário da policia dirigindo a viatura nunca quis me passar por policial de maneira nenhuma e sim fui voluntário, o jovem foi abordado e estava consumindo entorpecentes, eu nem sai da viatura para ir e aponta-lo o delegado desceu da diligência foi conversar com ele não ouvi muito da conversa mas vi que o jovem com ar arrogante desacatou o oficial alegando ser universitário que merecia uma cela especial o dele gado não ia autuar o jovem mas pelos desacatos, por ele deferidos, foi obrigado ao procedimento que eu acho justo’.


Tendo total consciência do meu papel cumprido, me despeço e afirmo que o espaço está aberto para qualquer cidadão que queira denunciar, pronunciar, esclarecer. Deixo claro que cumprirei meu papel de investigar e apresentar a verdade dos fatos, e mesmo que essa verdade apresente várias facetas mostrarei-as à sociedade, deixando à comunidade a tarefa de formar suas próprias opiniões.

LEIA MAIS...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Estudante Universitário acusa polícia de Luzilândia de abuso de autoridade

O estudante de Letras da Universidade Esatadual do Piauí, Brizamar Jr denunciou que sofreu agressões verbal e corporal por policiais da delegacia de Luzilândia.

Segundo o estudante, o mesmo estava a caminho de sua residência e apenas fumava um cigarro, quando foi abordado pela viatura da polícia, " eles me pararam, o motorista foi logo me chamando de vagabundo, sendo que nem policial ele é", denuncia.

O motorista da viatura trata-se do capoeirista conhecido como "Mucuim" que trabalha dirigindo a Van da delegacia e formou um grupo de segurança particular em Luzilândia devido a crise na segurança pública em que se encontrava a cidade.

Brizamar afirma que foi abordado e revistado e mesmo não tendo sido encontrado nada, foi levado à delegacia e interrogado, " quando eu pedi para fazer uma ligação a minha mãe para avisar, fui surpreendido por dois tapas na orelha, eu passei a noite lá e pela manhã me liberaram sem nenhuma explicação ", relata.

O estudante disse que vai prestar queixa por abuso de autoridade e agressão à promotoria de justiça e ao Ministério Público, "a polícia não precisa mostrar força dessa forma, antes a sociedade estava com medo dos bandidos , agora vivem com medo de represália da polícia", desabafa.

Constituição Federal

De acordo com a Constituição Federal capítulo: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, em seu art. 5°, reza, em seus inciso LXIII que "o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado.

LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

LXII - a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

Entramos em contato com o delegado regional Vicente de Paula Araújo, que assumiu temporariamente a delegacia de Luzilândia, para falar sobre o ocorrido.

De acordo com ele, a polícia agiu conforme a política de segurança adotada para moralizar a cidade," depois das 23h qualquer pessoa suspeita que for pega nas ruas será levada para investigação e conforme for, será autuada. Esse rapaz já era conhecido como usuário, ele permaneceu aqui o tempo necessário para fazer o TCO, e nós estamos apenas fazendo nosso trabalho", declarou Vicente.

Colaborador: João Paulo Carvalho

LEIA MAIS...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Festejos de Santa Luzia

Festejos de Santa Luzia iniciam hoje (03/12) na cidade de Luzilândia e vão até o dia 13/12. As festas da padroeira da cidade já faz parte da cultura local e atrai vários turístas da região e de outros lugares do Brasil.

LEIA MAIS...

sábado, 1 de dezembro de 2007

Ponte de Luzilândia será concluída em 2008, diz prefeita




A prefeita de Luzilândia Janaina Marques afirmou que a ponte que está sendo construída sobre o Rio Parnaíba e que ligará a cidade ao município de São Bernardo, no Maranhão será concluída até o final de 2008.

Paralisadas há dez meses, as obras da ponte em estrutura mista na cidade de Luzilândia tinha uma previsão inicial de ser concluída em 12 meses.

A prefeita Janaina Marques disse que conversou com o governador Wellington Dias e com o Senador Heráclito Fortes que se comprometeram a agilizarem os procedimentos para a conclusão da ponte, " governador tinha prometido a finalização das obras até o final desse ano, mas esperamos que até o final do próximo ano as obras estejam concluídas", afirmou.

De acordo com a prefeita, serão liberados R$ 10 milhões através de uma emenda parlamentar proposta pelo Senador Heráclito Fortes para a conclusão da ponte, o valor inicial da obra estava estipulado em cerca de R$ 11,5 milhões.


A prefeita também diz ter conversado com o governador do Maranhão, Jackson Lago, que também teria garantido fazer a obra de acesso à ponte do lado maranhense.


Foto: WEB

LEIA MAIS...

  © NE.WEBLOG Autorizado by Luzionline.com 2009-2010

Back to TOP